Quais os possíveis temas da redação do Enem 2020?

possíveis temas de redação enem 2020

Como estão suas apostas para o tema da redação do Enem 2020? Em 2019, todo mundo precisou escrever sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil, assunto que pegou muita gente (a maioria?) de surpresa.

Com isso, as possibilidades para a redação deste ano tornaram-se bem mais amplas. Ou seja, estar informado sobre diversas atualidades é o principal caminho para fazer uma ótima redação do Enem 2020!

Aqui no blog Vestibulares, nossa missão é mostrar a você quais são as maiores probabilidades para o tema da redação do Enem 2020. Vamos nessa?

Como mandar bem no tema da redação do Enem 2020?

Assim como estar informado sobre os possíveis temas da redação do Enem, é essencial ter uma visão crítica sobre cada um deles. Você pode conseguir isso ao questionar as opiniões e também lendo ou vendo entrevistas sobre o assunto.

Conforme alguém dá uma opinião, veja se concorda e o porquê de concordar ou não. Esse exercício ajuda a desenvolver argumentos mais sólidos para fazer a estrutura da redação do Enem.

Outra dica é conversar com amigos e professores e entender melhor a opinião de cada um deles.

Quais são os possíveis temas da redação do Enem 2020?

Para não ser pego de surpresa no Enem, a dica principal com relação à redação é pensar em uma diversidade de temas. Treine cada possibilidade que vamos apresentar com uma lista de argumentos a ser desenvolvida e acompanhada de um rascunho de proposta de intervenção. Vamos a eles!

Desastres ambientais

Não dá para negar que desastres ambientais têm sido mais e mais recorrentes no Brasil. Por exemplo, os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG). As duas tragédias fizeram muitos perder a vida e tudo o que tinham.

Como a economia da região dependia da mineração, é possível dizer que os desastres provocaram prejuízos humanos e sociais. A lama também atingiu rios e hectares de conservação, com perdas gigantescas na esfera ambiental.

Além disso, as últimas chuvas de verão têm castigado diversos estados brasileiros, fazendo com que a população sofra com os prejuízos, principalmente aqueles que vivem na periferia.

Como abordar o tema?

Sobre os desastres, questionar a ação dos homens, comentar como as multas têm sido aplicadas e quais ações estão sendo tomadas para prevenir novos desastres é essencial. Já quanto à chuva, apesar de ser uma causa natural, as ocupações irregulares, a falta de articulação dos governos e o planejamento urbano insuficiente devem ser questionados.

Imigração e crise de refugiados

O mundo vive uma crise humanitária vinda de problemas migratórios e esta, certamente, é uma boa opção de tema da redação do Enem 2020. De acordo com dados oficiais das Nações Unidas, são mais de 70 milhões de refugiados — eles saem de seus países devido a crises, a perseguições e a conflitos.

O crescimento do deslocamento forçado acontece com mais velocidade do que as soluções encontradas para essas pessoas. Muitas, inclusive, são crianças em idade escolar, sem contar famílias que se perdem nessas migrações.

Como abordar o tema?

Dar opções para que os refugiados retornem às suas casas de maneira voluntária é uma alternativa, mas como conseguir isso com segurança e dignidade? Outras soluções incluem a integração em comunidades ou o reassentamento em um novo país.

Tour pela prova do Enem

Propagação de vírus no mundo globalizado

O coronavírus começou lá na China e, em questão de dias, estava presente nos Estados Unidos, no Japão, em países da Europa e de outros continentes. Num mundo globalizado, no qual as pessoas estão em constante movimento, a propagação de vírus é rápida e tem chances de causar uma pandemia.

Outro ponto é que a economia global acaba sofrendo as consequências, os gastos caem, as pessoas saem menos de casa, as indústrias deixam de produzir, e há queda nas bolsas do mundo todo.

Como abordar o tema?

Entender as quarentenas e sua eficiência para os países que contam com pessoas contaminadas, como os países apoiam-se em tempos assim e como o preconceito com a China pode se agravar nesse momento.

Vacinação infantil

Doenças como sarampo, poliomielite e rubéola já haviam sido erradicadas do Brasil e voltaram a ser assunto, inclusive de preocupação no Mercosul. O alerta é de que essas doenças voltem a circular se a cobertura das vacinas não aumentar.

Como abordar o tema?

Entender o porquê dessas doenças voltarem é o primeiro motivo. E as causas são variadas, como falta de conhecimento sobre as doenças, divulgação de fake news via WhatsApp e outras redes sociais, além dos horários limitados de funcionamento dos postos de saúde.

Como fazer a conclusão do texto? Questionar a eficácia e a abrangência das campanhas pensando na dimensão do Brasil, assim como a falta de acesso à informação, é um bom ponto!

Crise econômica mundial

Você já deve ter lido que o mundo está à beira de mais uma crise econômica e, não, não se trata de fake news! De acordo com o que foi apontado no Fórum Econômico Mundial de 2019, existe o risco de um declínio mais acentuado no crescimento global, principalmente com a desaceleração da economia dos Estados Unidos e também da China pós-coronavírus.

Como abordar o tema?

EUA e China estão sempre disputando mercados; por isso, é interessante entender como essa tensão afeta o resto do mundo — inclusive o Brasil, que tem muitos negócios com os dois gigantes. As consequências para os outros países são endividamento, desemprego e desaceleração econômica muito mais rápida.

Saúde mental

Doenças mentais são uma realidade na vida dos brasileiros. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 86% dos brasileiros sofrem de algum transtorno mental. Quanto aos adolescentes, um em cada cinco também enfrenta alguma doença. Mas pouco ainda é discutido, ainda mais nas escolas e entre as famílias, fazendo com que este tabu piore os números.

Como abordar o tema?

Entender como o assunto é tratado e quais políticas públicas têm sido criadas é essencial, assim como compreender de que forma as pressões do dia a dia podem prejudicar nossa saúde mental.

Escassez de água

Como só 3% da água da Terra pode ser consumida, a crise hídrica é um fato preocupante que bate em nossa porta todo dia! Conflitos mundiais têm a água como protagonista, como entre Israel e Palestina, assim como entre Egito e Sudão.

Como abordar o tema?

Mais do que questionar a consciência da população ao usar água, falar sobre a falta de acesso de parte da população, sobre a falta de manutenção que gera desperdício e sobre como o desmatamento da Floresta Amazônica afeta esse cenário também é bem importante.

Problemas carcerários

Outra possibilidade de tema da redação do Enem 2020 é a realidade carcerária em nosso país. A superlotação é só um dos problemas; ainda podemos falar da reincidência, de questões de saúde, como o vício em drogas, e da má administração.

Como abordar o tema?

Apontar possibilidades para a diminuição da reincidência, como oferecer trabalho e educação durante o tempo no presídio, é uma boa para a redação do Enem 2020. Além disso, é interessante sugerir repensar as penas para crimes menores e, no geral, encarar as penitenciárias como uma oportunidade de reintegração, não um simples armazém de pessoas.

Gostou de saber um pouco mais sobre qual pode ser o tema da redação do Enem 2020? Agora, é hora de explorar melhor cada um desses assuntos. Aproveite para testar como estão suas habilidades para a prova no Trilha do Enem, que oferece inúmeros simulados do exame de forma gratuita.

Tema da redação do Enem 2020 é o que não falta! Compartilhe este artigo em suas redes sociais e bora discutir com os amigos a melhor abordagem de cada um!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados