O curso de Medicina da faculdade Pitágoras é bom?

pitágoras medicina

A área da saúde te encanta e você está considerando cursar Medicina na Pitágoras? Saiba que está no caminho certo! A faculdade conta com tradição no ensino superior há mais de 22 anos. Além disso, investe em inovações para a educação e tem parcerias com programas que ajudam no desenvolvimento dos alunos.

Bem, escolher uma boa faculdade é primordial para a sua formação, sobretudo para as futuras oportunidades no mercado de trabalho. Aqui no texto, contamos a você com funciona Medicina na Pitágoras e os diferenciais oferecidos. Confira!

Como é o curso de Medicina na Pitágoras?

Medicina na Pitágoras exige responsabilidade e comprometimento. São 6 anos de graduação, com matérias que abordam teoria e prática.

O curso de Medicina da Pitágoras é dividido em três etapas, e a grade curricular dispõe de aulas na parte da manhã e da tarde. É uma faculdade integral, por isso é preciso ter muita organização na rotina.

Qual a rotina de um estudante de Medicina da Pitágoras?

Continuando nossa explicação, comentamos sobre a divisão do curso da Pitágoras, que é uma das melhores faculdades de Medicina que você vai encontrar. São elas:

  • ciclo básico — envolve os 2 primeiros anos de curso e conta com bastante teoria. Os alunos utilizam muito o laboratório também;
  • ciclo prático nesse momento, os alunos começam o contato com a prática. Podem atender pacientes de verdade em disciplinas relacionadas a clínicas-escolas e ambulatórios;
  • internato— aqui, é foco na prática total. O estudante ainda não é médico, mas já começa a ter uma rotina bem semelhante a de um profissional formado. É necessário realizar plantões, atuar em hospitais e acompanhar ainda mais de perto os pacientes. Isso tudo, claro, sempre com uma equipe de professores que fazem a supervisão, tiram dúvidas e ajudam em casos mais difíceis.

Desde a faculdade, é uma rotina intensa, afinal, além de ser um curso de horário integral, como já mencionamos, ele envolve estágios que podem acontecer no turno da noite. Assim, existem desafios com relação a horários, mas nada como uma boa gestão de tempo para dar conta do recado.

Também é importante ter um intenso envolvimento desde o início. As aulas teóricas são superimportantes e dão a base necessária para a formação.

Quais são as matérias da grade curricular?

No geral, você fará uma revisão das principais matérias de Biologia ligada à saúde, se aprofundará nesse conhecimento, precisará entender sobre ciência e práticas baseadas em evidências, além de ter contato com noções de Química, principalmente para entender a ação de diversas medicações, metabolismo e reações orgânicas.

Veja só alguns exemplos:

  • Funções Biológicas;
  • Habilidades Médicas;
  • Metabolismo;
  • Concepção e Formação do Ser Humano;
  • Percepção, Consciência e Emoção;
  • Mecanismo de Agressão e Defesa;
  • Proliferação Celular;
  • Saúde da Mulher e Sexualidade Humana;
  • Febre, Inflamação e Infecção;
  • Genética;
  • Emergências;
  • Problemas Mentais e do Comportamento;
  • Distúrbios Sensoriais e Motores;
  • Estágio Supervisionado.

Como ingressar em Medicina na Pitágoras?

Na Pitágoras, você consegue ingressar na faculdade de Medicina da seguinte forma:

  • vestibular tradicional — é o principal meio. Para fazer o vestibular de Medicina da Pitágoras, é necessário acompanhar os editais de abertura, que costumam abrir antes do início de cada semestre. Além disso, enquanto o país estiver aplicando as medidas de segurança referentes à pandemia, é possível fazer o vestibular online;
  • nota do Enem — aqui, não precisa fazer provas. Ao optar pelo Enem para Medicina, basta informar o seu CPF no site de inscrição da Pitágoras, que o sistema busca a nota. É necessário aguardar alguns dias para verificar a aprovação.

Existem bolsas ou descontos para Medicina na Pitágoras?

Acredita que sim? Você consegue desconto na faculdade de Medicina pelo Enem. A Pitágoras Eunápolis, por exemplo, no primeiro semestre de 2021 ofereceu 6 bolsas de estudos, sendo 5 integrais (100%) e 1 parcial (50%).

Os candidatos foram selecionados por meio da nota e também da renda familiar. No caso, foi preciso comprovar renda per capita familiar de até 1 salário mínimo e meio, além de ter sido estudante de escola pública durante o ensino médio.

Teste Vocacional Rápido

A instituição também tem parceria com a Serasa eCred, instituição que oferece empréstimos especiais a juros reduzidos e de acordo com a realidade do estudante. Assim, dá para obter uma mensalidade com ótimo valor em Medicina na Pitágoras.

Quais são os diferenciais da Pitágoras?

Pensando em proporcionar qualidade no ensino, a faculdade de Medicina da Pitágoras conta com os seguintes diferenciais.

Infraestrutura

O campus de Eunápolis se localiza em um dos locais mais cobiçados para morar na Bahia. A região apresenta qualidade de vida e está próximas às praias de Porto Seguro e Trancoso.

O campus é moderno, sustentável e acessível: contando com salas de aula e laboratórios completos. Por exemplo, os alunos frequentam o Laboratório de habilidades Médicas, o Laboratório de Microcospia, o Laboratório Morfofuncional e o Laboratório Multidisciplinar.

Programa de Residência Médica

A faculdade começou a implementar um Programa de Residência Médica. Os atendimentos são ofertados para Medicina de Família e Comunidade. Além disso, já estão em implantação para os próximos anos os atendimentos em Clínica Médica e Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Ciclo Acadêmica

As disciplinas preparam para o mercado de trabalho desde o primeiro semestre. Todas as teorias são planejadas para que os estudantes saibam colocar o aprendizado em prática e em casos reais. Todas as matérias são focadas em uma necessidade do mercado de trabalho.

Sistema PBL

A sigla vem de Problem Based Learning, que se traduz em Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é que os alunos adquiram um profundo conhecimento prático e saiba usá-lo, de fato, no dia a dia da profissão. As disciplinas são integrativas e estimulam o raciocínio lógico e cognitivo. 

Avaliação Formativa

Grande parte dos alunos tem o objetivo de fazer a graduação completa: tirar o título de residência médica e seguir com especializações em uma área. Isso requer muito estudo e dedicação desde o começo do curso. 

A Pitágoras tem o programa de Avaliação Formativa. É um complemento à avaliação tradicional e visa medir o conhecimento adquirido, além de habilidades e atitudes, a cada bimestre. Isso é essencial para se conhecer melhor, entender onde é possível melhorar e se transformar em um médico de sucesso.

O curso de Medicina te espera!

Neurologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Ortopedia, Ginecologia, Cardiologia: já escolheu sua área? Antes disso, saiba que é fundamental ter uma formação-base de qualidade. O portal Vestibulares aprova o curso de Medicina na Pitágoras, por isso, pode apostar nele que você estará em boas mãos!  

Você chegou até aqui, agora falta pouco para conquistar o seu sonho! Aproveite a oportunidade e se inscreva no vestibular de Medicina da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.