Sistema solar: tire 9 dúvidas sobre o assunto

sistema solar

Um dos temas mais complexos e fascinantes da Física é a Astronomia, principalmente pela grandeza das observações e medidas. Além disso, também é um tema muito recorrente nas provas do Enem ou vestibular. De todos os assuntos, os mais frequentes são os que abordam o sistema solar e as interações gravitacionais.

Assim, é fundamental estudar esse conteúdo em ano de vestibular. Para isso, é importante que o estudante seja capaz de reconhecer todos os planetas, as características principais, a ordem de posicionamento e os seus nomes. Além disso, é interessante que o aluno conheça as principais constelações e as indicações que elas podem fazer a respeito da vida na Terra.

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Explorando o nosso sistema solar! 🌌🚀 De planetas fascinantes a mundos misteriosos, venha descobrir o que o cosmos guarda para nós! #ExplorandooCosmos #SistemaSolar #CuriosidadesEspaciais ♬ som original – Dicas para o vestibular!

Se você tem dúvidas sobre o que cai no Enem, quer saber o que é sistema solar e as principais dúvidas sobre o assunto, não perca o nosso post. Por aqui, vamos responder às seguintes questões:

  • Qual a origem do sistema solar?
  • Quais foram os principais teóricos sobre o sistema solar ao longo da história?
  • Quais os planetas do sistema solar?
  • Qual o maior planeta do sistema solar?
  • Quais os planetas mais perto do Sol?
  • Como está a tecnologia de exploração do espaço até o momento?
  • Qual o papel da Lua no sistema solar?
  • Quais as principais constelações e o papel delas?
  • Como é o movimento de rotação da Terra?

Boa leitura!

1. Qual a origem do sistema solar?

O sistema solar surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos. Segundo uma das teorias principais aceitas pelos cientistas, conhecida como hipótese nebular, a formação ocorreu a partir de um colapso gravitacional de uma nuvem molecular, conhecida como Nebulosa Solar.

Sob ação do próprio peso, essa nuvem achatou-se, transformando-se em um disco, formando-se o Sol no centro. Dentro desse disco, teve início um processo de aglomeração de materiais sólidos que, ao colidirem entre si, deram lugar a corpos maiores, os outros planetas.

A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que existia entre eles e o Sol. Longe do astro, em que a temperatura era baixa, os planetas apresentam mais matéria gasosa do que sólida. Ao contrário, nos planetas perto dele, o gelo evaporou, restando somente metais e rochas.

2. Quais foram os principais teóricos sobre o sistema solar ao longo da história?

Ao estudar o sistema solar para o Enem, é importante conhecer também os principais teóricos ao longo da história.

Isaac Newton

Newton foi um importante astrônomo que descreveu como os corpos conseguem se manter em órbita. Ele concluiu que, para os planetas descreverem órbitas ao redor do Sol, eles precisam estar sujeitos à força centrípeta. Assim, ao perceber esse fato, ele admitiu que as suas leis do movimento poderiam ser aplicadas aos corpos celestes.

É importante estudar também as variações como acelerações, movimento uniforme variado, movimento uniforme, entre outros.

Nicolau Copérnico

Para Copérnico, a Terra move-se em torno do Sol, além de apresentar hipóteses de que a Terra era móvel, fato que foi confirmado por Galileu Galilei. O astrônomo ordenou também os planetas de acordo com as distâncias em relação ao Sol, concluindo que a velocidade orbital é maior quando menor a órbita.

Galileu Galilei

O físico Galileu Galilei realizou uma grande contribuição para o ramo da Astronomia ao inventar o seu próprio telescópio. Ele o apontou para o céu, com a finalidade de explorar o universo.

Tour pela prova do Enem

O aparelho foi um instrumento revolucionário para a época, principalmente para a ciência, já que contribuiu de forma significativa para o aprimoramento da capacidade de observação do olho humano. Com o telescópio, o físico descobriu 4 dos 69 satélites de Júpiter, provou que a Terra gira em torno do Sol e comprovou a teoria heliocêntrica.

3. Quais os planetas do sistema solar?

Outro tema muito cobrado em relação ao sistema solar no vestibular são os planetas que o compõem. Ele apresenta 8 planetas, e os principais deles são:

  • Mercúrio: é o menor dos planetas e é constituído por ferro;
  • Vênus: é mais quente que Mercúrio e a sua atmosfera é composta por nitrogênio e dióxido de carbono;
  • Terra: único planeta que apresenta condições adequadas para o surgimento da vida. A última camada é composta por magnésio, ferro, alumínio e rochas;
  • Marte: apresenta uma cor avermelhada em decorrência da grande quantidade de óxido de ferro no solo;
  • Júpiter: é formado por vários gases, liberando muita energia para o espaço;
  • Saturno: apresenta anéis ao seu redor que são provenientes de antigas luas;
  • Urano: foi considerado por muito tempo uma lua;
  • Netuno: apresenta grande quantidade de gás metano na atmosfera;
  • Plutão: deixou de ser considerado planeta em 2006, passando a ser um planeta anão.

4. Qual o maior planeta do sistema solar?

O maior planeta do sistema solar é Júpiter, com um diâmetro equivalente a 139.822 km. O hidrogênio é o principal gás composto, e o planeta apresenta 79 satélites conhecidos. O movimento de rotação leva cerca de 9 horas e 55 minutos, e a temperatura chega a 150 graus Celsius.

5. Quais os planetas mais perto do Sol?

Os planetas mais perto do Sol e que fazem parte dos terrestres são:

  • Mercúrio;
  • Vênus;
  • Terra;
  • Marte.

6. Como está a tecnologia de exploração do espaço até o momento?

Em 2016, a NASA registrou uma conquista para a tarefa de redução do peso das bagagens dos tripulantes. Uma colaboração entre empresas fez com que ocorresse a criação de ferramentas e de peças para reposição no espaço, por meio de uma impressora 3D.

Esse projeto segue para uma segunda iniciativa, que é a chegada de um aparelho de reciclar à Estação Espacial para auxiliar na completação do ciclo do plástico a bordo. Isso pode aumentar a sustentabilidade e a autonomia da viagem espacial, e os avanços podem proporcionar uma exploração mais consciente e sustentável.

7. Qual o papel da Lua no sistema solar?

A Lua é o satélite natural da Terra. Ela apresenta um movimento de rotação e de revolução, que é o giro que ela dá em torno do nosso planeta. Devido a esse movimento, ela apresenta quatro fases: minguante, cheia, crescente e nova.

A Lua também realiza um movimento de translação, girando em torno do Sol junto à Terra, o que permite os eclipses lunar e solar. As fases da Lua têm influência nas marés, já que, quando a Lua e a Terra estão próximas, a força gravitacional é maior.

8. Quais as principais constelações e o papel delas?

As constelações representam conjuntos de estrelas em uma determinada região do céu. As principais que existem no universo e podem ser vistas da Terra são:

  • Ursa Menor;
  • Ursa Maior;
  • Fênix;
  • Constelação de Órion;
  • Cão Menor;
  • Cão Maior;
  • Cruzeiro do Sul;
  • Andrômeda.

Conhecer a localização das estrelas antigamente era interessante para a vida, já que as pessoas usavam o céu na agricultura, a fim de observar a mudança das estações do ano, e na navegação, como ponto de localização.

Atualmente, as constelações são usadas para identificar a direção e para reconhecer o céu em análises espaciais.

9. Como é o movimento de rotação da Terra?

O movimento de rotação é ao redor do seu próprio eixo. O movimento acontece no sentido anti-horário e tem duração de cerca de 24 horas. Graças ao movimento de rotação, a luz do sol vai iluminando progressivamente diferentes áreas, resultando na sucessão de noites e de dias nos vários pontos da superfície da Terra.

Como vimos, o sistema solar é um tema muito recorrente nos vestibulares e no Enem. Para que você fique atento às possíveis notícias que envolvem descobertas, não deixe de acompanhar as atualizações da NASA e do Ministério de Ciência e Tecnologia. Além disso, acesse o site Trilha do Enem para receber um plano de estudo individualizado e continuar se aprofundando no assunto!

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba quais são os possíveis temas de redação do Enem 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados