O que é o INEP e qual a sua responsabilidade?

oqueeoinepequalasuaresponsabilidade

Se existe algo que faz parte da vida de todos os estudantes brasileiros, mas muitos sequer sabem o nome, sem dúvidas é o INEP! Pode acreditar: seja você um estudante se preparando para prestar vestibular ou caso já esteja em um curso de graduação, ele tem uma grande relevância na sua vida acadêmica.

Pensando nisso, hoje vamos contar exatamente tudo que você precisa saber sobre esse instituto que, junto ao MEC, cria medidas essenciais para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Confira!

O que é o INEP?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mas conhecida apenas como “INEP“, foi criado há mais de oitenta anos e é praticamente um braço direito para o Ministério da Educação (MEC). Isso porque é o instituto que carrega a responsabilidade de atuar nas ações educacionais que acontecem no Brasil, de forma a ajudar no desenvolvimento do país.

Além disso, o INEP e o Enem andam juntos: organizar e aplicar a prova são funções desse órgão. Ou seja, sem ele, você provavelmente não poderia fazer a prova que é considerada uma das maiores portas de entrada para os cursos de graduação! E não é só de ensino superior que vive a educação, não é mesmo? Por isso, auxiliar nas políticas do ensino básico também faz parte da lista de atividades dessa instituição.

Quando o INEP foi criado?

Inicialmente chamado de Instituto Nacional da Pedagogia, ele foi criado em janeiro de 1937 e, desde então, passou por mudanças que o tornaram cada vez mais relevante para o ensino na Brasil. Foi em 1972 que ele passou a ter características semelhantes às que tem hoje: se transformou em um órgão de pesquisas e, desde então, a partir dele foi possível realizar levantamentos sobre os parâmetros educativos no Brasil.

Hoje em dia, além de estar diretamente relacionado ao Exame Nacional do Ensino Médio, o INEP também está associado a outras provas e indicadores de qualidade educacional no país, como o ENADE e os sistemas de avaliação das faculdades.

Tour pela prova do Enem

Qual a função dessa instituição?

Como você já sabe, o INEP é responsável pela organização e aplicação do ENEM, mas existem muitas outras funções realizadas pelo instituto. Uma delas é desenvolver o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que é aplicado aos estudantes dos últimos anos de graduação e serve como uma das métricas utilizadas na avaliação que o MEC atribui a cada faculdade.

E por falar em nota do MEC, um dos critérios utilizados nesse cálculo é o Índice Geral de Cursos, uma média feita a partir do resultado da avaliação das instituições de ensino. Ou seja: o INEP também está envolvido nessa análise — e é graças a isso que você consegue saber qual faculdade é a melhor na área que escolheu.

Quer saber quais são alguns dos outros indicadores educacionais que também estão na lista de responsabilidades do INEP? Nós contamos para você:

  • Conceito Preliminar de Curso;
  • Sistema Nacional da Educação Básica;
  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica;
  • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;
  • Avaliação externa das faculdades.

Portanto, a regra é clara: onde tem educação, tem INEP!

Qual a importância do INEP?

Depois de saber como essa instituição funciona e tudo que a envolve, pode ser que esteja se questionando como o INEP pode interferir na sua vida de estudante e na sua carreira profissional, certo? E a verdade é que a importância desse órgão vai além do óbvio!

O fato é que os dados e índices divulgados por meio das pesquisas feitas pelo instituto permitem que o sistema educacional brasileiro passe por mudanças e evolua com o decorrer dos anos. Acima disso, há também a fiscalização dos cursos de graduação. Com isso, na hora de escolher a sua faculdade, você pode levar em consideração as métricas do INEP para que possa estudar em um local que ofereça a estrutura necessária para a sua formação e um ensino de qualidade.

Agora que entendeu exatamente para que serve essa instituição, outra coisa muito importante é que você se dedique aos estudos na faculdade, afinal, as chances de usar o ENEM a seu favor são bem altas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 79

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados