estudando Tratado de Versalhes

Tratado de Versalhes: o que foi e como estudar o assunto?

Você sabe o que foi o Tratado de Versalhes? Conhece as enormes consequências que esse acordo trouxe para a história contemporânea? Não? Bom, não se preocupe! Você veio ao lugar certo para tirar suas dúvidas e para iniciar os estudos sobre esse tema fundamental para os vestibulares.

Tratados nada mais são do que convenções (isto é, uma espécie de reunião muito importante e definidora) feitas entre países. O objetivo é resolver assuntos pendentes e que sejam de interesse para todos os envolvidos.

Para o Brasil, um dos exemplos mais importantes seria o Tratado de Tordesilhas. Mas, para o mundo, o de Versalhes é o mais significativo. Continue a leitura e saiba mais sobre esse acordo!

O que foi o Tratado de Versalhes?

O Tratado de Versalhes foi um acordo firmado, em 1919, entre as nações vencedoras do primeiro grande conflito mundial. Com ele, tais países reorganizaram o mapa-múndi de acordo com os próprios interesses e aplicaram multas e sanções nos povos que saíram derrotados do embate.

Qual é o contexto histórico desse tratado?

O contexto principal desse acordo foi o fim da Primeira Guerra Mundial. Com o encerramento do conflito, muitos pontos ficaram em aberto e precisaram ter uma conclusão naquele momento.

O primeiro tratado firmado entre os países (exceto a Alemanha) foi a Conferência de Paris. No entanto, esse não foi um evento muito bem-sucedido. Ocorreram muitas divergências por conta dos interesses dos envolvidos, como foi o caso da Itália, que não teve suas exigências atendidas e se retirou do processo.

A partir daí, então, nasceu o Tratado de Versalhes.

Outros elementos importantes de seu contexto são:

Ah, uma dica: não se esqueça que, na hora de estudar História para o Enem, é sempre interessante relacionar o tema que você está estudando com outros assuntos. Essa prova costuma cobrar as matérias de forma interdisciplinar, e é importante que você desenvolva essa visão desde já!

Por isso, não tenha medo de pesquisar o contexto histórico mais a fundo e entender quais foram as causas e consequências do Tratado de Versalhes naquele período. Pesquise, também, o que estava acontecendo no Brasil na mesma época — esse tipo de cuidado o colocará sempre à frente da concorrência!

Qual era o principal objetivo do Tratado de Versalhes?

O principal objetivo do Tratado de Versalhes foi imperialista. As nações que saíram vitoriosas da guerra visavam reorganizar as colônias e dividi-las entre os vencedores.

Países como a Alemanha perderam o direito às colônias antes conquistadas e precisaram entregá-las a outros países, como é o caso da França. Um bom exemplo é o território da Alsácia-Lorena, fonte de muitos conflitos entre os dois países.

Quais foram as consequências do tratado para a Alemanha?

Além de perder as suas colônias, em especial a importante Alsácia-Lorena, a Alemanha saiu do conflito e do Tratado de Versalhes derrotada.

banner calculadora bolsa enem

Além de ter perdido um número expressivo de soldados e de civis (estes pela fome e outras dificuldades enfrentadas no período), a Alemanha teve que arcar com uma pesada indenização aos povos vencedores.

A humilhação causada pelos termos do Tratado, que a deixaram dizimada economicamente, fez com que a Alemanha visse nascer o embrião de seu nacionalismo e revanchismo. Com o tempo, e somado ao contexto mundial (no qual era grande o avanço do fascismo), o nazismo eclodiria no país, dando origem à Segunda Guerra Mundial.

O que foi firmado com esse tratado?

Alguns dos termos do Tratado de Versalhes foram:

  • culpabilização exclusiva da Alemanha pelo conflito, ainda que muitos fatores tenham contribuído para a eclosão da Primeira Guerra;
  • perda, pela Alemanha, de cerca de 13% de seu território;
  • reorganização do mapa-múndi, de acordo com novas fronteiras, territórios e colônias que surgiram;
  • a Alemanha ficou proibida de trabalhar o seu poder militar e bélico;
  • o país também precisou pagar uma indenização aos outros países por conta do conflito.

Como estudar o assunto?

Agora, veremos algumas dicas interessantes para que você possa estudar esse assunto sem maiores problemas!

Leia bastante

O primeiro passo para mandar bem no assunto de Tratado de Versalhes no vestibular é ler bastante sobre o tema. Procure resumos variados, livros e artigos que tragam diferentes visões e informações sobre o evento. Assim, você consegue capturar diferentes nuances e pode agregar mais conhecimento.

Busque outras fontes de informações

Para entender e dominar o Tratado de Versalhes para o Enem, é importante também buscar outras fontes de informações a fim de enriquecer a sua bagagem sobre o tema.

Isso também é válido para outros assuntos! Que tal, por exemplo, escutar uns podcasts sobre suas aulas? Muitos canais falam de História de uma maneira descontraída, fazendo links com a atualidade.

Faça mapas mentais

A execução de mapas mentais é uma estratégia incrível para praticamente todos os assuntos. Com História, isso não é diferente! Com essa técnica de estudo, é possível destacar informações importantes e lembrar de todas só de olhar o esquema. Essa é uma ótima maneira de resumir o conteúdo e revisá-lo no futuro.

Veja filmes, séries e documentários

Outra forma muito gostosa e interessante de compreender os acontecimentos históricos e seus contextos é assistindo a filmes de guerra e a seriados sobre o assunto. Alguns exemplos de títulos são:

  • 1917 (2019);
  • Gallipoli (1981);
  • Nada de novo no front (1930).

Conte com a ajuda de bons professores

Por fim, nada melhor do que contar com a ajuda de professores qualificados e de um bom material de suporte! E você pode ter acesso a tudo isso conferindo o portal Trilha do Enem, que o deixa muito mais afiado para conquistar aquela vaga tão sonhada por você na faculdade.

Monte seu cronograma!

E aí, gostou de relembrar ou descobrir mais detalhes sobre o Tratado de Versalhes? Esse tipo de conteúdo é muito cobrado nos vestibulares, seja diretamente ou em questões interdisciplinares. Sendo assim, invista uma atenção especial para estudá-lo ao longo do ano!

Para isso, nada melhor do que organizar matérias de um jeito que seja bom e eficiente para você. Não sabe por onde começar? Então, confira agora como montar um plano de estudos para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.