Quantos anos dura o curso de Medicina Veterinária?

medicina veterinária quantos anos

Se você está lendo este texto, é bem provável que você esteja prestes a fazer um vestibular para Medicina Veterinária. Certo? Então, seja muito bem-vindo e saiba que essa escolha de carreira é extremamente promissora, tanto para a sua vida profissional quanto pessoal, já que você contribuirá para o bem-estar de pessoas e animais.

A Medicina Veterinária é uma área repleta de oportunidades. O profissional que se formar poderá optar entre diferentes setores para trabalhar, desde o atendimento aos animais de companhia até as áreas como pesquisa científica, inspeção alimentícia e vigilância sanitária.

Afinal, quantos anos dura o curso de Medicina Veterinária? Continue a leitura, descubra a resposta para essa pergunta e aprenda muito mais sobre essa graduação!

Quantos anos dura o curso de Medicina Veterinária?

O curso de Veterinária dura 5 anos. Ele é oferecido na modalidade presencial e tem uma grade curricular voltada para disciplinas que trabalham, de maneira simultânea, os aspectos práticos e teóricos fundamentais para a qualificação desse profissional. Além disso, há uma preocupação com a realização de estágios, que são essenciais para que o aluno se familiarize com o cotidiano da profissão.

Qual é a duração em semestres?

O curso de Medicina Veterinária tem a duração padrão de 10 semestres. No entanto, esse tempo pode ser menor ou maior, de acordo com o histórico do estudante e suas realizações ao longo da graduação.

Quais são as disciplinas do curso de Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária tem disciplinas teóricas e práticas que visam treinar o aluno para o seu dia a dia de trabalho e, ao mesmo tempo, apresentá-lo às mais diversas áreas de atuação desse profissional.

Algumas das matérias vistas ao longo do curso incluem:

  • Parasitologia Veterinária Geral;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicadas aos Sistemas Cardiorespiratório e Circulatório;
  • Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicadas aos Sistemas Tegumentar, Esquelético e Locomotor;
  • Microbiologia e Imunologia Aplicadas a Medicina Veterinária;
  • Ciências Morfofuncionais Veterinária Aplicadas aos Sistemas Nervoso e Endócrino;
  • Embriologia Veterinária;
  • Métodos Quantitativos;
  • Microbiologia Veterinária Aplicada;
  • Parasitologia Veterinária Aplicada.

Estar atento à grade curricular do curso escolhido é muito importante. É preciso optar por instituições que estejam preocupadas com a diversidade do ensino e que cubram todas as lacunas necessárias para uma boa formação e qualificação de seus estudantes. Fique de olho!

Quais são as formas de encurtar o curso?

Você sabia que é possível se graduar em menos tempo? A estimativa de 5 anos é o tempo padrão para a conclusão do curso, mas em alguns casos, esse período pode ser diminuído consideravelmente.

Uma das alternativas é se matricular em matérias extras a cada período, fugindo do chamado “semestre ideal”. No entanto, isso nem sempre é fácil, visto que as disciplinas são bem puxadas e podem gerar uma sobrecarga de conteúdo na mente do aluno.

A outra opção é fazendo Medicina Veterinária como uma segunda graduação. Caso você tenha feito um curso da área da saúde, é possível aproveitar algumas disciplinas que sejam semelhantes nos dois cursos. Assim, você acaba terminando em bem menos tempo!

Quais são os materiais necessários para o curso?

Cada instituição solicitará materiais específicos para que o estudante possa participar das aulas práticas e aprender de acordo com o programa de ensino daquela faculdade. Portanto, não há uma “receita de bolo” para isso.

Porém, é interessante preparar desde cedo um jaleco para as aulas práticas e laboratoriais. É importante ter em mente, também, que essas aulas demandam que o estudante esteja vestindo calças e calçados fechados. Por isso, se já quiser separar esse tipo de item, fique à vontade!

Além disso, é bem provável que você vá precisar de um estetoscópio, um termômetro digital, um kit de utensílios cirúrgicos e outros itens do gênero. Apesar disso, espere que os professores solicitem a sua compra — eles poderão ter exigências particulares e pode ser que você faça compras erradas caso se antecipe.

Mas não se preocupe! Nenhum desses itens será solicitado em seus primeiros dias de aula. Por isso, há tempo suficiente para se ambientar e se preparar, ok?

Como está o mercado de trabalho para essa carreira?

O mercado de trabalho para Medicina Veterinária está cada vez mais abrangente e absorvendo mais profissionais. Isso se deve a vários fatores, entre eles o aumento da procura por tratamentos para animais de estimação e a valorização do profissional frente a economia do país em serviços voltados para a criação e a produção animal.

A dúvida é sobre quanto ganha um veterinário? Saiba que os salários para esse profissional recém-formado giram em torno de R$ 3.968,81* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais. Esse valor pode aumentar com a realização de especializações, residências e cursos na área.

Quais são as áreas de destaque na Medicina Veterinária hoje?

O estudante que se formar em Veterinária poderá optar por uma série de áreas de atuação. As que se encontram mais em alta hoje em dia são:

  • clínica médica de pequenos e grandes animais;
  • produção animal;
  • genética animal;
  • vigilância sanitária;
  • inspeção de alimentos;
  • indústria de alimentos para animais;
  • farmácia veterinária;
  • medicina felina.

Onde cursar Medicina Veterinária?

Se você está se preparando para o vestibular de Medicina Veterinária, também deve estar procurando uma boa faculdade, certo? Então, é importante ficar de olho em alguns aspectos.

Os pontos cruciais que demandam atenção de sua parte são:

  • corpo docente qualificado;
  • bom uso da tecnologia;
  • várias formas de ingresso;
  • possibilidade de conquistar bolsas e descontos;
  • preocupação com a empregabilidade dos alunos;
  • infraestrutura apta a promover o aprendizado;
  • uso de metodologias que sigam as tendências mundiais.

Algumas opções de faculdades que atendem a todos esses critérios são:

As instituições mencionadas acima trazem opções de bolsa em Medicina Veterinária, além de fazerem parceria com o Canal Conecta e vários outros benefícios. Vale a pena conferir!

Agora é sua vez!

Gostou de descobrir quantos anos dura o curso de Medicina Veterinária e aprender um montão de coisas sobre essa faculdade? Agora, chegou o seu momento! Não perca mais tempo e faça você também parte da próxima geração de médicos-veterinários do Brasil.

Faça a sua inscrição no vestibular online de uma das faculdades parceiras do Vestibulares e realize o seu sonho de trabalhar com animais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.