Quem foi Galileu Galilei? Por que foi importante?

estudante lendo sobre galileu galilei

Imagine ser tão memorável a ponto de ter seu dedo médio exposto em um museu — cujo nome é uma homenagem a você —, quase 400 anos depois de sua morte? Sim, o Museo Galileo, localizado na Itália, mantém o dedo de Galileu Galilei (1564-1642) bem guardado, depois de ele ter sido roubado de seu cadáver e leiloado.

Apesar de bizarra, essa história já nos dá uma pista da grande personalidade que foi o físico, matemático, astrônomo, filósofo e inventor Galileu Galilei, responsável por mudar o pensamento de toda uma época e protagonizar a chamada Revolução Científica — também chamada de Revolução Galileana.

Não é à toa que ele é conhecido como “pai da Ciência Moderna” e é um nome obrigatório nos estudos de História, Filosofia, Matemática e Física. Por isso, é essencial estudar esse assunto para o vestibular ou Enem, hein? Continue a leitura e confira as principais informações sobre Galilei!

O cenário de vida do “pai da Ciência Moderna”

Se você está estudando História para o Enem, já sabe que o período conhecido como Renascença ou Renascimento é um dos grandes marcos da passagem para a Idade Moderna, não é? Esse período durou aproximadamente 200 anos (séculos XV e XVI) e foi marcado por grandes avanços nas artes e nas ciências.

Provavelmente você já ouviu falar de Leonardo Da Vinci (1452-1519) e Michelangelo (1475-1519), não é? Esses dois protótipos de homens renascentistas tinham como grande característica a valorização do conhecimento dos homens, tendo por inspiração a cultura greco-romana.

Antropocentrismo e Heliocentrismo

Esse movimento intelectual, conhecido como antropocentrismo (o homem no centro), assim como outros fatores como a invenção da imprensa por Johannes Gutenberg (1394-1468) favoreceram a difusão de informação a um público nunca atingido.

Além disso, o astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543) questionou a visão de que a Terra estava no centro do Universo, defendendo o heliocentrismo (o Sol no centro). Tudo isso abalou a hegemonia religiosa que pairava na Idade Média e propiciou uma busca sem precedentes pelo conhecimento científico.

Acusação pelo Santo Ofício

É nesse contexto que surge Galileu Galilei, um italiano conhecido por aperfeiçoar a tecnologia do telescópio e, com isso, confirmar a teoria heliocêntrica de Copérnico por meio da observação de coisas jamais vistas, como as luas de Júpiter.

Esse foi o golpe fatal na autoridade da Igreja Católica, que tinha o geocentrismo (a Terra no centro) como um importante argumento para a manutenção de alguns de seus dogmas. Não à toa, Galileu foi acusado de heresia pela Inquisição e teve seus escritos incluídos na lista de obras proibidas.

Se você gosta de usar canais do YouTube para estudar para o Enem, a dica é conferir o conteúdo sobre a Reforma Protestante no Canal Nerdologia. Esse acontecimento histórico e suas implicações na Igreja Católica são essenciais para compreender o contexto da vida de Galilei e o surgimento da Inquisição.

As principais contribuições de Galileu Galilei

Como você já viu, Galilei foi o responsável por atestar de vez o modelo de Sistema Solar tal como conhecemos hoje. Isso se deve sobretudo ao aperfeiçoamento da luneta, a partir do primeiro telescópio criado por Zacharias Janssen (1580-1638).

Porém, a capacidade inventiva do cientista não para por aí. Ele também é responsável por inventar:

banner calculadora bolsa enem
  • a balança hidrostática;
  • o relógio de pêndulo;
  • o termômetro;
  • o compasso, entre outros instrumentos.

Na Física Mecânica

Além de suas invenções, Galilei é principalmente conhecido pela teoria da queda livre dos corpos. Conta-se que, para testar sua hipótese, o cientista atirou bolas de canhão do topo da Torre de Pisa. Essa é uma contribuição decisiva para o conceito de aceleração da Física e, mais tarde, influenciaria as descobertas de ninguém menos que Isaac Newton (1643-1727).

Na Astronomia

Na Astronomia, o grande legado de Galilei consiste na confirmação do modelo de Copérnico, com desdobramentos em toda a forma de pensar de sua época. Seu célebre livro Sidereus nuncius (Mensageiro das estrelas) é uma obra seminal da Astronomia moderna.

No método científico

Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.

A relevância de Galileu Galilei para a humanidade

Quando pensamos na relevância de Galileu Galilei para a humanidade, precisamos entender que seu trabalho não trouxe apenas impactos práticos, mas também intelectuais. Apesar de ter sido um católico devoto, ele é um dos principais responsáveis pela inauguração de um pensamento científico desvencilhado da religião.

Suas contribuições levaram a uma verdadeira ruptura ontológica — isto é, sobre a essência ou natureza das coisas. Antes, todos os acontecimentos eram vistos como pré-determinados e baseados em uma credulidade quase mágica.

Com Galileu, nasceu definitivamente a visão de que o conhecimento só pode ser alcançado por meio de reflexões imparciais, observações cuidadosas e, preferencialmente, com o método experimental para comprovar teorias. Isso levou a um desenvolvimento acelerado dos diversos campos do saber.

O florescimento das ciências modernas

Por esses motivos, o florescimento das ciências modernas pode ser considerado um dos maiores legados de Galileu Galilei. Algumas das disciplinas científicas e pensamentos que de desenvolveram com influência direta ou indireta da Revolução Científica e o método galileano foram:

  • as leis do movimento planetário, de Johannes Kepler (1571-1630);
  • a Filosofia Mecânica e o método cartesiano, de René Descartes (1596-1650);
  • a Teoria da Evolução, de Charles Darwin (1809-1882);
  • as Ciências Sociais e Humanas, como a Linguística, a Sociologia e a Economia.

Veja aqui outras dicas incríveis!

Ao compor o seu plano de estudos para vestibular, você pode estudar mais sobre a Revolução Científica, o nascimento da Idade Moderna e outros acontecimentos históricos no Trilha do Enem! Trata-se de uma plataforma de estudos gratuita e repleta de materiais de qualidade para sua preparação, incluindo videoaulas, exercícios e simulados.

Outra dica é aproveitar mídias como filmes e podcasts para estudar para o Enem. No Escriba Café, por exemplo, você encontra diversos materiais interessantes. Um deles é o conteúdo sobre a Peste Negra, outro fator importante para o enfraquecimento da Idade Média e preparação do terreno para o Renascimento e a Revolução Científica.

Diante dessa leitura, você aprendeu a enorme relevância de Galileu Galilei para o mundo como conhecemos hoje, não é? Ele e outros nomes importantes mudaram a História e o desenvolvimento do mundo. Por isso, vale muito a pena continuar sua jornada de conhecimento estudando sobre essas grandes personalidades!

Então, continue pelo blog e confira um guia sobre como organizar e priorizar as matérias do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.