Como encontrar os vestibulares de Medicina menos concorridos?

mulher feliz que passou no vestibular de medicina

Sabia que uma boa estratégia para você conquistar o seu diploma como médico é procurar pelos vestibulares de Medicina menos concorridos? É interessante que você não se concentre apenas nas faculdades mais conhecidas do país, mas que também procure por aquelas que geralmente não são a primeira opção dos candidatos.

O fato de elas terem uma concorrência menor não significa que o ensino tem uma qualidade inferior. Apenas que elas apresentam características que fazem com que sejam um pouco menos atrativas, como estarem localizados no interior ou não terem uma grande tradição, como as instituições mais antigas.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=855d4172-cbce-4dca-8779-260f71a7bad1]

Para encontrar esses vestibulares de Medicina menos concorridos e aumentar as suas chances de conquistar uma vaga, separamos algumas dicas:

Opte por faculdades particulares

Sabia que as graduações mais concorridas no vestibular geralmente são aquelas oferecidas pelas instituições públicas? Isso não é para menos, uma vez que o curso de Medicina costuma exigir um investimento maior. Por isso, você pode ter mais chances de entrar no curso ao optar por uma faculdade particular.

Não se preocupe com a mensalidade, porque existem diversos benefícios e créditos estudantis aos quais você pode recorrer. Além disso, as melhores faculdades oferecem descontos, bolsas especiais e, ainda, você pode participar do FIES, como é o caso das faculdades Pitágoras, Uniderp, Unime e Unic.

Esse programa atende estudantes de baixa renda e possibilita pagar um valor bem pequeno por mês. Além disso, o restante do curso é quitado somente depois de finalizada a graduação. Porém, é preciso ficar atento à nota de corte do FIES para que você possa concorrer a uma vaga. Portanto deve tirar uma boa nota do Enem.

De toda forma, o programa de financiamento estudantil está passando por uma reforma, e a sua versão P-FIES, para quem tem renda familiar acima de três salários mínimos por pessoa, a partir do 2º Semestre de 2020 já não exigirá mais a participação no Enem. Ou seja, uma chance a mais para você conquistar sua vaga.

Considere estudar em instituições do interior

Conforme citamos, você pode encontrar vestibulares de Medicina menos concorridos em instituições de ensino localizadas no interior dos estados. Isso porque cidades menores geralmente têm uma procura menor também, pois quem está em municípios maiores encontra opções mais próximas de sua residência.

Sendo assim, no interior, você pode encontrar ótimas faculdades com uma boa relação entre procura e oferta de vagas, aumentando as suas chances de conquistar uma delas. Isso em especial no que se refere às faculdades particulares, que costumam disponibilizar diversas unidades e, com isso, abrem mais vagas do que as públicas.

Além de encontrar um vestibular menos concorrido, você também pode aumentar as suas chances de conquistar uma vaga pelo FIES ou, até mesmo, participar de programas de bolsas do Governo e da instituição de ensino.

Confira a média de vagas por instituição

Uma informação importante que você precisa ter para descobrir quais são os vestibulares de Medicina menos concorridos é a média de vagas por instituição, pois cada uma delas abre uma quantidade diferente. Isso também pode variar de um semestre para o outro.

Tour pela prova do Enem

Entretanto, além de verificar essa disponibilidade de vagas, é importante conferir a quantidade de candidatos para a faculdade de Medicina que pretende cursar. Afinal, uma instituição pode ter uma boa demanda, mas uma concorrência alta, o que torna uma única vaga muito disputada.

Então, verifique essas duas informações para saber quais são as suas chances de ser aprovado. Mas não se esqueça, também, de que uma grande oferta de vagas não significa que você já tem a sua garantida. É fundamental se preparar bem, estudando e fazendo um treino do vestibular.

É bastante comum que os candidatos façam um simulado do vestibular para se familiarizarem como a estrutura das provas, e isso é importante para você ter um bom preparo. Não se esqueça de conferir quais são as matérias mais cobradas no processo seletivo de cada instituição, para traçar um bom cronograma de estudos.

Desse modo, além de você estar concorrendo com menos candidatos, alcançará um bom preparo, e a combinação desses dois fatores aumenta significativamente as chances de ser aprovado. Mais uma dica é preferir fazer o vestibular no segundo semestre, que costuma ter uma procura menor.

Verifique a existência de cotas

Antes de se inscrever para o vestibular, procure pesquisar quais são as instituições de ensino que oferecem cotas. Isso porque, se você tiver o perfil do público-alvo, pode aumentar bastante as suas chances de conquistar uma vaga nos vestibulares de Medicina menos concorridos.

As cotas sociais são destinadas para estudantes provenientes de escolas públicas, bem como para aqueles que têm uma renda familiar baixa. Há, também, as cotas raciais que contemplam, por exemplo, os estudantes negros, pardos e indígenas.

Além delas, as faculdades têm autonomia para garantir o acesso de outras classes, como as Pessoas com Deficiência (PcDs) e moradores de comunidades quilombolas. Tudo isso para democratizar o ensino superior.

Pesquise sobre bolsas oferecidas pelo Governo

O Prouni é um dos principais programas de bolsas de estudo oferecidos pelo Governo. Os candidatos concorrem a descontos de 50 e 100% em faculdades particulares, o que diminui bastante o valor da mensalidade do curso de Medicina, ou pode fazer com que ele saia de graça para o estudante.

Em função das regras do Prouni, pode ser mais fácil conquistar uma vaga por meio dele. Afinal, um dos principais pré-requisitos é ter uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para bolsas integrais e cinco salários mínimos por pessoa para bolsas parciais.

O candidato não pode ter um diploma de ensino superior e precisa ter estudado em escola pública ou em escola particular como bolsista. Sendo assim, a quantidade de pessoas que pode participar do programa faz com que você tenha boas chances de conquistar a sua vaga por meio de uma concorrência menor do que no ingresso normal.

Entretanto, não se esqueça de que a seleção dos candidatos é feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, assim, você precisa de uma boa pontuação. É fundamental estudar bastante e fazer um treino do Enem para que esteja bem-preparado e consiga um desempenho satisfatório.

É possível encontrar vestibulares de Medicina menos concorridos, embora essa seja uma graduação bastante procurada. Você só precisa considerar alternativas além das instituições tradicionais, das públicas e das grandes cidades. As demais também oferecem um ensino de qualidade e você ainda pode encontrar benefícios, como bolsas e financiamentos, conquistando seu diploma de médico.

Não deixe o seu sonho para amanhã. Faça sua inscrição para o vestibular e comece hoje a construir o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados