Conheça os diferentes tipos de vestibular

tiposdevestibular

Muita gente não sabe, mas, na atualidade, faculdades do Brasil todo utilizam diferentes tipos de vestibular para quem quer ingressar no ensino superior. 

Embora a forma tradicional de se prestar vestibular ainda persista e muitos dos conteúdos permaneçam os mesmos, a aferição do conhecimento para permitir o acesso de novos estudantes ao ensino superior mudou significativamente, sobretudo após a chegada dos recursos digitais. Isso tornou o processo muito mais vantajoso e diversificado, dependendo do seu objetivo no vestibular

Então, pensando em ajudar você a conhecer como os processos seletivos do ensino superior variam, trouxemos os 6 tipos de vestibular mais utilizados hoje. São eles:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular agendado;
  • vestibular seriado;
  • vestibular online;
  • Enem;
  • Sisu.

Além disso, vamos comentar brevemente outras formas de entrar na faculdade dos seus sonhos. Confira tudo a seguir!

1. Vestibular tradicional

Esse ainda é o mais comum entre todos os tipos de vestibular utilizado por faculdades públicas e particulares em todo o Brasil, sendo a principal forma de acesso ao ensino superior

A avaliação é baseada no conteúdo abordado no ensino médio e sua estrutura engloba questões discursivas e/ou objetivas, conforme o modelo definido pela instituição de ensino. Para tanto, pode ser realizada em uma única prova ou dividida em duas fases com eliminatórias ― principalmente nas instituições públicas. 

Nesse sistema, um grande número de candidatos faz a avaliação no mesmo dia. Em geral, esse modelo é realizado antes do início das aulas do próximo ano letivo, mas também há vestibulares de meio de ano, para cursos com grade semestral.

2. Vestibular agendado

Oferecida apenas por instituições particulares de ensino superior, essa modalidade de vestibular permite que você agende a data e o horário da prova, conforme as opções disponibilizadas pela própria instituição. 

Em geral, essa avaliação pode ser feita tanto de forma presencial quanto a distância, por meio do computador ― o que torna a divulgação do resultado mais rápida. O conteúdo é o do ensino médio e a estrutura da prova variam de acordo com a instituição. 

O vestibular agendado é muito utilizado no processo seletivo para cursos de graduação a distância, e tem como principais vantagens a conveniência da prova agendada e a rapidez na divulgação do resultado.

3. Vestibular seriado

É um dos tipos de vestibular menos conhecidos. Consiste em um processo seletivo seriado, dividido em três provas mais a redação. Tem o nome de seriado porque as provas são aplicadas ao final de cada etapa dos três anos de ensino médio

O conteúdo de prova é equivalente ao do respectivo ano. Ou seja, na primeira prova cai toda a matéria do primeiro ano, na segunda, a matéria do segundo e na terceira, a do último ano.

A vantagem desse vestibular é que você faz as provas com o conteúdo ainda fresco na cabeça. Além disso, a matéria não é acumulada em uma única avaliação, mas, sim, diluída em três. 

O vestibular seriado é oferecido por instituições públicas e privadas de ensino superior. A inscrição deve ser feita na própria instituição, no início do primeiro ano do ensino médio, porém, você só escolhe a graduação que quer cursar após se formar no terceiro ano.

4. Vestibular online

O vestibular online possibilita aos candidatos a realização do exame pela internet.

Tour pela prova do Enem

Por meio do acesso ao Portal Vestibulares, o candidato pode realizar a escolha do curso, da unidade de ensino e de apoio, além de escolher a modalidade (presencial, semipresencial ou 100% online).

Outra vantagem do vestibular online é que alunos que não puderem comparecer aos vestibulares presenciais também podem utilizar essa função para a realização do exame posteriormente! Basta acessar a área do candidato com seu CPF e seguir as orientações para a realização da prova online.

5. Enem

Criado para avaliar a qualidade do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem sendo muito utilizado por instituições de ensino superior, públicas ou particulares, no processo seletivo de candidatos para seus cursos. Algumas utilizam o exame como complemento do seu próprio vestibular, enquanto outras, o adotam como única forma de seleção.

O Enem tem como vantagem o fato de servir como processo seletivo para várias instituições de ensino. Você consegue concorrer a vagas em diferentes lugares prestando uma única prova. 

O exame também é utilizado para selecionar os beneficiários entre os inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além de oferecer vagas em faculdades particulares.

6. Sisu

Embora não seja uma prova, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tornou-se um importante meio de ingresso no ensino superior em instituições públicas. Trata-se de uma plataforma criada pelo governo para reunir as instituições participantes que destinaram certa quantidade de vagas por meio do Enem, em substituição a outras formas de vestibular. Recebe inscrições no início e no meio do ano.

Para tanto, é utilizada a nota do Enem como critério de classificação ― motivo qual você precisa se dar bem no exame! Uma ótima maneira de se preparar é fazendo simulados e criando um plano de estudos personalizado no Trilha do Enem.

No ato da inscrição para o Sisu, que é gratuita e feita pela internet, o candidato escolhe até duas opções de curso dentro das vagas disponíveis. Se aprovados, os candidatos devem fazer a matrícula na instituição. Porém, ainda pode ser necessário fazer provas de habilidades específicas, como é o caso de Arquitetura e Música.

Outras formas de ingressar na faculdade

Agora que você conhece os principais tipos de processos seletivos, vamos comentar algumas alternativas ao vestibular em uma faculdade particular, principalmente. Confira 

Vagas remanescentes

As vagas remanescentes podem ser preenchidas por ambos os alunos que tenham feito Enem ou vestibular comum. Nada mais são que as vagas não ocupadas em turmas de primeiro ano, semestre ou módulo das faculdades particulares.

Para ocupá-las, a instituição pode utilizar diferentes formas de ingresso, como um processo seletivo específico, a nota do Enem e/ou entrevista. No caso das instituições públicas também há vagas remanescentes, mas os critérios de inscrição pouco se modificam em relação ao vestibular comum e são mais difíceis de ficar em aberto, pois há inúmeras chamadas até o preenchimento da vaga.

Transferência

Depois de já ter entrado na graduação, é possível pedir transferência de curso (dentro da própria instituição) ou de faculdade. Nas faculdades particulares esse processo é mais simples, desde que você esteja regularmente matriculado, tenha notas razoáveis e atenda aos critérios de transferência. 

É possível solicitar transferência de uma faculdade privada para pública, mas o sistema é muito mais criterioso e depende de um processo seletivo longo, normalmente baseado em uma espécie de vestibular interno para equivalência dos conhecimentos obtidos na faculdade de origem para a de destino.

Segunda graduação

Quem já se formou na faculdade não precisa fazer um novo vestibular ― ao menos nas faculdades particulares. Ótima notícia, não? Especialmente se voltar à mesma instituição onde fez a primeira graduação, normalmente basta apresentar a documentação necessária dentro do prazo estipulado. 

Bom, agora que você sabe quais são os tipos de vestibular, que tal dar um passo a mais rumo ao seu ingresso na faculdade? Continue conosco mais um pouco e leia este artigo que explica como conseguir uma bolsa de estudos sem ter realizado o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados