Por que as bolsas de estudo são tão importantes no Brasil?

estudante de graduação com bolsa de estudos

Você já parou para pensar nos benefícios das bolsas no Brasil? Sabemos que nem todo mundo tem condições financeiras de arcar com as mensalidades de uma faculdade particular. Por isso, as bolsas de estudo são o maior incentivo dos alunos com baixa renda que querem ingressar no ensino superior.

Além do acesso à educação de qualidade, os futuros profissionais aumentam as suas chances de empregabilidade no mercado. As instituições, por sua vez, atraem estudantes interessados em ampliar o conhecimento, ter estabilidade financeira e conquistar a profissão dos sonhos.

Quer saber mais sobre as bolsas no Brasil e como o Vestibulares pode ajudá-lo a ser contemplado por uma? Então, continue conosco e faça uma boa leitura!

Qual é a importância das bolsas de estudo no Brasil?

Sabemos que contar com uma formação acadêmica pode ajudar (e muito) no desenvolvimento profissional. Isso significa que um diploma aumenta as suas chances de conseguir um emprego no mercado de trabalho. Para evoluir na carreira, a qualificação pode ser o diferencial em um processo seletivo ou, até mesmo, um pré-requisito na inscrição de um concurso.

Apesar de ter algumas restrições, as bolsas de estudo no Brasil desempenham um papel de extrema importância na formação dos futuros profissionais. Enquanto as faculdades públicas têm um alto nível de concorrência e, por vezes, são ocupadas por alunos com maior poder aquisitivo, o ensino particular oferece oportunidades a quem precisa.

Seja pelas bolsas do governo brasileiro, pelos incentivos ou pelo financiamento estudantil, as chances de acesso à educação de qualidade aumentam. Aqui no Vestibulares, por exemplo, você encontra informações sobre os processos seletivos em sete instituições de ensino superior.

Dessa forma, as famílias com baixa renda conseguem pleitear uma vaga e encaminhar os seus filhos para alcançar a tão sonhada graduação. Com o conhecimento especializado adquirido por meio das bolsas, os alunos chegam preparados para o mercado de trabalho.

Quais são as bolsas de estudo disponíveis nas faculdades do Brasil?

Quando falamos em bolsas no Brasil, opções não faltam. Cada uma tem os seus pré-requisitos e documentações para validar a participação dos alunos. Neste tópico, vamos apresentar uma lista com as principais oportunidades disponíveis nas faculdades brasileiras. Desde bolsas como o Prouni do Governo Federal até os benefícios que você encontra com o Vestibulares.

Bolsas das faculdades

Você sabia que é possível conseguir uma bolsa de estudos sem fazer o Enem? A alternativa integrará a primeira parte da nossa lista. Aliás, entre as opções de bolsa para faculdades particulares, queremos destacar as principais possibilidades que oferecemos aos futuros alunos das instituições que fazem parte do Vestibulares:

Tour pela prova do Enem
  • bolsa incentivo — os descontos sobre as mensalidades são de acordo com a situação econômica do aluno;
  • bolsa primeiro semestre — candidatos e alunos calouros recebem abono de até 20%* nas mensalidades do 1º semestre;
  • bolsa funcionários públicos e militares — servidores municipais, estaduais e federais (cônjuge e filhos com até 24 anos) têm direito a até 30% *de desconto;
  • bolsa familiar — quem estuda em família ganha desconto de até 20%*;
  • bolsa transferência — válida em transferência externa para cursos presenciais (até 60%*) e para cursos EAD (até 30%*).

Bolsas para empresas

Uma das opções que você encontra aqui é o programa Convênio Empresa. Como o próprio nome já indica, é a oportunidade de oferecer descontos aos colaboradores das empresas conveniadas com as instituições do Vestibulares. O benefício se estende a cônjuges e dependentes (com até 24 anos) e vale para Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura.

Prouni

O Programa Universidade para Todos é um incentivo do Ministério da Educação (MEC). A partir dele, os alunos podem conseguir uma bolsa integral do Prouni ou bolsas parciais na rede de ensino superior privada. Além de algumas restrições e uma seleção de documentos para o Prouni, o limite de renda e a nota do Enem são os mais importantes para participar.

CAPES

Também financiada pelo Governo Federal, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) encerra a nossa lista. O sistema de bolsas CAPES é voltado para a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico dentro das universidades e faculdades do país.

Quais são os benefícios para os estudantes?

Se você nos acompanhou na leitura até aqui, já viu muitas das vantagens de poder contar com uma bolsa no Brasil para dar sequência aos seus estudos, não é? Seja com preços mais acessíveis e que cabem no seu bolso ou com isenção total da mensalidade, as bolsas de estudo oferecem oportunidades a quem precisa. Os benefícios incluem:

  • acesso à educação de qualidade e uma formação no ensino superior, que abrem o caminho para uma boa colocação profissional;
  • captação de alunos interessados em adquirir conhecimento e construir uma carreira bem-sucedida na área de atuação escolhida;
  • manutenção dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior (IES), independentemente da realidade financeira de cada um. Além de aumentar o grau de satisfação dos acadêmicos, diminui os índices de desistência no meio do curso;
  • redução dos riscos de inadimplência, já que os alunos serão cobrados (ou não) pelo que podem pagar até o final da graduação.

Como concorrer a essas bolsas na prática?

Entre todas as opções de bolsas e créditos que apresentamos neste post, cada uma delas tem as suas regras próprias para participação. Enquanto algumas pedem uma boa nota do Enem, outras focam mais nas condições financeiras dos candidatos.

Para as bolsas das faculdades que fazem parte do Vestibulares, você pode entrar em contato com a instituição escolhida em busca de mais informações. O mesmo vale para o Convênio Empresa. Já o Prouni exige uma boa média no Enem, além de não ter zerado a redação, e tem restrições de renda familiar para determinar o desconto.

Além disso, aqui você pode optar por um dos financiamentos estudantis disponíveis. Com uma lista de pré-requisitos similares ao Prouni, o FIES financia de 100% a 50% das mensalidades. Dependendo da instituição de ensino e do curso, também é possível conseguir um crédito estudantil privado — como o da Creditas.

Seja qual for a opção que mais se encaixa às suas necessidades, não faltam bolsas no Brasil para abrir o seu caminho no ensino superior. O acesso a recursos do governo ou das próprias faculdades representa o sonho de muitos alunos de seguir uma profissão, conseguir os melhores salários e construir uma carreira bem-sucedida. As bolsas de estudo também são um incentivo para que todos possam ter uma vida melhor.

O que achou das oportunidades de bolsas, benefícios e convênios das instituições que fazem parte do Vestibulares? Faça já a sua inscrição e comece a sua trilha profissional!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados