Passo a passo: como somar a nota do Enem

Aprender como calcular a nota do Enem é muito útil na hora de otimizar seus estudos. Afinal, de que adianta fazer vários simulados, se você não sabe como está se saindo neles? Conhecer qual teria sido o seu resultado final em provas anteriores vai ajudar você a identificar os pontos que precisa melhorar e como se preparar para a realização do exame em si.

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Desvende os segredos por trás da sua nota do Enem 2023! 📝🎓 Aprenda dicas práticas e estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e alcançar seus objetivos acadêmicos. 🚀💡 Esteja pronto para desbravar o caminho para a universidade dos seus sonhos! #Enem2023 #DicasEnem #Educação #FuturoAcadêmico ♬ som original – Dicas para o vestibular!

O problema é que calcular a nota do Enem não é tão simples quanto contabilizar acertos, já que as questões têm pesos diferentes. Por isso, criamos um passo a passo para ajudar você a fazer o cálculo da nota do Enem sem dificuldades. Vamos conversar sobre cada item?

Como é calculada a nota do Enem?

Para calcular a nota do Enem, utilizamos o método TRI (Teoria da Resposta ao Item) para a correção. Nela, não é o número de acertos com relação ao total de questões que conta, mas um conjunto de fatores, como o nível de dificuldade de cada pergunta.

Então, é necessário esperar a divulgação dos resultados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) antes de calcular a nota do Enem. Isso porque as questões difíceis e fáceis são disponibilizadas de modo aleatório no caderno e, por essa razão, não é possível saber o nível de cada uma na prova. Essa informação não é divulgada pelo Inep.

Por outro lado, existe outra conta que é possível fazer, que é o cálculo da nota média do Enem. Ela é utilizada para a entrada nas instituições de todo o país e nos programas governamentais. Ao calcular a média de modo antecipado, você consegue ter uma noção melhor de sua chance de entrada na faculdade desejada.

Quais matérias têm maior peso no Enem?

Enquanto, em uma prova comum, cada questão recebe uma pontuação fixa — conquistada ou não pelo aluno ao responder certo ou errado —, no Enem, como vimos, os pontos são atribuídos de acordo com a TRI.

Esse método determina o peso de cada questão baseado no índice de acertos e erros alcançados pelos estudantes, ou seja, os pontos atribuídos às questões variam com as respostas. Para obter esses dados, o MEC realiza um pré-teste com 20 mil alunos de escolas particulares e públicas.

Na prática, o método leva em conta dois parâmetros:

  • dificuldade: significa que as questões que recebem mais respostas corretas (fáceis) tendem a valer menos do que aquelas que poucos alunos acertam (difíceis);
  • consistência: identifica o padrão de respostas do aluno e avalia a coerência para verificar as incidências de respostas aleatórias.

Este tópico merece uma explicação. Por exemplo, se o candidato A acertou a maioria das questões difíceis, espera-se que ele também saiba a resposta das fáceis.

Assim, se isso não ocorrer e ele errar, sua nota será menor do que a do aluno B, que acertou o mesmo número de questões, porém respondeu corretamente as fáceis e errou as difíceis, apresentando um desempenho coerente. Esse algoritmo também é capaz de penalizar aquele que marca a mesma letra em todas as respostas, por exemplo.

Desse modo, ao que tudo indica, não existem matérias com maior peso, mas sim questões mais fáceis ou mais difíceis.

Como calcular a nota do Enem na prática?

Agora, você vai conhecer algumas dicas de como somar a sua nota do Enem. Confira o nosso passo a passo!

Tour pela prova do Enem

Calcule a média dentro das diferentes provas

Depois de entender o peso das questões do Enem, chega a hora de calcular a sua média em cada prova objetiva. São quatro provas de múltipla escolha, uma para cada área do conhecimento, totalizando 180 questões.

Na teoria, cada prova objetiva valeria de 0 a 1000 pontos, mas, por causa da TRI, a nota mínima possível é 200, mesmo errando todas as questões. Da mesma forma, chegar a nota máxima é quase impossível. Na realidade, para cada edição, há notas mínimas e máximas que são divulgadas junto com a nota dos participantes.

Não se esqueça da nota da redação

Além das quatro provas objetivas, há mais uma nota que não se pode esquecer: a redação. Ao contrário das demais, ela é corrigida manualmente, e é possível tanto zerar quanto tirar a nota máxima.

São analisadas cinco competências na correção da prova de redação, valendo 200 pontos cada. Confira quais são elas:

  1. mostrar domínio da Língua Portuguesa em sua norma-padrão de escrita formal;
  2. provar compreensão da proposta de redação, no modelo dissertativo-argumentativo, aplicando corretamente os conceitos das diversas áreas de conhecimento de acordo com o tema;
  3. selecionar, organizar e interpretar de maneira adequada informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. demonstrar conhecer os mecanismos linguísticos na construção da argumentação;
  5. apresentar uma proposta elaborada de intervenção para o problema proposto.

Além disso, alguns critérios (fugir ao tema, não atingir o número mínimo de linhas e outros) podem levar o aluno a zerar essa prova.

Multiplique cada nota pelo peso atribuído

Agora que você já sabe como é calculada a nota do Enem para cada prova, chegou a hora de pensar no resultado final — a média das disciplinas.

A média simples consiste em somá-las e dividir por cinco, porém, as faculdades podem atribuir pesos distintos às áreas de conhecimento, com base na especificidade do curso escolhido. Assim, para calcular a nota do Enem com peso, o aluno deve, primeiro, multiplicar cada nota pelo peso atribuído àquela disciplina. Veja o exemplo!

O aluno A tirou as seguintes notas, e determinada faculdade atribuiu os seguintes pesos na avaliação do curso de Biomedicina, para o qual ele se inscreveu:

  • Linguagens: 650 (nota) x 1.5 (peso) = 975;
  • Matemática: 630 (nota) x 1.5 (peso) = 945;
  • Ciências Humanas: 610 (nota) x 1.5 (peso) = 915;
  • Ciências da Natureza: 680 (nota) x 3 (peso) = 2.040;
  • Redação: 750 (nota) x 2,5 (peso) = 1.875.

Faça a divisão e obtenha o resultado final

Por fim, após multiplicar a nota do Enem pelo peso de cada disciplina, é preciso dividir a soma das notas obtidas pela soma dos pesos. Seguindo o exemplo do item anterior, temos:

  • soma dos resultados: 6.750;
  • soma dos pesos: 10;
  • média final: 6.750/10 = 675.

Em resumo, a correção do Enem não depende diretamente do número de acertos, já que a pontuação das questões é determinada pela metodologia TRI, que considera o nível de dificuldade das questões, de acordo com o desempenho coletivo, e a consistência das respostas, conforme o padrão individual.

Agora é com você!

Agora que já sabe como calcular a nota do Enem, siga as nossas dicas! Com isso, você consegue se preparar com antecedência para obter uma ótima pontuação.

Chegou o seu momento, faça a sua inscrição para o vestibular de nossas faculdades parceiras e comece, desde já, a se preparar para o exame!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados