Afinal, quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina?

Seu sonho é se tornar um grande médico? Você assiste a séries como Grey’s Anatomy e House e imagina como se estivesse em cena? Bom, então este artigo foi feito sob medida para você!

Vamos mostrar quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina. Essa é uma pergunta muito frequente e que costuma confundir muitos vestibulandos e, até mesmo, assustá-los.

Afinal, não é para menos: a Medicina é um dos cursos mais concorridos no vestibular e, realmente, é preciso atingir grandes pontuações para entrar na graduação. Por isso, neste post, vamos ver quantos pontos precisa para passar em Medicina no Enem. Confira!

Afinal, quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina?

Veja quantos pontos você precisa para passar no Enem em Medicina, de acordo com os programas de bolsas.

Prouni

Prouni para Medicina é uma das alternativas possíveis para quem quer fazer esse curso e não pode arcar com os valores da mensalidade.

Aqui, o Governo Federal concede uma bolsa de 50% ou 100% aos estudantes de baixa renda familiar. Para participar do processo, você precisa ter feito pelo menos 450 pontos na prova e não pode ter tirado zero na redação.

Para Medicina, no entanto, as pontuações são um pouco mais altas. Confira, a seguir, as notas de corte da edição Prouni 2021 para as faculdades parceiras do Vestibulares:

FIES

FIES para Medicina funciona mais ou menos como o Prouni: o candidato precisa tirar no mínimo 450 pontos na média das provas e não pode zerar o caderno de redação.

Aqui, o objetivo é um pouco diferente. Em vez de bolsas, é feito um financiamento das mensalidades de todo o curso a juros baixos. Ao longo do curso, são cobradas apenas pequenas taxas. Você só paga após se formar, com mensalidades que cabem no bolso.

Novamente, a média das notas de corte para o curso de Medicina são um pouco mais altas. Confira as pontuações das mesmas instituições mencionadas acima na edição do FIES 2021:

  • Faculdade Pitágoras — 739.1 pontos;
  • Unime — 754 pontos;
  • Uniderp — 720 pontos;
  • Unic — 734 pontos.

Sisu

O Sisu é outra maneira de conquistar uma vaga em Medicina, mas é uma das mais complicadas. As notas de corte para essa modalidade tendem a ser muito altas (muitas vezes, ultrapassando os 850 pontos). Além disso, há poucas vagas disponíveis, sendo elas exclusivamente para faculdades federais.

Uso da nota em instituições particulares

Outra opção muito vantajosa é o uso da nota do Enem para ingressar em faculdades particulares, seguindo as regras da própria instituição.

Tour pela prova do Enem

Muitas faculdades oferecem esse tipo de possibilidade, mas a nota de corte varia muito de uma instituição para outra. A concessão de uma bolsa em Medicina também pode ser uma realidade para os que ingressam no curso a partir dessa modalidade.

Como o Enem pode ser usado para fazer Medicina?

Como vimos, é possível utilizar a nota do Enem para garantir a sua vaga em um curso de Medicina sem precisar passar por outros processos seletivos. Assim, várias faculdades particulares aceitam essa pontuação como forma de ingresso, além do Prouni, FIES e Sisu.

De modo geral, a nota do Enem é calculada levando em conta a média obtida em cada um dos cadernos:

  • Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A média do Enem pode ser do tipo simples, em que é somada a pontuação dos 5 componentes e dividido o resultado por 5. Além disso, pode ser ponderada, em que os pontos das provas com assuntos mais relevantes para Medicina, como Redação e Ciências da Natureza, têm peso maior na nota final.

Como se preparar para tirar uma boa nota?

Apesar de todas as facilidades mencionadas, passar em Medicina ainda é um grande desafio. Por isso, o vestibulando precisa se dedicar ao máximo e caprichar bastante nos estudos!

Uma dica preciosa é sempre fazer um bom cronograma de estudos para Medicina, priorizando as disciplinas em que você tem mais dificuldade e seguindo os horários à risca. Além disso, você deve investir em materiais de qualidade para aprimorar seu conhecimento.

É necessário fazer um cursinho preparatório?

O cursinho para Medicina é um curso ministrado ao longo do ano, com aulas das disciplinas que você deve aprender para obter uma boa pontuação no Enem.

Ele é essencial para todas as graduações, mas indispensável para os estudantes que desejam cursar Medicina. Afinal, o vestibular é bastante concorrido, e cada ponto conta no momento da aprovação.

Confira as vantagens de optar por fazer um cursinho preparatório:

  • preparação organizada cronologicamente — o curso pré-vestibular oferece uma preparação cronológica, ou seja, em ordem crescente de dificuldade. Assim, você aprende a base de cada conteúdo e avança cada vez mais, até entender os assuntos complexos;
  • organização do material — o material é organizado de modo resumido e didático, contendo somente o que você precisa saber;
  • otimização do tempo — o tempo é bem otimizado no cursinho, já que você precisa ver em um ano, todo o conteúdo de muitos anos de preparação na escola;
  • simulados programados — são fundamentais para a preparação do Enem. Afinal, eles trazem a ideia de como seria a prova e auxiliam você a treinar o estilo das questões;
  • suporte personalizado — monitorias e apoio psicológico são exemplos do que pode ser esperado de um cursinho para Medicina;
  • expertise dos professores — os cursinhos pré-vestibular contratam professores que atuam há muito tempo com vestibular, por isso, entendem do assunto como ninguém.

Agora é com você!

Agora que você já sabe quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina, deu para ver que a preparação é fundamental. Por isso, lembre-se de estudar os conteúdos com antecedência para conquistar o sonho de se tornar um médico de sucesso!

Gostou do post e quer realizar o sonho de cursar Medicina? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados