Plano cartesiano: saiba como estudar essa matéria

plano cartesiano

“Penso, logo existo”. É bem provável que você já tenha escutado essa frase em algum lugar, não é? Ela foi dita pelo renomado físico, filósofo e matemático francês René Descartes e é, sem dúvida, uma das citações mais famosas de todos os tempos.

Agora, o que isso tem a ver com o assunto do plano cartesiano? Bom, é bem simples. Descartes também era conhecido pelo seu nome em Latim: Renatus Cartesius. Daí surge o nome do sistema de coordenadas cartesiano, que foi elaborado por ele. Hoje, essa matéria é fonte de insegurança de muitos vestibulandos e estudantes do ensino médio.

Não consegue entender o plano cartesiano? Então, não se preocupe e vem com a gente! Nas próximas linhas, traremos uma explicação breve sobre o assunto e mostraremos dicas interessantes para você se preparar para a prova de Matemática no Enem!

O que é o plano cartesiano?

Para mandar bem na prova de Matemática e suas Tecnologias, precisamos compreender as questões como um todo. O plano cartesiano se trata de um objeto matemático, ou seja, uma ferramenta utilizada em vários tipos de problemas e que pode nos ajudar a compreender muitos contextos. São retas, dispostas perpendicularmente em um ângulo de 90°. Elas se encostam em apenas um ponto.

Os planos cartesianos são muito utilizados para a apresentação de problemas com gráficos, mas também podem ser utilizados como coordenadas e muito mais. Ao fim de nosso texto, você verá um exemplo de como o assunto cai nos vestibulares.

O que são retas numéricas?

São representações nas quais pegamos uma reta comum (um conjunto de pontos) e atribuímos a cada um deles um número conhecido por nós.

O que são eixos?

São “nomes dados às retas” pertencentes ao plano cartesiano. A reta na horizontal se chama abscissa e é representada pela letra X. A vertical é conhecida como ordenada e é lembrada pela letra Y.

O que são pares ordenados?

São os pontos representados pelo nosso problema, o local em qual os eixos se encontram. Exemplo:

No eixo X, a marcação ocorre no ponto 5. No Y, ela vai acontecer no ponto 7. O par ordenado desse plano, então, será (5,7), já que o eixo das abscissas sempre vem primeiro na representação.

Quais são os quadrantes do plano cartesiano?

O plano cartesiano é dividido em quadrantes. Para entendê-los, pense em um grande sinal de mais, com um eixo de abscissa, um eixo de ordenada e retas ligadas por apenas um ponto centralizado.

O primeiro quadrante é o superior direito. O segundo, o superior esquerdo. Note que a ordem é no sentido anti-horário. O terceiro quadrante é o inferior esquerdo e o quarto e último, inferior direito.

Como se preparar para as provas?

Agora, veja algumas dicas de como fazer a preparação sobre esse tema para as provas!

Abra a sua cabeça

A nossa primeira dica é: abra a sua mente. Estudar Matemática para o Enem já com a ideia de que será um tempo perdido e você não vai aprender nada é algo muito errado.

Tour pela prova do Enem

Tente mudar o seu modo de pensar. A Matemática é um campo muito interessante, e a sensação de resolver um exercício corretamente é única. Além disso, veja ela como um desafio que você precisa superar para si mesmo!

Adote uma rotina de estudos

Um bom cronograma uma rotina de estudos bem elaborada podem fazer toda a diferença na hora de estudar para o vestibular e para o Enem.

Sendo assim, respeite horários e os dedique exclusivamente aos estudos, sem celular ou qualquer tipo de distração. Pouco a pouco, seu cérebro compreenderá melhor esse momento a partir dos hábitos criados.

Faça muitos simulados e exercícios

A teoria é muito importante para a Matemática, mas representa apenas uma porcentagem do que é necessário para que possamos dominá-la.

Aqui, o que realmente importa é a resolução de exercícios de Matemática, e procurar por provas anteriores do Enem facilita a compreensão do teste. Fazer simulados para o vestibular também é muito importante para que você conheça o estilo da prova e possa se familiarizar com todo o conceito.

Tenha as anotações sempre por perto

Na hora de fazer as atividades, não fique tentando adivinhar informações ou lembrar de fórmulas matemáticas aleatoriamente. Guarde isso para o momento dos simulados!

No dia a dia, tenha suas anotações sempre por perto para revisitar o conteúdo e tirar suas dúvidas conforme for fazendo as questões. Essa é uma boa atividade para nos lembrarmos de conceitos ainda não fixados.

Conte com a ajuda de bons profissionais

Por fim, não deixe de contar com a ajuda de bons professores, seja presencialmente ou em cursinhos pré-vestibular a distância.

A nossa recomendação é o Trilha do Enem, um portal que reúne os melhores nomes de cada área para ajudá-lo a entrar na faculdade de forma leve e descontraída!

Como esse assunto pode ser cobrado no Enem?

Agora, vamos conferir como esse assunto pode ser cobrado na prova de Geometria no Enem? Veja um exemplo de exercício que já deu as caras nesse exame!

(Enem 2016) Uma família resolveu comprar um imóvel num bairro cujas ruas estão representadas na figura. As ruas com nomes de letras são paralelas entre si e perpendiculares às ruas identificadas com números. Todos os quarteirões são quadrados, com as mesmas medidas, e todas as ruas têm a mesma largura, permitindo caminhar somente nas direções vertical e horizontal. Desconsidere a largura das ruas.

A família pretende que esse imóvel tenha a mesma distância de percurso até o local de trabalho da mãe, localizado na rua 6 com a rua E, o consultório do pai, na rua 2 com a rua E, e a escola das crianças, na rua 4 com a rua A.

Com base nesses dados, o imóvel que atende as pretensões da família deverá ser localizado no encontro das ruas:

a) 3 e C;

b) 4 e C;

c) 4 e D;

d) 4 e E;

e) 5 e C.

Resposta: letra C.

Organização é o caminho para o sucesso!

Gostou de saber mais sobre o plano cartesiano e descobrir como esse assunto é cobrado no Enem? Esperamos que as dicas oferecidas aqui sejam úteis para a sua trajetória nos estudos e que o deixem ainda mais perto de sua tão sonhada vaga na faculdade! Mas lembre-se: é preciso ter organização e disciplina para dar conta de todas as matérias.

Por isso, saiba, agora, como montar um plano de estudos para o vestibular e melhore bastante o seu rendimento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados