Primeira Guerra Mundial: o que foi e como estudar?

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial é um dos eventos históricos mais relevantes para a prova de História. Compreender bem esse conteúdo é muito importante para que possamos nos dar bem no Enem e nos vestibulares, já que é um assunto que está relacionado com vários outros temas da disciplina.

Muito se fala sobre a Segunda Guerra Mundial e todas as suas características, como a presença do nazismo e o sofrimento dos judeus e outras minorias nos campos de concentração. Mas e a Primeira Grande Guerra? Como aconteceu? Quais foram os seus antecedentes? Como terminou?

Continue sua leitura e tire essas e outras dúvidas sobre o assunto! Por aqui, você também vai conferir algumas dicas para ajudá-lo a estudar esse tema de forma eficiente. Vamos lá?

Como se deu o conflito?

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito sem precedentes. Mobilizou diversos países de um mundo ainda não globalizado e fez com que essas nações dedicassem total esforço para o combate, incluindo o âmbito financeiro. Ter em mente esse aspecto é muito importante para que possamos entender as consequências mais à frente.

A seguir, veja mais sobre esse período.

Antecedentes

As causas e os antecedentes para a Primeira Guerra foram:

  • o crescimento do neoimperialismo, política de criação de colônias. Nesse período, os focos eram a África e a Ásia;
  • o sentimento de revanche (revanchismo) da França, que travou combates contra a Prússia e desejava retomar as regiões que perdeu;
  • a disputa pela Bósnia entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia;
  • o pan-eslavismo, desejo da Sérvia em unir diversos países e criar uma “grande nação sérvia”.

Vale lembrar ainda que a Sérvia, na questão da Bósnia, era fortemente apoiada pela Rússia. Outro detalhe que não podemos deixar de lado é o acúmulo de armas feito pelas nações, à medida que notavam que o problema estava se agravando.

Como e quando iniciou a guerra?

A Primeira Grande Guerra não começou de um dia para outro. Isso tudo foi um grande processo, como todos os eventos históricos o são.

No entanto, um evento particular foi a gota d’água. O assassinado do arquiduque Francisco Ferdinando, de origem austro-húngara, em solo sérvio. Essa morte é tida como o estopim para o combate.

Fatores gerais e específicos

A guerra foi mundial, mas dois grupos de países foram o foco do problema. Eles eram:

  • Aliança — composta por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália;
  • Entente — Reino Unido, França e Rússia.

Aqui, precisamos ter atenção a alguns pontos importantes. O primeiro diz respeito à Itália, que mudou de lado logo no comecinho da guerra.

O segundo, ainda mais importante, se refere à Rússia. Esse país enfrentou uma grande crise interna durante o embate, marcada pela insatisfação popular e pelos abusos do czar contra a própria população.

Sendo assim, a Rússia deixou a guerra em meados de 1917 para se dedicar aos próprios assuntos, em um evento conhecido como Revolução Russa. Em seu lugar, entra os Estados Unidos, que começava a se consolidar como uma grande potência mundial.

Quais são os períodos durante a guerra?

A Primeira Guerra teve duas fases. Elas foram:

  • Guerra de Movimento — caracterizada pela movimentação das tropas. Um ponto marcante foi a tentativa alemã fracassada de conquistar a França;
  • Guerra de Trincheiras — a segunda fase é marcada pela estabilização dos soldados, que não mais se moviam. Trincheiras são grandes valas cavadas no solo, nos quais as tropas se escondiam e esperavam o inimigo.

A segunda fase da guerra foi uma das mais cruéis, apesar de não existir um combate tão ativo. Muitas vezes, os soldados morriam de frio e fome, já que a checada de suprimentos era escassa.

Nessa guerra, muitos avanços científicos foram feitos também. O uso de armas químicas, como o gás clorídrico e o gás mostarda, é um elemento marcante. O avanço na fabricação de armas e veículos também deve ser mencionado.

Ano decisivo

O ano de 1917 é tido como o decisivo para a Primeira Guerra Mundial, com a entrada dos Estados Unidos na história. Renovado, o país contava com soldados que não estavam cansados e com muitos recursos tecnológicos e financeiros.

Tour pela prova do Enem

A força norte-americana somada ao cansaço das tropas da Aliança culminou no final da guerra.

Quais são as suas consequências?

Algumas das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foram:

  • trauma emocional em uma geração inteira;
  • crise financeira em diversos países;
  • mais de 10 milhões de vidas perdidas;
  • fim do período conhecido como Belle Époque;
  • mudança no mapa mundial, com o fim de alguns impérios (Austro-Húngaro, Alemão e Russo).

Tratados de paz

Outra consequência sobre a qual precisamos falar é a realização de alguns tratados de paz. O mais marcante é o Tratado de Versalhes, que dividiu as colônias entre os países vencedores e é marcado pela humilhação da Alemanha.

Essa nação saiu como grande perdedora. Perdeu boa parte de seus territórios, teve sua força militar dizimada e ainda precisou pagar uma grande indenização aos vencedores, ficando totalmente quebrada.

O Tratado de Versalhes é tido como uma das principais razões para o nascimento do revanchismo e do nacionalismo alemão. Em outras palavras, esse episódio marca os primeiros passos do nazismo e, consequentemente, da Segunda Guerra Mundial.

Como se preparar?

Agora, confira algumas dicas legais para ajudá-lo a entender melhor esse e outros conteúdos de História no Enem!

Leia livros

A leitura de livros, sejam eles didáticos ou de outros gêneros literários, é uma ótima ferramenta para fixar o conteúdo e entrar em contato com diferentes aspectos desse momento histórico.

Assista séries, filmes e documentários

Buscar elementos visuais também é um jeito muito bacana de aprender! Só fique atento para as imprecisões históricas que, muitas vezes, são retratadas nas obras cinematográficas. Pesquise bastante sobre a veracidade das informações, ok?

Escute podcasts sobre o assunto

Ouvir podcasts para o Enem é outra maneira interessante de estimular sua mente e estudar. Você pode escutá-los enquanto vai para a aula, enquanto pratica esportes, e aproveita para aprender em qualquer momento de seu dia!

Elabore resumos com os pontos principais

Fazer resumos e um mapa mental também são excelentes formas de estudar. Eles ajudam na compreensão do assunto e são indispensáveis para que você possa fixar e revisar a sua matéria.

Associe o assunto com outros temas

Como você viu, a Primeira Guerra Mundial está relacionada a muitos outros momentos, como a Segunda Guerra Mundial e a Revolução Russa. Compreender a relação entre esses eventos ajuda muito na hora de gravar informações e entendê-las.

Faça exercícios frequentemente

Não deixe de resolver quantas questões puder sobre a Primeira Guerra Mundial e outros assuntos. É a partir dos erros que aprendemos e, também, revisamos conteúdo.

Assista a bons materiais

Além de tudo isso, contar com a ajuda de bons professores é fundamental para entender qualquer matéria, não é mesmo? Então, corra para o Trilha do Enem e conheça alguns dos melhores profissionais da educação, quando o assunto é preparação para o Enem e os vestibulares!

Como esse assunto é cobrado nas provas?

Para fechar, que tal resolvermos uma questãozinha que já apareceu no Enem? Essa fez parte da edição de 2014 da prova. Assim, você já tem uma ideia do que esperar para os seus estudos!

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que:

a) difundiu as teorias socialistas

b) acirrou as disputas territoriais

c)  superou as crises econômicas

d) multiplicou os conflitos religiosos

e) conteve os sentimentos xenófobos

Resposta: letra B.

Prepare-se já!

E aí, acha que está pronto para continuar seus estudos sobre a Primeira Guerra Mundial? Não deixe esse tema de fora do seu cronograma, ok? Esse conteúdo é extremamente importante para compreender não só o que aconteceu durante o período, mas entender vários outros eventos que fazem parte da História Contemporânea.

Mas para isso, organização é a chave para o sucesso nas provas. Então, baixe a nossa planilha gratuita, monte o seu plano de estudos para o exame e arrase nas questões!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados