Qual é a nota de corte de Engenharia de Controle e Automação?

nota de corte engenharia de controle e automação

Ao escolhermos um curso para chamar de nosso, muitos fatores devem ser levados em consideração: os nossos objetivos de carreira, nossos gostos pessoais, o valor da mensalidade e, até mesmo, a nota de corte do vestibular, que define o grau de dificuldade para ingressar naquela faculdade.

Por isso, a nota de corte de Engenharia de Controle e Automação também deve ser levada em conta. Mas, não se esqueça: isso não quer dizer que uma nota alta seja motivo para desistir de seu sonho, mas sim um sinal de que você precisa se dedicar bastante para realizá-lo. Você é perfeitamente capaz, viu?

Então, qual será a nota de corte para esse curso? Você vai descobrir essa e outras informações agora mesmo e também conhecer um pouco mais sobre essa graduação tão interessante e cheia de possibilidades. Boa leitura!

Qual é a nota de corte para Engenharia de Controle e Automação?

Em primeiro lugar, vamos ver as notas de corte existentes para os programas que utilizam o Enem como pontuação para o cálculo da nota de corte. Vamos lá?

Nota de corte de Engenharia de Controle e Automação no FIES

O FIES é um programa de financiamento do valor do curso, com o qual o aluno só precisará lidar após o término da graduação.

A nota de corte para Engenharia de Controle e Automação nesse programa em 2017 foi de 571,09 pontos.

Nota de corte de Engenharia de Controle e Automação no Prouni

Esse é um programa que concede bolsas de 50% ou 100% para estudantes de baixa renda. Lembrando que também é possível ingressar no Prouni no segundo semestre!

A nota de corte no Prouni para essa Engenharia foi de 640,92 em 2020.

Nota de corte de Engenharia de Controle e Automação no Sisu

Por fim, temos o Sisu, que concede vagas em faculdades públicas de todo o Brasil. Para esse programa, a nota de corte foi de 680,96 pontos em 2020.

Gostou de saber as notas de corte? Epa, peraí. Ainda não entendeu direito esse conceito? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é a nota de corte?

É o seguinte. Imagine que existem 100 vagas para o curso de Engenharia de Controle e Automação em uma faculdade X. Isso significa que apenas 100 alunos poderão ser convocados para a matrícula, certo?

Agora, vamos pensar que 1000 pessoas se inscreveram para o vestibular. Isso significa que 900 delas ficarão de fora da primeira chamada para a matrícula. E qual será o critério para eliminá-las?

A nota de corte!

Vamos supor que o primeiro colocado no vestibular, em ordem decrescente, tirou 750. O 50º colocado, 700 pontos. O 100º colocado, 650. A nota de corte será 650.

É por isso que essa pontuação muda de um ano para o outro. Ela depende do desempenho dos estudantes na prova daquele ano e, também, do número de candidatos inscritos e da quantidade de vagas disponíveis para um determinado curso. Entendeu?

Tour pela prova do Enem

Há outras maneiras de utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Sim! Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você pode usar a nota do Enem como substituta ao vestibular tradicional das instituições. Por isso, caso você tenha mandado bem na prova, essa é uma boa maneira de usá-la!

Ah! Há outra vantagem bacana de usar a nota do Enem nessas instituições. Um ótimo exemplo é o Bolsa Enem.

Essa é uma bolsa de estudos que concede descontos progressivos de acordo com a sua pontuação no Enem, ou seja, quanto maior for a sua nota, mais descontos você ganha!

Há meios de entrar na faculdade sem prestar o Enem?

Outra pergunta bem comum das pessoas é: será que eu consigo entrar em alguma faculdade sem prestar o Enem? Claro que sim!

A maioria das faculdades particulares oferece opções de vestibulares próprios. São provas exclusivas que concedem vagas nessas instituições.

Caso você resolva estudar em alguma faculdade parceira do Vestibulares, você também terá a opção de fazer o vestibular online ou o vestibular agendado. Assim, não tem necessidade de sair de casa para prestar a prova, já pensou? Comodidade e segurança total!

Sem contar que você também pode conseguir uma bolsa de estudos sem fazer o Enem. Dê uma lida nesse artigo que disponibilizamos e saiba mais!

Por que vale a pena fazer vestibular para cursar Engenharia de Controle e Automação?

A Engenharia de Controle e Automação é uma das carreiras mais promissoras desse ramo. Esse é um profissional extremamente necessário para a indústria, atuando na projeção e operação de máquinas que são essenciais para que a produtividade das empresas suba, e os custos caiam.

O salário médio para um engenheiro de controle e automação é de R$ 7.252,73* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. O teto salarial para esse profissional pode chegar a até R$ 14.641,75*. É um bom dinheiro, não é mesmo?

Aproveite esse assunto e dê uma olhadinha nas engenharias mais bem-pagas do Brasil!

Como escolher uma boa faculdade para cursar essa graduação?

Para conquistar bons salários como os vistos acima, é essencial que você se qualifique em uma boa faculdade. Por isso, confira algumas dicas que o ajudarão a tomar uma boa decisão:

  • opte por instituições que tenham bons professores;
  • valorize o uso da tecnologia no ensino;
  • verifique se a grade curricular é atualizada e constantemente revisitada pela instituição;
  • busque faculdades com diferenciais;
  • procure instituições que concedam várias opções de bolsas e créditos;
  • priorize faculdades que se preocupem com a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho desde a graduação.

Dito isso, já damos uma dica muito importante: as faculdades parceiras do Vestibulares contam com todas essas vantagens e muito mais. Por isso, pode investir sem medo!

Aproveite essas oportunidades!

Agora você já sabe qual é a nota de corte de Engenharia de Controle e Automação e viu algumas dicas para entrar na faculdade. Então, é hora de pôr as mãos na massa e se dedicar bastante para as provas de vestibular!

Aproveite, se inscreva no vestibular online de Engenharia de Controle e Automação na faculdade que mais atende as suas necessidades e mude a sua vida!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados