5 livros de Psicologia que todo estudante vai ler

livros de psicologia

Gosta de estudar e compreender o comportamento humano? Então o curso de Psicologia pode ser uma opção interessante para você. Com 5 anos de duração, a graduação na área conjuga aulas teóricas e práticas, com disciplinas como Psicopatologia, Genética e Filosofia.

Ao longo do curso, os alunos têm acesso a conteúdos que os preparam para lidar melhor com suas emoções e, também, aprimorar habilidades interpessoais.

Se você se interessa pela graduação, a boa notícia é que não precisa esperar a faculdade para se atualizar em relação aos livros de Psicologia. Você pode conferir agora algumas obras que todo estudante vai ler e, assim, começar a se aprofundar na área desde já. Confira!

Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

Um dos principais livros de Psicologia não é exatamente novo, mas continua bem atual. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, foi publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos. Desde então, revolucionou a forma como se pensa a inteligência. Não à toa, o livro já vendeu mais de 400 mil exemplares no Brasil.

O autor traz na obra o conceito de que há duas mentes, a racional e a emocional. Juntas, elas definem o destino de uma pessoa. Para Goleman, a inteligência do indivíduo só é plenamente desenvolvida quando há a consciência das emoções.

Para comprovar sua teoria, o autor trabalha casos cotidianos. Ele mostra como a dificuldade para lidar com as emoções pode prejudicar a evolução de uma pessoa desde cedo, seja na escola ou no ambiente corporativo.

Ao longo das páginas, o autor discorre sobre as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e como elas são decisivas para o sucesso profissional e pessoal. Então, já sabe: se você vai prestar vestibular para Psicologia, coloque já esse livro na sua estante, combinado?

Poderosa Mente, de Bernabé Tierno

Uma das áreas que a faculdade de Psicologia prepara os estudantes é a da Neuropsicologia. Esse campo faz uma análise da relação do funcionamento do cérebro humano com outros aspectos como o comportamento, as emoções e a personalidade.

Se você se interessa pelo tema, um dos autores de Psicologia que deve ficar no radar é Bernabé Tierno. Psicólogo, pedagogo e escritor, em Poderosa Mente ele parte do princípio que quando se muda a mente, muda-se a vida.

Segundo o autor, os neurônios têm um padrão de comportamento. Ou seja, ao longo dos anos, aprenderam a se movimentar por trajetos mentais já estabelecidos. Esses trajetos se conectam por meio de impulsos elétricos que, por sua vez, provocam uma reação química.

O cérebro humano se torna viciado nessas reações e obriga o pensamento a recorrer aos mesmos itinerários neurais. Ou seja, uma pessoa acostumada a ver a vida pelo lado negativo torna isso um hábito, adoecendo tanto física quanto mentalmente.

Ao longo dos capítulos, Tierno propõe ao leitor virar o jogo e tomar o controle da própria mente. Ele explica como reeducar o pensamento e criar hábitos mentais. É leitura imperdível não só para mudar sua perspectiva de vida, mas também para saber como trabalhar o rompimento de maus hábitos em pacientes no futuro.

O Livro Vermelho, de C. G. Jung

É impossível falar em livros na faculdade de Psicologia sem citar Carl Gustav Jung. Um dos nomes mais conhecidos da área, o psiquiatra suíço levou 16 anos para escrever a obra que originou todos os seus outros trabalhos.

O livro é considerado o experimento mais desafiador de sua carreira, servindo como base para elaboração da Psicologia Analítica. A obra traz imagens do manuscrito original de Jung, assim como pinturas feitas pelo próprio, além de tradução com referências.

Ao mergulhar na obra, é possível compreender, por exemplo, a função criadora de mitos da psique e se aproximar das raízes que deram origem à psicologia desenvolvida por Jung.

Tour pela prova do Enem

História da Psicologia: Rumos e Percursos

O curso de Psicologia oferece diversas possibilidades para os graduados. É possível atuar em diferentes áreas, como Neuropsicologia, Psicologia Esportiva e Psicologia do Trabalho, entre outras.

Os salários são competitivos e também variam de acordo com o campo. Um psicólogo clínico, por exemplo, ganha em média R$ 2.949,25*, podendo chegar a R$ 6.129,10*.

Para saber qual campo é mais adequado e, também, conhecer as principais linhas trabalhadas, uma das melhores formas é estudar a história da Psicologia para, assim, ter uma visão mais geral. Nesse sentido, História da Psicologia: rumos e percursos é um grande aliado.

O livro, organizado por Ana Maria Jacó-Vilela, Arthur Arruda Leal Ferreira e Francisco Teixeira Portugal, traz temas pouco abordados em Psicologia. Entre eles, o pensamento das Escolas de Chicago e Frankfurt, além da psicologia marxista. Considera aspectos importantes da psicologia europeia, não se atendo apenas à linhagem norte-americana.

Se você está em busca de uma bolsa de estudos para Psicologia, pensa em se matricular no vestibular ou, até mesmo, só se interessa pela história desse campo tão vasto, esse livro é para você!

Teorias da Personalidade, de Schutz e Schutz

A importância da leitura para a formação superior é indiscutível. E, em sua décima edição, o livro Teorias da Personalidade, escrito por Schutz e Schutz, se destaca por trazer pesquisas e achados que ajudam a entender o pensamento de grandes nomes da Psicologia, como Sigmund Freud.

A obra é organizada por teoria. Ao longo das páginas, é possível não só ler a discussão de grandes teóricos como também saber mais sobre a influência dos eventos e das abordagens em suas vidas pessoais e profissionais.

Ao longo das páginas, é explorada ainda a maneira como questões raciais, sexuais e culturais influenciam na personalidade e na avaliação da personalidade de um ser humano.

Se você pensa em fazer faculdade de Psicologia, a obra pode ser um dos pontos de partida para conhecer o pensamento de grandes teóricos da área. Caso ainda esteja em dúvida se o curso oferece as melhores vagas para você, conheça o Canal Conecta. Parceiro das faculdades participantes do Vestibulares, o portal reúne as melhores oportunidades em diferentes áreas, de acordo com o seu perfil. Experimente!

Começar a leitura desses livros de Psicologia é um bom ponto de partida para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso na área. Além disso, é essencial escolher bem a instituição de ensino em que fará o seu curso. Afinal, esse é um dos principais diferenciais para recrutadores.

Aliás, é bom lembrar que não existem cursos de Psicologia EAD aprovados pelo MEC, tá bom? Tenha isso em mente quando for procurar a faculdade ideal para você.

Agora é com você!

As instituições parceiras do Vestibulares conjugam a qualidade que você busca com a praticidade que você precisa para começar a trilhar uma carreira bem-sucedida na área de Psicologia. Então, reúna seus livros de Psicologia e venha conquistar o seu sonho com a gente!

Escolha a faculdade que mais atende aos seus interesses e inscreva-se agora mesmo no vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados