Resumo da Idade Média para o Enem: 4 tópicos que não podem faltar

resumo idade média enem

A Idade Média foi um período importante para história do Ocidente e, portanto, para a constituição da nossa cultura e organização política. São aproximadamente mil anos de história que, embora alguns denominem como sendo a “Idade das Trevas”, foram responsáveis por grandes conquistas para a humanidade, entre elas as próprias instituições de ensino superior.

Devido à importância e complexidade do período, o tema é bastante cobrado no Enem e no vestibular de algumas instituições. Dessa forma, é fundamental que o aluno faça da Idade Média um resumo para lembrar dos tópicos centrais e se dar bem nas provas.

Tendo isso em vista, elencamos algumas dicas de como estudar a Idade Média para que você alcance resultados satisfatórios no Enem. Não deixe de conferir!

Por que é importante fazer resumo sobre a Idade Média?

Conforme já introduzido, a Idade Média se traduz em um período muito extenso da história. São diversos os fatos ocorridos ao longo de cerca de dez séculos. Isso, por sua vez, permite que o tema seja cobrado de formas bastante variadas na prova do Enem.

Ao fazer um resumo sobre as principais características e os acontecimentos centrais da Idade Média, portanto, o aluno poderá fixar o conteúdo com maior facilidade, além de estudar o tema de maneira organizada e seguindo a cronologia dos acontecimentos.

Vale lembrar que a elaboração de resumos é importante para retomar o conteúdo ao longo do ano até o dia da prova e, também, para revisar os pontos mais cobrados na véspera do exame.

Quais os 4 principais tópicos da Idade Média no Enem?

A busca pela aprovação no ensino superior gera, sem dúvidas, muita pressão no vestibular e no Enem. Vale lembrar, no entanto, que com estudo e dedicação é possível chegar preparado ao final do ano. Em relação ao tema da Idade Média no Enem, o aluno deverá passar por alguns tópicos fundamentais, registrando-os em seu resumo. Confira quais são eles!

1. Queda do Império Romano

O período da Idade Média se inicia justamente a partir da queda do Império Romano do Ocidente, que ocorre no ano 476 d.C. Ao longo desse processo de enfraquecimento, invasões por povos bárbaros foram uma constante por todo o território, o que fez com que parte da população se direcionasse às extensões rurais do antigo império, fugindo da fome e da violência. O tópico, portanto, é fundamental para compreender o cenário do início da Alta Idade Média.

2. Feudalismo

A partir desse processo de ruralização, os sobreviventes do fim do Império Romano do Ocidente começaram a se reunir em feudos, onde se localizavam as antigas propriedades dos patrícios. Em troca de alimento e proteção, a população passou a trabalhar para um senhor feudal. O Feudalismo viveu seu auge na Alta Idade Média. As principais características desse sistema foram a descentralização política e as relações fundadas na fidelidade, na produção e no trabalho servil.

Tour pela prova do Enem

3. Consolidação do Império Bizantino

No período em que o Império Romano agonizava nas mãos dos bárbaros e dos maus gestores, o território foi dividido em dois na tentativa de mantê-lo sólido: Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente. Ao passo que o lado ocidental declinou, consolidando o Feudalismo, o oriental sobreviveu e foi marcado por dois grandes e fortes impérios. Um deles foi o Bizantino. O fim da Idade Média, inclusive, se encerra a partir da tomada da capital desse império pelos turco-otomanos, no ano de 1453.

4. Consolidação do Império Árabe

Após a morte do profeta Maomé no ano 632 e os povos árabes terem sido unificados, houve uma expansão islâmica significativa nos territórios europeus. No contexto da guerra santa, os islâmicos puderam dominar territórios ao norte da África e na península ibérica da Europa Ocidental. Essa dominação se deu por aproximadamente 800 anos e, por essa razão, tem relevante significado para a composição da história da Idade Média.

Como fazer um bom resumo do conteúdo?

Como visto, é importante fazer um resumo da Idade Média para compreender os tópicos abrangentes que podem ser cobrados no dia do exame. Para entender melhor como organizar as ideias no papel, após conferir o edital do Enem, confira as dicas a seguir!

Conheça bem a matéria

Para fazer um bom resumo é importante, primeiramente, saber o que é a Idade Média e conhecer em detalhes o período. A leitura aprofundada de cada tópico da matéria é, nesse sentido, fundamental para compreendê-la na sua totalidade. O ideal é que diferentes fontes de conhecimento sejam buscadas, desde textos da época até livros de história e videoaulas.

Selecione conceitos importantes

Após estudar a matéria, é importante destacar conceitos e fatos relevantes para começar a organizar as suas ideias. Escolher marcos históricos em ordem cronológica, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para fixar o conteúdo de forma didática e facilitar o estudo pelo resumo.

 Destaque termos relevantes

Sabemos que o resumo, muitas vezes, fica extenso devido à complexidade da matéria. Uma dica para torná-lo mais acessível é destacar com uma caneta marca texto os termos mais importantes. Vale, ainda, fazer tópicos, enumerar ideias e colocar lembretes rápidos para que a visualização do conteúdo seja mais fácil e tudo fique mais coeso.

Organize uma linha do tempo

Por último, se desejar, é possível desenhar uma linha do tempo ao final do resumo para se localizar com maior facilidade. Nela, poderão ser destacados os fatos mais importantes a serem lembrados na hora da prova. Também por meio de indicações, a leitura poderá se orientar de maneira mais simples e fluida.

Fazer um resumo da Idade Média é fundamental para tornar o estudo sobre o tema mais fácil. O conteúdo, afinal, costuma aparecer bastante no Enem e em vestibulares por todo o país, tendo em vista a sua extensão e relevância para a história da humanidade.

Para aprofundar os conhecimentos e organizar o resumo de maneira simplificada, vale acessar a Trilha do Enem. Por meio do site, o aluno consegue receber planos de estudo personalizados, fazer simulados e assistir videoaulas para se preparar para a prova.

Gostou das nossas dicas? Que tal ler mais sobre como se dar bem nos exames? Confira agora um passo a passo completo e saiba como se preparar para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados