Vestibular de Psicologia: saiba como funciona

aprovada em vestibular de psicologia

Quando você decide prestar o vestibular de Psicologia, encontra não apenas uma forma de ingresso na instituição, mas sim várias. Com isso, é comum ficar em dúvida sobre como cada uma funciona, quais são as diferenças entre elas, ou mesmo quais podem ser aproveitadas no seu caso.

Por isso, preparamos este post para apresentar as formas de ingresso de faculdades conceituadas no mercado para quem decide fazer o vestibular para Psicologia. Continue a leitura!

As formas de ingresso do Portal Vestibulares para o vestibular de Psicologia

Sua chance de ser aprovado no vestibular de Psicologia aumenta quando o candidato conhece todas as alternativas disponíveis. Nas faculdades de Psicologia parceiras do Vestibulares, ao encontrar as inscrições abertas, você pode optar por uma das seguintes formas de ingresso, além do vestibular tradicional:

Por existir mais de uma alternativa, você tem o benefício de optar pela forma de ingresso que mais se encaixa em sua rotina. Agora, vamos explicar as principais diferenças entre elas. Confira!

Vestibular tradicional para Psicologia

A primeira opção e a mais comum é o vestibular tradicional. Nesse caso, você deve fazer uma prova que tem o objetivo de testar os seus conhecimentos em assuntos estudados durante os três anos do ensino médio.

Ele é realização de modo presencial, na unidade de ensino escolhida para estudar. Após fazer o pagamento da taxa do vestibular, os candidatos recebem o dia e o horário em que precisam comparecer ao exame.

A prova é composta por 40 questões de múltipla escolha e uma redação. Para fazer o acompanhamento da sua inscrição, você receberá um acesso à área do candidato, e o login é feito com o seu CPF. O acesso é permitido para o candidato do vestibular tradicional ou qualquer outra forma de ingresso.

Ingresso por nota do Enem para Psicologia

Você já fez alguma edição do Enem desde 2010? Tirou mais de 200 pontos na prova e não zerou a redação? Então, ficou fácil para você estudar em uma das faculdades parceiras do Vestibulares!

Para isso, é preciso escolher a alternativa “quero usar meu Enem” no ato da inscrição. Ao escolher essa opção, você ainda tem a possibilidade de concorrer a uma bolsa de Psicologia de até 100% — maravilha, não é mesmo? Lembrando que o desconto é proporcional à sua pontuação, ou seja, quanto mais alta for a nota na prova, maior será o benefício.

Assim, dá para estudar em uma faculdade de excelência de graça e sem fazer o vestibular, desde que você selecione a nota do Enem como forma de ingresso.

Transferência externa para Psicologia

Você já cursa a faculdade de Psicologia mas deseja fazer parte de uma das instituições parceiras do Vestibulares? Então, saiba que o aluno pode optar pela alternativa da transferência externa e continuar o curso de onde parou.

Aqui, é importante acessar a área de solicitação e escolher a unidade em que deseja estudar, preenchendo a solicitação de transferência. Após isso, basta enviar a documentação exigida pela faculdade, como

  • conteúdo programático das disciplinas estudadas;
  • atestado de vínculo com a instituição de ensino de origem;
  • histórico escolar atualizado e oficial.

Ao ser aprovado, o candidato recebe um e-mail com a confirmação da matrícula e as informações do dado de acesso. Uma boa notícia é que essa forma de ingresso também oferece excelentes descontos aos estudantes.

A transferência externa também pode ser feita pelo aluno que precisou trancar o curso em outra faculdade em um período de até 6 meses.

Tour pela prova do Enem

Vestibular Online para Psicologia

O vestibular online é caracterizado por ser uma forma de ingresso 100% digital, desde a inscrição até a realização da prova de conhecimentos gerais. Tudo é feito pela internet na área do candidato, para onde os estudantes são direcionados após a conclusão da inscrição.

Os conteúdos das provas do vestibular online consistem nos mesmos do formato presencial, com a diferença que você terá apenas 1 hora para responder todas as questões. Por ser online, é essencial verificar a conexão com a internet com antecedência e as condições do dispositivo para que não ocorram interrupções durante o teste.

Lembre-se de que você tem até 5 chances para enviar as respostas, caso ocorra algum problema. Ao finalizar a avaliação, basta conferir a divulgação dos resultados na área do candidato e, com isso, iniciar a matrícula.

Segunda graduação para Psicologia

É cada vez mais comum ver pessoas formadas que optam pela segunda graduação. Alguns graduados querem mudar de carreira, e outros pretendem fazer um novo curso para dar aulas, como é o caso do bacharel que busca por uma Licenciatura.

Pensando na necessidade desses profissionais, as instituições parceiras do Vestibulares oferecem ótimas oportunidades! Para isso, os candidatos interessados devem enviar a documentação solicitada, como histórico escolar da primeira graduação e o diploma. Depois, basta aguardar o retorno.

Nunca é tarde para voltar a estudar, e nada melhor do que fazer isso tendo o apoio de uma faculdade de excelência para acolher você!

O Vestibulares ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Viu só como é fácil prestar o vestibular de Psicologia e realizar o sonho de ingressar no ensino superior? Para ter acesso a essas vantagens, o primeiro passo é escolher uma instituição que ofereça variadas formas de ingresso, além de proporcionar um ensino de qualidade.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você tem acesso não apenas a um corpo docente experiente e às melhores metodologias de ensino, mas também a uma grade curricular de Psicologia atualizada.

Um dos objetivos é preparar o estudante para o mercado de trabalho desde cedo — com o incentivo à realização de estágios, que são facilitados por meio da parceria com o Canal Conecta, portal que oferece vagas de emprego em todo o país.

Assim, você fica mais próximo de receber uma excelente remuneração na área. O salário do profissional de Psicologia é de R$ 2.896,64*.

Agora é com você!

Agora que já conhece as formas de ingresso do vestibular de Psicologia, não perca mais tempo. Estude em uma faculdade conceituada e que ofereça a melhor formação aos alunos!

Não deixe de garantir a sua vaga no vestibular de Psicologia! O Vestibulares está de portas abertas para as inscrições. Por isso, não perca mais tempo e se inscreva para o vestibular online agora mesmo!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 58

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados