Por que o diploma de ensino médio não é suficiente para seu futuro?

diploma do ensino médio

Depois de longos anos frequentando a escola, ter o diploma de ensino médio em mãos é uma grande conquista para quem terminou essa fase dos estudos. Mas, ao mesmo tempo em que é um momento de comemoração, o final desse ciclo também traz uma série de questionamentos a muitos estudantes: o que fazer ao terminar o colégio? É preciso continuar estudando? Como conseguir um bom emprego?

Caso você esteja passando por esse momento e não faz ideia de qual seja o melhor caminho para seguir depois de concluir o ensino médio, respire fundo, pois chegou a hora de descobrir o que fazer. Vamos contar detalhadamente quais são as possibilidades que existem depois dos anos escolares e por que é tão importante que você dê continuidade aos estudos.

As portas abertas com o diploma do ensino médio

É importante que você saiba exatamente o que é o diploma de ensino médio, certo? Então, caso ainda não saiba, ele é um documento entregue pela escola onde você concluiu o último ano do colégio e que serve para comprovar que todos os anos de estudo foram cursados integralmente, atingindo a nota necessária para essa formação.

Apesar de parecer algo simples, a verdade é que existem vantagens em ter o diploma de ensino médio: é somente com ele que você consegue prestar os concursos públicos que exigem essa escolaridade, obter uma vaga de trabalho em grandes organizações e, principalmente, cursar as outras etapas da vida acadêmica, como a faculdade e a pós-graduação.

No entanto, graças aos programas de incentivo à educação e às bolsas que permitem que cada vez mais pessoas no Brasil tenham acesso à faculdade, apenas o diploma básico não é o suficiente para ter uma carreira de sucesso. Atualmente, é preciso ter o diploma de graduação para conseguir atuar na maior parte das profissões que existem e, acima de tudo, para se destacar em sua área.

Importância do diploma de ensino superior

Como você já sabe, o diploma do ensino superior é um diferencial na hora de entrar na vida adulta. Porém, pode ser que uma pergunta esteja passando pelos seus pensamentos nesse momento: por que cursar a faculdade é algo tão relevante? A resposta é mais simples do que imagina! O que acontece é que o curso superior consegue oferecer o conteúdo e desenvolver habilidades exigidas pelo mercado.

Uma pessoa que estudou apenas até o ensino médio, ainda que tenha se formado em uma escola de alta qualidade, não teve acesso à mesma informação, às aulas teóricas e práticas, às atividades extracurriculares, às provas e aos estágios que uma pessoa do ensino superior teve. Por isso, a graduação é essencial para ter uma profissão e poder atuar legalmente em carreiras como Enfermagem, Direito, Pedagogia e tantas outras.

As vantagens da graduação

Entrar na faculdade é uma experiência que oferece inúmeros benefícios aos estudantes, como a possibilidade de estudar um assunto do seu interesse, desenvolver competência para realizar atividades específicas de uma área e conhecer novas pessoas.

Entretanto, existem algumas vantagens que muitos estudantes nem imaginam que terão quando se formarem no ensino superior. Quer saber mais sobre elas? Separamos alguns desses grandes pontos positivos e vamos explicar cada um deles agora mesmo!

Acesso a melhores oportunidades de emprego

Não tem jeito: o processo seletivo das empresas tradicionais costuma levar em consideração a formação que os candidatos têm! Por isso, ainda que a vaga não seja destinada apenas às pessoas com graduação completa, a tendência é que quem frequentou a faculdade tenha maiores chances de contratação do que uma pessoa que se formou apenas no ensino médio.

Mais opções de atuação e de carreira

Seu sonho sempre foi trabalhar em um grande hospital, ter um cargo importante na maior empresa da sua cidade ou ser professor? Caso já tenha pensado em alguma dessas atuações, além de tantas outras opções que existem, há algo que você precisa saber: é impossível exercer qualquer uma dessas profissões sem ter conquistado o seu diploma da faculdade.

Salários maiores

Cá entre nós: ser bem remunerado pelo trabalho realizado é algo que a maior parte da população deseja, não é mesmo? No entanto, os salários que estão acima da média nacional são justamente os das pessoas que cursaram o ensino superior, principalmente em cursos como Engenharia e Medicina — algumas das profissões mais procuradas no país.

Em geral, a média salarial de quem é formado em alguma faculdade, independentemente da área, costuma ser maior. Ou seja: se você quer ter uma vida financeira mais estável e que permita realizar seus maiores objetivos, como viajar ou ter a casa própria, investir em uma boa qualificação profissional é o melhor caminho.

Maior estabilidade no mercado de trabalho

Um fator a ser levado em consideração é que, em períodos de crise econômica e de cortes de funcionários em empresas de todos os portes, as demissões em massa normalmente são destinadas a quem ocupa cargos menores. Eles costumam ser ocupados por pessoas que não têm o diploma do ensino superior, já que exercem funções mais operacionais.

Não é por acaso que, no Brasil, a taxa de empregabilidade de quem tem formação acadêmica é maior do que a dos não graduados.

Agora que você já sabe o quanto é vantajoso cursar a faculdade, é preciso escolher uma boa instituição de ensino para estudar e, também, a sua futura profissão.

É muito comum ter dúvidas na hora de tomar essa decisão, por isso, dedique um momento do seu dia para analisar as opções disponíveis e quais delas têm a ver com o seu perfil. Quer uma dica? O Giro de Profissões pode ajudar nisso! Com ele, você descobre quais carreiras têm mais a ver com o seu perfil e com seus gostos pessoais.

E, caso esteja em busca de uma formação mais curta para ingressar quanto antes no mercado de trabalho, pode comemorar! Existe uma possibilidade na qual você se formar em uma profissão e começa a trabalhar dentro de poucos semestres: a graduação Tecnológica! Veja em nosso artigo como essa modalidade funciona e aproveite os benefícios do ensino superior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: