O ensino a distância conquistou milhares de brasileiros nos últimos anos –– prova disso é que houve um aumento de 378% de matrículas nessa modalidade de 2009 a 20191. Mas isso não aconteceu à toa: a flexibilidade de estudar em casa e as outras vantagens do EAD são indiscutíveis.
Se você tem vontade de fazer carreira como psicólogo, pode ter dúvida entre fazer o curso na modalidade presencial ou a distância. Já adiantamos que não é possível cursar Psicologia EAD. Mas não desanime, isso acontece por uma boa causa!
Quer saber o motivo e entender como funciona a graduação nessa área? Continue a leitura deste post!
Afinal, existe Psicologia EAD?
Como vimos, não há cursos de Psicologia a distância autorizados pelo MEC, nem mesmo no semipresencial –– da forma que ocorre em outras graduações da área da saúde, a exemplo de Fisioterapia e Nutrição. A razão é simples: para entender a dimensão do comportamento humano, é preciso trabalhar muito a prática da área.
Então, nada melhor que estar conectado 100% a professores altamente qualificados e atuantes no segmento, certo? Assim, além da teoria discutida e estudada em sala de aula, ainda há as visitas a laboratórios e as participações em conferências, entre outras atividades práticas propostas pela instituição de ensino.
Mas se a sua intenção ao buscar a faculdade de Psicologia EAD era relacionada com os custos da graduação, não se preocupe! Existem instituições com excelente custo-benefício e ofertas de descontos na mensalidade. Dá até para conseguir bolsas de 50% a 100% para ter o diploma em mãos. Mais adiante, explicaremos melhor essa oportunidade.
O que se estuda em Psicologia?
O psicólogo é o profissional que ajuda seus pacientes a entenderem suas próprias emoções para lidarem melhor com elas. Em vez de ditar caminhos e receitas para a vida dessas pessoas, direciona-as rumo ao autoconhecimento, para que encontrem as respostas por si próprias. Então, a matriz curricular do curso de Psicologia precisa levar o estudante à excelência nesse sentido.
Durante os 5 anos de graduação, que confere o título de bacharel ao estudante, você verá disciplinas como:
- Análise Experimental do Comportamento;
- Desenvolvimento Humano;
- Neuroanatomofisiologia;
- Psicologia, Ciência e Profissão;
- Bases Biológicas do Comportamento;
- Formação Integral em Saúde;
- História da Psicologia;
- Processos Psicológicos Básicos;
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Psicanálise;
- Medidas e Avaliação em Psicologia;
- Metodologia da Pesquisa em Psicologia;
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Behaviorismo;
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Existencial Humanista;
- Psicologia Social;
- Psicopatologia;
- Diagnóstico e Intervenção em Psicologia;
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Cognitiva Comportamental;
- Psicologia e Políticas Públicas;
- Teorias e Técnicas De Grupo;
- Aconselhamento e Orientação em Psicologia;
- Instrumentos e Técnicas de Coleta de Dados;
- Psicofarmacologia;
- Psicologia e Comunidade;
- Psicologia Escolar e Educacional;
- Psicologia Organizacional e do Trabalho;
- Teorias e Técnicas Psicoterápicas Gerais;
- Psicologia Hospitalar;
- Sociedade Brasileira e Cidadania;
- Terapia Familiar Sistêmica;
- Psicologia e Educação Especial;
- Responsabilidade Social e Ambiental.
A remuneração média para um psicólogo é de R$ 2.854,09*, valor que pode se ampliar à medida que você investe em qualificação. Com o conhecimento técnico adquirido durante as aulas, o profissional se torna apto para atuar em áreas da Psicologia como as seguintes:
- atendimento familiar, em grupo ou individual;
- Psicologia do Trabalho;
- acompanhamento em hospitais e clínicas;
- orientação a atletas na rotina de treinos;
- auxílio a estudantes em escolas e faculdades;
- atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A saúde mental no Brasil já é preocupação de muitas pessoas, mas tende a ser prioridade da população nos próximos anos –– sobretudo diante das consequências de uma pandemia prolongada e do agravamento do desemprego no país. Nesse cenário, o psicólogo será mais requisitado do que nunca, com objetivo de auxiliar os brasileiros.
Quais são as formas de ingresso na graduação?
A maneira mais conhecida é o vestibular de Psicologia. Normalmente, cada instituição de ensino aplica o seu, com diferentes características, materiais de estudos, regras e assim por diante. Os alunos com melhor pontuação têm acesso às vagas para dar início a uma carreira de sucesso.
Também é possível ingressar pela nota do Enem, de forma direta ou como um complemento ao desempenho no vestibular. Inclusive, uma boa pontuação dá direito a bolsas de Psicologia em algumas faculdades, para tornar a graduação mais acessível ao seu orçamento. Veja as possibilidades:
- Prouni — esse programa do Governo oferece bolsas de 50% e 100% a alunos com baixa renda, desde que tenham estudado em escola pública no ensino médio ou como bolsistas integrais em escola particular e cumpram os demais requisitos;
- Bolsa Incentivo — também com objetivo de facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior, esse benefício é destinado a quem não tem condições de arcar com as mensalidades. O valor do abatimento varia entre cursos, faculdades, turnos etc.;
- Bolsa Enem — nesse caso, o desempenho no Enem vale uma porcentagem de desconto na mensalidade do curso. A equivalência varia a depender da faculdade, mas é uma estratégia interessante para ficar de olho;
- FIES — essa não é uma bolsa, mas também ajuda bastante a ingressar no ensino superior sem prejuízos financeiros. É um financiamento que pode até ser usado junto ao Prouni, também destinado a estudantes de baixa renda.
Como escolher o curso de Psicologia ideal?
Você bem sabe que escolher um curso de graduação é um desafio, certo? Entende também a importância de definir uma boa faculdade? Como as aulas serão todas presenciais, é preciso avaliar a infraestrutura, o corpo docente, o suporte físico e virtual aos estudantes, além do conteúdo e da metodologia de ensino.
Os diferenciais da faculdade também contam bastante na hora de escolher o curso ideal. Quer um exemplo? Algumas delas oferecem acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal que ajuda os estudantes a encontrarem empregos e estágios nas melhores empresas do país –– mesmo para graduações mais procuradas, como é o caso da Psicologia.
Por fim, não deixe de analisar a grade de disciplinas do curso. Se você já tem uma ideia de qual vertente da Psicologia deseja seguir após a conclusão da faculdade, observe se a graduação apresenta bons fundamentos para essa área. Veja se existem professores referência nesse mercado, o que é uma ótima estratégia para fortalecer seu networking.
Estude na melhor faculdade!
Mesmo não sendo possível fazer Psicologia EAD, há meios simples de obter um ensino completo sem prejudicar o seu bolso. Para isso, basta encontrar aquela faculdade com excelente infraestrutura, corpo docente qualificado e conteúdo atualizado e com os diferenciais que mencionamos. Sua jornada universitária é bem mais tranquila quando você encontra a parceria ideal.
Se está em busca dessa faculdade parceira, confira as opções que ofertamos para Psicologia e faça a sua inscrição no vestibular online!
*Sujeito a alterações