Afinal, quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina?

quanto precisa tirar no enem para passar em medicina

Seu sonho é se tornar um grande médico? Você assiste séries como Grey’s Anatomy e House e imagina como se estivesse em cena? Bom, então este artigo foi feito sob medida para você! Ao longo de nosso bate-papo, descobriremos quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina.

Essa é uma pergunta muito frequente e que costuma confundir muitos vestibulandos e, até mesmo, assustá-los. Afinal, não é para menos: a Medicina é um dos cursos mais concorridos no vestibular e, realmente, é preciso atingir grandes pontuações para entrar na graduação.

Por isso, conversaremos não apenas sobre a note de corte de Medicina, mas também sobre alternativas para utilizar a nota do Enem e começar essa faculdade e realizar os seus sonhos. Boa leitura!

Qual é a nota média para passar em Medicina pelo Enem?

Veja quantos pontos você precisa tirar no Enem para conquistar a aprovação em Medicina, de acordo com os programas de bolsas.

Prouni

O Prouni para Medicina é uma das alternativas possíveis para quem quer fazer esse curso e não pode arcar com os valores da mensalidade.

Aqui, o Governo Federal concede uma bolsa de 50% ou 100% aos estudantes de baixa renda familiar. Para participar do processo, o aluno precisa ter feito pelo menos 450 pontos na prova e não pode ter tirado zero na redação!

Para Medicina, no entanto, as notas são um pouco mais altas. Confira, a seguir, as últimas notas de corte (edição Prouni 2019) para as faculdades parceiras do Vestibulares:

FIES

O FIES para Medicina funciona mais ou menos como o Prouni: o candidato precisa tirar no mínimo 450 pontos na média das provas e não pode zerar o caderno de redação.

Aqui, o objetivo é um pouco diferente. Em vez de bolsas, é feito um financiamento das mensalidades de todo o curso a juros baixos. Ao longo do curso, são cobradas apenas pequenas taxas. O aluno só paga após se formar, com mensalidades que caibam em seu bolso.

Novamente, a média das notas de corte para o curso de Medicina são um pouco mais altas. Confira as notas das mesmas instituições mencionadas acima na edição do FIES 2019:

  • Faculdade Pitágoras — 739.1 pontos;
  • Unime — 726 pontos;
  • Uniderp — 755 pontos;
  • Unic — 734 pontos.

Sisu

O Sisu é outra maneira de conquistar uma vaga em Medicina, mas é uma das mais complicadas.

banner de preparação para o enem 2021

As notas de corte para essa modalidade tendem a ser muito altas (muitas vezes ultrapassando os 850 pontos). Além disso, há poucas vagas disponíveis, sendo elas exclusivamente para faculdades federais.

Uso da nota em instituições particulares

Outra opção muito vantajosa é o uso da nota do Enem para ingressar em faculdades particulares seguindo as regras da própria instituição.

Muitas instituições oferecem esse tipo de possibilidade e, aqui, a nota de corte varia muito de uma faculdade para outra. A concessão de uma bolsa em Medicina também pode ser uma realidade para os que ingressam no curso a partir dessa modalidade.

Há outra possibilidade para passar em Medicina?

Sim! Você sabia que fazer os vestibulares institucionais é outra maneira de garantir a sua tão sonhada vaga?

Com as provas elaboradas e aplicadas pelas próprias faculdades, você aumenta as suas chances de passar e, de quebra, lida com menos concorrentes e notas de corte mais moderadas. Assim, a aprovação em Medicina vem!

Como conseguir uma nota tão alta?

Apesar de todas as facilidades mencionadas, passar em Medicina ainda é um grande desafio. Por isso, o vestibulando precisa se dedicar ao máximo e caprichar bastante nos estudos!

Uma dica preciosa é sempre fazer um bom cronograma de estudos para Medicina, priorizando as disciplinas em que você tem mais dificuldade e seguindo os horários à risca.

Além disso, você deve investir em materiais de qualidade para aprimorar seu conhecimento. Por isso, sugerimos uma visita ao portal Trilha do Enem, que traz os melhores professores em aulas gratuitas para ajudá-lo em sua preparação!

E aí? O que está esperando?

Agora que você já sabe quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina e conhece alternativas para começar esse curso o quanto antes, não perca mais tempo!

A hora de começar é agora! Faça a sua inscrição no vestibular online das melhores faculdades privadas do país, conquiste sua vaga e seja parte da próxima geração de médicos brasileiros!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: