O que é preciso para conquistar uma bolsa em Psicologia?

estudantes felizes com bolsa de estudos de psicologia

Pensando em iniciar a sua graduação, mas precisa daquele incentivo financeiro? A gente conhece bem a realidade do ensino no país e sabemos que as possibilidades de acesso nem sempre estão disponíveis a todos. No entanto, se você sempre sonhou em cursar Psicologia, pode ficar animado.

Quer saber como conseguir uma bolsa em Psicologia? Neste artigo, vamos dar as principais dicas para quem deseja conquistar uma vaga no curso e avançar na carreira. Continue a leitura para saber mais!

Conheça a carreira em Psicologia

Antes de mostrarmos as dicas para conquistar uma bolsa em Psicologia, é preciso que você conheça mais sobre a profissão. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, atualmente, o Brasil tem mais de 375 mil psicólogos atuando no país.

A Psicologia é uma área da ciência que lida com questões emocionais, como cognitiva, relacional e competências, o que faz com que ela possa ser facilmente inserida em qualquer área humana. Assim, o profissional tem um vasto campo para atuação. Entre as principais opções de carreira temos:

  • atendimento em consultório, clínicas e hospitais;
  • psicologia no trabalho;
  • Recursos Humanos;
  • orientador vocacional/escolar;
  • psicologia de medidas socioeducativas;
  • psicologia policial/criminal, entre outros.

Ou seja, é um segmento com várias oportunidades. Segundo o site Salário, o psicólogo clínico ganha em média R$ 2.742,31*. No entanto, os valores podem variar bastante dependendo do nível de senioridade e, também, do cargo ocupado. Um diretor de Recursos Humanos, por exemplo, pode obter ganhos superiores a R$ 24 mil*.

Faça o Enem

O Enem, hoje, é uma das principais portas de entrada para a faculdade. A nota do Enem é utilizada pelas instituições de ensino superior como uma forma de seleção ou mesmo como parte do vestibular. O resultado obtido pode ser aplicado tanto como fase única, como também na primeira fase do processo de seleção.

Para você que quer saber como conseguir um auxílio do Governo ou uma bolsa institucional em Psicologia, o primeiro passo é ter uma boa nota na prova. Isso porque o curso é um dos mais concorridos no vestibular e, consequentemente, a sua nota de corte é elevada; logo, para conquistar uma bolsa é preciso ter um resultado que o coloque na frente dos concorrentes.

Inscreva-se no Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem o objetivo de oferecer bolsas de estudos, que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades particulares.

Para conquistar uma bolsa, é preciso atender a alguns pré-requisitos, como:

  • ter cursado o ensino médio na rede pública ou na rede particular, porém, com bolsa integral na instituição;
  • comprovar renda familiar mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (no caso das bolsas integrais) ou até três salários mínimos por pessoa (bolsas parciais);
  • não ter diploma de ensino superior;
  • ter obtido no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

A inscrição é feita de maneira exclusiva pela internet e diretamente na página do Prouni. Para efetuar o cadastro é necessário preencher as informações que forem solicitadas. Caso já tenha um cadastro na plataforma, será necessário apenas inserir o CPF e a senha.

Procure por bolsas nas faculdades particulares

A bolsa para a faculdade de Humanas em Psicologia também pode ser conquistada por meio das próprias instituições de ensino superior. Muitas delas ofertam as bolsas levando em consideração os méritos do aluno, por exemplo, de acordo com a sua classificação no vestibular ou mesmo por meio das notas obtidas durante o semestre.

Tour pela prova do Enem

Outra opção é por meio dos programas socioeconômicos na própria faculdade. Elas costumam ofertar bolsas para aqueles estudantes que comprovam carência socieconômica, o que o impossibilita de pagar pelos seus estudos. Inclusive, algumas até têm programas de vestibular voltados somente para esse objetivo.

A iniciação científica também é uma forma de conseguir uma remuneração e, ainda, poder abater um pouco do valor do curso, o que faz com que a mensalidade saia por um valor mais em conta. Na Psicologia, a área acadêmica é bastante valorizada, então, essa pode ser uma boa alternativa para fazer o seu curso com maior tranquilidade financeira.

Fique de olho em formas alternativas de desconto

Prouni, crédito estudantil, FIES ou bolsa privada… Nem sempre conquistá-las será uma tarefa simples, mas se você sonha com o curso de Psicologia, existem outras maneiras de pagar a mensalidade nas instituições participantes do portal Vestibulares, confira todas elas!

A começar aqui pela Bolsa Enem. Nesse caso, quanto maior a nota obtida no exame, maior o percentual de desconto. Os benefícios vão de 10% a 100%. Para isso, o estudante precisa optar pelo Enem e obter uma boa nota, visto que o percentual aumenta progressivamente com a nota.

Temos também a chamada Bolsa Incentivo que é destinada àquelas pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. Para concorrer a ela é preciso que o estudante, ao se inscrever no vestibular de Psicologia, já escolha essa opção e atenda aos requisitos, como ter dificuldades financeiras para arcar com o curso.

Após a inscrição e a aprovação no processo seletivo, a matrícula deve ser realizada por meio da apresentação de documentos e do pagamento da mensalidade de matrícula.

Existe também a opção chamada Convênio Empresa, por meio da qual o estudante que seja funcionário de empresas conveniadas possa concorrer a descontos na mensalidade do curso de Psicologia. O interessante é que a vantagem se estende também para dependentes e cônjuges, de acordo com as regras e regulamentos.

No Plano Família, o desconto é dado para aqueles estudantes que têm familiares que estudam em uma das faculdades disponíveis no Vestibulares, O percentual pode chegar até a 20%* por membro. Para isso, é preciso informar à instituição de ensino e entregar a documentação no momento da matrícula.

Já pensou também em ter desconto por pagar a mensalidade até o 5º dia útil do mês? É isso que propõe o desconto pontualidade, oferecido aos alunos matriculados na modalidade EAD, o que também é uma opção para fazer o curso tão sonhado. Assim como aqueles que desejam ter uma segunda graduação também recebem um abono no valor da mensalidade, caso o curso seja na mesma instituição de ensino superior.

Com vimos, há uma série de possibilidades de bolsa em Psicologia e disponibilidade de descontos dos mais variados tipos. Com o vestibular online chegando, vale a pena entender mais sobre cada uma e entender os pré-requisitos para concorrer a cada uma delas. O seu sonho de estudar em uma faculdade de qualidade está mais perto do que imagina. Aliás, no site Vestibulares você encontrará uma série de instituições para que possa escolher o seu curso de Psicologia.

E então, preparado para dar mais um passo na sua carreira? Inscreva-se no vestibular!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados