Vestibular de Psicologia: como conquistar a aprovação

aprovada em vestibular de psicologia

Psicologia pode ser definida como o estudo do comportamento do Homem, bem como de seus processos mentais. Desse modo, está relacionada à investigação sobre as emoções, as percepções e a inteligência do ser humano em sua totalidade. A faculdade de Psicologia, pelo seu interessante objeto de estudo, atrai diversos estudantes todos os anos, que se empenham para conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Para conseguir a aprovação no vestibular ou no Enem de Psicologia, portanto, é fundamental ter organização e ficar atento às estratégias que permitem superar a concorrência, conseguir boas colocações e ingressar como acadêmico em faculdades que são referência na área.

Pensando nisso, elencamos algumas dicas de aprovação para que você possa, desde logo, se preparar para os processos seletivos de Psicologia em aberto nas diversas faculdades pelo país. Não deixe de conferir!

Saiba o que pode ser cobrado no vestibular

Para conseguir acesso a vagas no vestibular de Psicologia, é importante conferir o que costuma ser cobrado pelas instituições de ensino na qual você pretende se inscrever. Isso porque, de faculdade para faculdade, é possível que haja algumas variações na forma de avaliar o conhecimento do futuro acadêmico, tendo em vista a autonomia de cada unidade para definir as áreas do conhecimento cobradas para ingressar no campus.

Portanto, observar a linguagem utilizada nas questões, o formato de eventuais redações propostas e o estilo utilizado para cobrar conteúdo pode ajudar na aprovação. É possível descobrir as variações ao pesquisar provas anteriores do Enem e do vestibular ou ao conversar com pessoas que já fizeram os exames.

Verifique se há uma prova específica para Psicologia

Em geral, as graduações mais procuradas costumam ter provas específicas. Isso ocorre para que a faculdade consiga selecionar acadêmicos que melhor comprovam conhecimento básico nos conteúdos que serão cobrados ao longo do curso de Psicologia.

Essa avaliação direcionada à área do conhecimento pode ocorrer tanto na primeira fase, em prova única, quanto na segunda fase do vestibular. Por isso, é importante conferir antecipadamente os editais lançados para ingressar na faculdade de Psicologia. Por meio dele, você entenderá qual é o modelo de avaliação, que pode ser objetivo ou dissertativo, e saberá como se preparar para atender aos critérios de aprovação.

No caso do Enem, não há uma prova específica para Psicologia. Mas você pode (e deve!) se aprofundar nas matérias de Ciências Humanas para tirar proveito da sua facilidade com a área e conquistar uma nota mais alta.

Inscreva-se em faculdades de Psicologia menos concorridas

Outra dica para conseguir uma boa colocação no vestibular de Psicologia é inscrever-se em faculdades menos concorridas, ou seja, com menor número de cadastrados ou maior número de vagas disponíveis. Nesse sentido, as unidades federais, além de receberem inscrições de todo país, costumam ter um número limitado de turmas novas para receber estudantes nos campi.

Uma boa oportunidade para realizar o sonho de ter diploma superior, portanto, é fazer a inscrição para o vestibular em instituições particulares. Sem dúvidas, a possibilidade de obter resultados condizentes com a nota de corte da unidade será maior.

Outra boa oportunidade de aumentar as chances de ser aprovado no vestibular de Psicologia é se inscrever no vestibular de inverno. Os processos seletivos do meio do ano costumam ser bem menos concorridos que os que acontecem no verão.

Resolva exercícios de provas anteriores

Resolver questões já cobradas no Enem ou fazer simulado do vestibular permitirá que você chegue preparado no dia da avaliação, tendo um bom controle sobre o tempo de resolução das questões e domínio sobre os conteúdos comumente cobrados.

Para tanto, vale a pena pesquisar sites online que disponibilizam arquivos com gabarito completo de provas de vestibular para treinar.

Use o interesse na área de Humanas a seu favor

Para quem deseja ser aprovado no curso de Psicologia fazendo o Enem ou em instituições particulares usando a nota do Enem, é possível aproveitar o interesse na área de Humanas a ser favor. Vale lembrar que a prova do Exame é dividida em áreas do conhecimento, sendo que uma delas é Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Uma vez que o conteúdo se relaciona às matérias abordadas na graduação de Psicologia, pode ter maior peso para a aprovação do estudante no ensino superior, o que facilita o acesso à vaga. Aproveitando o interesse na área, portanto, vale se dedicar mais para questões que também contribuem para os conhecimentos básicos na faculdade. Buscar referências, documentários e livros de Psicologia pode ajudar.

Procure conteúdos online

As videoaulas também podem contribuir para aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula. Por meio de conteúdos online, você pode encontrar explicações mais direcionadas para a resolução da prova do Enem ou do vestibular de Psicologia.

Portanto, vale buscar o melhor canal no YouTube para estudar para o Enem ou procurar artigos e demais ferramentas digitais para a complementação do aprendizado do ensino médio. Pesquisar por filmes, documentários e outras referências culturais sobre os temas abordados também pode ajudar.

Uma dica é selecionar matérias com as quais você têm dificuldade para buscar diferentes fontes de conhecimento e esclarecer eventuais dúvidas.

Tenha um bom cronograma de estudos

Ter uma boa organização é fundamental para criar uma rotina de estudos e conseguir abordar, até a data do vestibular e do Enem, todos os conteúdos necessários para conquistar boas vagas no curso pretendido.

Teste Vocacional Rápido
banner calculadora bolsa enem

Para tanto, é preciso elaborar um calendário com horários definidos e com organização de matérias a serem estudadas ao longo da semana. Para desenvolver a planilha, você deve considerar os compromissos fixos, o tempo de estudo que pode ser reservado para os conteúdos e o período mais produtivo do seu dia.

Porém, você não precisa começar da estaca zero. Facilitamos a sua vida e disponibilizamos uma planilha para organizar os estudos para o Enem, mas que serve para qualquer prova de vestibular. Aproveite!

Veja o depoimento de quem já foi aprovado no vestibular

Outra dica muito bacana para ser aprovado no vestibular de Psicologia é encontrar depoimentos de pessoas que já passaram pelo que você está passando e conseguiram conquistar a tão sonhada vaga!

Uma ideia é buscar vídeos sobre essa trajetória no YouTube ou até mesmo fazer buscas por alunos da graduação em redes sociais. A partir da aproximação, você pode tirar suas dúvidas e descobrir alguns macetes fundamentais para a aprovação.

Sem contar que isso é muito importante, também, para gerar mais confiança e motivação para os estudos! Assim, vale a pena investir nessa estratégia.

Descubra como usar a nota do Enem para cursar Psicologia

Outra forma de otimizar as suas chances de conseguir a aprovação no vestibular de Psicologia é entender quais são as suas opções com o uso da nota do Enem. Essa é a maior prova do Brasil, e compreender suas nuances é fundamental para quem quer ingressar no ensino superior.

A primeira forma é a partir do ingresso em programas do Governo Federal. Os exemplos mais comuns são o Sisu (que concede vagas para faculdades públicas), o Prouni (que dá bolsas de 50% ou 100% para estudantes de baixa renda) ou o FIES (que ajuda no financiamento das mensalidades do curso).

Pesquise mais sobre cada uma das modalidades e saiba como a prova do Enem pode te ajudar a fazer parte da próxima turma de Psicologia!

Entenda como o Enem pode substituir o vestibular

Além do uso da nota do Enem para o ingresso no ensino superior de Psicologia a partir das dicas que trouxemos, é também possível utilizá-la como substituta ao vestibular tradicional das faculdades.

Muitas instituições contam com vestibulares próprios. Eles podem ser ofertados na modalidade vestibular online ou presencial, mas são provas exclusivas, com funcionalidades distintas do Enem.

No entanto, caso você prefira, é possível usar a nota do Enem como substituta a essas provas. Basta indicar a intenção no ato da inscrição ao vestibular, e pronto!

Saiba como funciona a prova do Enem

A prova do Enem é bastante complexa, mas boa parte do caminho para a aprovação começa já na hora de entender o seu funcionamento. Então, vamos lá!

O Exame é oferecido em dois domingos seguidos. Por muitos anos, a prova foi aplicada em um mesmo final de semana, o que gerava sobrecarga aos estudantes. Ela é dividida em cinco cadernos distintos, que são:

Cada uma das questões tem valor e peso diferentes, que serão determinados a partir do desempenho de todos os candidatos na prova. Esse é o TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Saiba mais sobre a pontuação necessária para a aprovação

Por fim, para a aprovação, é importante que você conheça a nota de corte para Psicologia no Enem e saiba bem o que esperar de cada uma das modalidades mencionadas ao longo de nossa conversa.

As notas são diferentes para o Sisu, o Prouni e o FIES, sendo os dois últimos as opções mais viáveis e menos concorridas para o ingresso em uma faculdade. As notas de corte mudam todos os anos, levando em consideração o desempenho dos candidatos e o número de vagas ofertadas em cada modalidade.

Faça uma pesquisa prévia sobre as notas nos últimos anos. Essa é uma boa maneira de saber o quanto você deve pontuar e, assim, otimizar a sua preparação ao longo do ano.

O curso de Psicologia pode abrir grandes portas para o mercado de trabalho. Por essa razão, todos os anos, atrai vestibulandos que tentam oportunidades de ingressar na graduação. Portanto, para superar a concorrência e conseguir uma boa colocação no Enem e no vestibular de Psicologia, é preciso criar uma rotina de estudo e se preparar de maneira eficaz até a data da prova.

Cursar Psicologia é o seu sonho profissional? Então, não perca mais tempo, inscreva-se para o vestibular online da faculdade que melhor atende as suas necessidades e dê início à sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada
Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: