Anfíbios: o que são e como estudar o tema para o Enem?

anfíbios

O estudo da Zoologia é um dos temas mais importantes quando o assunto é o vestibular e Enem. Os anfíbios, por exemplo, são comumente cobrados em questões diretas ou interdisciplinares. Outro tipo de pergunta bem comum é o de fisiologia comparada, no qual se estabelece semelhanças e diferenças entre os tipos de animais.

Primeiros animais a habitarem o ambiente terrestre, os anfíbios são seres pluricelulares que têm características muito interessantes. Uma das mais marcantes é a presença de metamorfose durante o ciclo da vida do animal, além da possibilidade de viver em diferentes ambientes ao longo de seu desenvolvimento.

Alguns dos representantes dessa classe são os sapos, as salamandras, as cobras-cegas e as rãs. Quer saber mais sobre esses bichinhos e arrasar no vestibular e no Enem? Então, vamos lá!

Quais são as características gerais dos anfíbios?

Para estudar Biologia, é importante entender as características mais marcantes desse tipo de animal. Veja só.

Reprodução

A maioria dos anfíbios (como os sapos, as rãs e as pererecas) apresentam reprodução externa e sexuada. Os anfíbios terrestres costumam se reproduzir nos períodos chuvosos, já que a água tem uma importância considerável para garantir a fecundação. Além disso, as fêmeas depositam ovos em locais úmidos também.

Respiração

A respiração dos anfíbios é predominantemente cutânea, ou seja, pela pele. No entanto, isso não é tudo.

Os pulmões, por exemplo, aparecem em algumas espécies de anfíbios. Nesses casos, os animais têm os dois tipos de respiração: cutânea e pulmonar.

Há, ainda, a opção de os anfíbios respirarem por brânquias. Esse é tipo de respiração encontrada em animais de vida aquática, o que inclui a fase larval (de girino) desses seres.

Circulação

Os anfíbios fazem parte dos animais que contam com um sistema circulatório fechado, ou seja, no qual os vasos são responsáveis pelo transporte do sangue pelo organismo, e o sangue fica restrito aos vasos, sem extravasar para a cavidade corporal.

Outro detalhe é que há uma mistura do sangue venoso e arterial. A circulação é dupla, fazendo com que o sangue passe duas vezes pelo órgão cardíaco. O coração desses animais é dividido em três cavidades.

Excreção

Os anfíbios apresentam dois rins e dois tipos de excreta: amônia (na fase larval) e ureia (na fase terrestre).

Digestão

O sistema digestório dos anfíbios é completo, ou seja, com duas aberturas: a boca e o ânus. Anfíbios possuem dentes, mas não mastigam o alimento.

digestão é feita em órgãos como o intestino e o estômago, o que aumenta a absorção de nutrientes pelo organismo desses animais. Sua digestão é feita de maneira extracelular.

Outras características

Algumas características que também devem ser lembradas são:

  • anfíbios não regulam a própria temperatura (são ectotérmicos);
  • possuem células que fabricam veneno;
  • são celomados;
  • são triblásticos;
  • têm simetria bilateral;
  • são deuterostômios.

Como funciona a sua metamorfose?

Assim como muitos representantes da classe Insecta dos artrópodos (como besouros e borboletas), os anfíbios também passam por um processo de metamorfose ao longo de suas vidas.

banner de preparação para o enem 2021

Tudo começa a partir da eclosão dos ovos depositados pela fêmea, normalmente em locais úmidos. Deles, saem girinos, seres com formato anatômico ideal para a vida aquática e respiração branquial.

Ao longo de seu desenvolvimento, estruturas como pernas e pulmões começam a surgir nesses animais, fazendo com que eles apresentem a estrutura corporal que conhecemos nos indivíduos adultos. É interessante salientar que a cauda dos girinos é absorvida pelo animal adulto, deixando de existir.

Qual é o seu habitat?

O habitat dos anfíbios depende de sua espécie. No geral, eles podem ocorrer em ambientes aquáticos (de água doce) ou terrestres.

Quando vivem na terra, os anfíbios priorizam ecossistemas úmidos, que favorecem a sua respiração e a sua reprodução.

Como estudar esse tema para as provas?

A seguir, confira algumas dicas para melhorar os seus estudos sobre esse assunto e mandar bem no vestibular e no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem!

Faça resumos

A primeira dica que podemos passar é: faça muitos resumos! Mapas mentais também são uma ótima alternativa para que você possa não apenas reforçar o aprendizado ao escrever as informações mais importantes, mas também criar um material de revisão conciso e interessante.

Nesses esquemas, destaque as principais características do grupo, dando especial ênfase para as que são consideradas importantes adaptações evolutivas.

Veja videoaulas

Temas como os de Zoologia demandam mais do que teoria escrita. É interessante optar também pela explicação de bons professores para ilustrar o conteúdo e fazer com que ele seja fixado em sua mente.

Desenhe

Pode parecer besteira, mas desenhar os animais é uma ótima maneira de fixar o assunto e aprender os seus detalhes. Mas não se preocupe: não é preciso ser Leonardo da Vinci para mandar bem nos estudos. Basta organizar as informações de uma maneira que você as visualize bem, ok?

Resolva questões

É impossível falar sobre um bom preparo para o vestibular e não mencionar a importância da resolução de exercícios. Fazer simulados e resolver questões de provas antigas é fundamental para que você possa se familiarizar com o estilo do teste e, claro, aprender alguns conceitos na prática.

Organize-se

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de organizar as matérias. Montar um plano de estudo é essencial para manter os conteúdos fresquinhos em sua mente, sem deixar nenhuma matéria para trás. Aí entram os seus resumos e parte das questões que devem ser resolvidas!

Como esse assunto é abordado no Enem?

Agora, confira um exemplo de como o assunto dos anfíbios pode cair na prova do Enem.

(Enem 2015) Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre.

Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.

Uma das características a que o texto se refere é a

a) a reprodução por viviparidade;

b) respiração pulmonar nos adultos;

c) regulação térmica por endotermia;

d) cobertura corporal delgada e altamente permeável;

e) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.

Resposta: letra d.

Continue seus estudos em Biologia!

Gostou de conhecer mais sobre os anfíbios? Além de serem fantásticos, esses animais costumam ser bastante cobrados pelos vestibulares mais tradicionais de todo o Brasil. Por isso, estudá-los não pode ficar de fora de seu cronograma de estudos!

Aliás, sabia que algumas espécies correm sérios riscos de desaparecer do planeta? Continue estudando e veja, agora, como os animais em extinção podem cair no Enem e nas provas de vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.