Foto no Enem: para que serve e como colocar?

foto enem

Vai fazer o Enem? Saiba que é preciso enviar uma foto de identificação para fazer sua inscrição! A novidade do Exame Nacional do Ensino Médio surgiu em 2019, mas passou a valer para todo mundo só em 2020. Para pedidos de isenção ou para se inscrever, o candidato precisa incluir, entre outros documentos enviados à plataforma, um arquivo de sua própria imagem.

No momento da inscrição, que é realizada pela internet, na Página do Participante do Enem, é necessário informar alguns documentos de comprovação da identificação do candidato, como número do CPF e da carteira de identidade.

Agora, o cadastro da foto do Enem também é obrigatório, mas muito simples de fazer. Continue lendo para saber mais sobre o assunto e não correr o risco de errar na inscrição!

Afinal, para que serve a foto do Enem?

Com o objetivo de garantir a transparência das informações e a veracidade dos dados, o Inep (Instituto Educacional Anísio Teixeira), órgão que regulamenta o Enem, passou a exigir de todos os candidatos uma foto para inscrição no exame.

Essa medida visa, ainda, facilitar a mudança do Enem impresso para a modalidade digital, em que todos poderão fazer as provas online. Isso deverá acontecer progressivamente até 2026. Até lá, ocorrem ambas as provas: Enem Digital e impresso.

A foto virá impressa no cartão de respostas — ou aparecerá na tela do candidato que optar pela versão digital do exame. Bacana, não é? Dessa forma, no dia da prova, sua identificação será mais ágil, e o eventual erro de troca da folha de respostas entre candidatos será, definitivamente, evitado.

Desde quando o Enem foi criado, em 1998, várias modificações vão surgindo, e a edição de 2020 trouxe essa obrigatoriedade da identificação visual do candidato como mais uma forma de segurança para todos os envolvidos no exame. Então, atente a esse quesito e garanta sua participação nos programas governamentais para acesso ao ensino superior, como Sisu e Prouni.

Prazo para envio

Não é preciso enviar a foto exatamente na data da inscrição, mas também não pode deixar para a véspera do Enem. O Inep estipula uma data limite para inserção — ou alteração da foto enviada anteriormente — a fim de evitar sobrecarga no sistema.

Em 2020, o prazo para enviar a foto foi prorrogado para 8 de outubro. É bem provável que, com o passar dos anos — e a ampliação do número de edições anuais do Enem —, esse período seja reduzido até se limitar ao período de inscrição.

Características da foto

Ah, mas não é “qualquer foto” que pode ser enviada para o Enem, viu? Nada de selfies bonitinhas que você posta nas redes sociais, combinado? A foto do Enem tem que lembrar mais as antigas fotos 3×4, próprias para documentos desse tipo.

O objetivo aqui é identificar o participante, por isso, de acordo com o site do Enem, a imagem deve ser:

  • atual;
  • nítida;
  • individual;
  • colorida;
  • em fundo branco.

Preste atenção para captar a parte que vai dos ombros até a cabeça. O importante é que seu rosto apareça nitidamente na imagem, com foco. Nada de fotos tremidas ou borradas, muito menos com fundos coloridos ou estampados.

Itens proibidos

Como a imagem deve ser limpa, mostrando bem o rosto do candidato, valem as regras do local da prova do Enem, como não usar alguns artigos de chapelaria ou óculos de sol. Veja a seguir o que não pode aparecer na sua foto.

Tour pela prova do Enem

Óculos escuros

Apenas óculos com lentes transparentes podem ser usados para tirar a foto do Enem. Mesmo aquelas armações mais coloridas e extravagantes devem ser evitadas.

Se você usa óculos de grau com lentes escuras, não custa nada retirar o acessório por alguns segundos e fazer a foto, concorda? Isso vai evitar um trabalhão se o Inep não aceitar sua fotografia.

Boné

Nem boné nem nada que esconda parte do rosto ou da cabeça do candidato. Lembre-se de deixar de lado seu companheiro preferido de todas as horas e aparecer bem na foto do Enem.

Chapéu

Como dissemos, nenhum tipo de acessório que cubra a cabeça, como viseira, gorro ou um chapéu discreto. Caso o candidato insista, terá sua foto recusada e precisará enviar um novo arquivo.

Tipo de arquivo

Para garantir que sua foto seja recebida com sucesso junto à sua inscrição, o arquivo da foto do Enem deve ter no máximo 2 MB.

Não pode ser em qualquer formato também: apenas arquivos em JPEG e PNG serão aceitos. Portanto, nada de mandar a foto em PDF, combinado?

Em caso de dúvidas, o Inep disponibiliza uma Central de Atendimento específica, por meio do número 0800 616161.

Como inserir a foto do Enem?

Na página do participante Enem, entre com seu login do portal gov.br. Ao entrar no Portal do Candidato, clique em “Inserir foto”, e aparecerá uma mensagem avisando que a imagem poderá ser usada para fins de identificação pelo Inep. Também vai aparecer uma caixa para incluir o arquivo, onde se lê “Escolha sua foto”.

Depois, clique em “Próximo” e finalize essa etapa. Depois de tudo prontinho com a sua inscrição, dedique-se a uma rotina de estudos eficiente e, antes de sair para a prova, veja o que levar para o Enem e o que deve ser deixado em casa.

Tudo pronto? Chegou a hora!

Como você pôde ver até aqui, inserir a foto do Enem para sua inscrição não é nenhum bicho de sete cabeças! Quem tem um pouquinho de familiaridade com o celular vai fazer isso como se estivesse publicando um post no Instagram. É bem fácil!

A dificuldade que pode aparecer é em relação à capacidade da plataforma em receber os arquivos, que, embora devam ter no máximo 2 MB, estamos falando de mais de 5 milhões de candidatos! Portanto, não deixe para colocar sua foto muito perto do fim do prazo para não correr o risco de enfrentar um congestionamento no site do Enem.

Depois de fazer as provas e ter seu resultado em mãos, você pode utilizá-lo como substituição do processo seletivo em instituições particulares, sabia? Inscreva-se no vestibular online das nossas faculdades parceiras agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados