O que levar para o Enem? Quais itens são permitidos e proibidos?

oquelevarparaoenemquaisitenssaopermitidoseproibidos

O ano de vestibular chega e, com ele, surge uma série de preocupações: é preciso estudar todas as matérias, praticar a redação com frequência, fazer revisões, sem contar a necessidade de equilibrar entre estudar sozinho com as outras tarefas do dia a dia. Com tudo isso, é comum deixar alguns questionamentos em segundo plano, como o que levar no dia do Enem, quais itens são proibidos e o que é obrigatório para que você consiga fazer a prova.

Se você só lembrou de tudo isso agora, sem problemas! Nós estamos aqui justamente para isso: vamos contar, com detalhes, o que pode e o que não pode levar nos dias do exame, para que você fique de olho. Confira!

O que é obrigatório para realizar a prova?

A primeira coisa que precisa aparecer na sua lista de itens obrigatórios para conseguir fazer a prova do Enem é o seu documento original com foto. Se você não levar, já pode dar adeus às chances de participar do Exame Nacional do Ensino Médio, pois é necessário apresentá-lo antes mesmo de começar a prova.

Não sabe quais são os documentos válidos? Tudo bem, fizemos uma lista para facilitar sua vida:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação dentro do período de validade;
  • Certificado de Reservista;
  • Carteira de Trabalho.

Então, já sabe: nada de levar o CPF, título de eleitor ou a carteirinha da estudante, certo? É preciso levar um dos documentos da lista e tem que ser sua versão original.

Além do documento, você precisa de alguma coisa para marcar suas respostas na prova e, também, para escrever a sua redação. Sabe do que estamos falando? Exatamente isso: a caneta! Porém, não pode ser qualquer uma. O Enem permite apenas o uso de caneta esferográfica com tinta preta e o corpo dela (ou seja, o tubo que protege a tinta) precisa ser transparente. Sendo assim, nada de canetas coloridas ou com corpo opaco!

Tour pela prova do Enem

O que é permitido durante o Enem?

Já separou tudo que é obrigatório? Ótimo, agora é a vez de descobrir quais itens são permitidos nos dias do exame.

O primeiro deles é o cartão de confirmação do Enem, que é aquele documento que informa seu número de inscrição e local de prova. Apesar de não ser exigido pelos fiscais, ele pode ajudar você a lembrar qual é a sua sala de prova e, caso você tenha solicitado atendimento especial no momento de sua inscrição, essa informação poderá ser comprovada graças ao cartão de confirmação.

Você também pode levar água e um lanche, visto que é permitido comer durante a prova. Aliás, aqui vai uma dica: a água pode ser uma ótima aliada para você recuperar o raciocínio depois de responder uma boa quantidade de questões! Sendo assim, tenha uma garrafinha por perto.

Quanto ao lanche, é preciso que as embalagens dos industrializados, como biscoitos e doces, estejam lacradas para que os fiscais autorizem sua entrada na sala de prova.

O que é proibido levar para o Enem?

Agora chegou a hora daquela lista tão temida: o que você não pode, em hipótese alguma, utilizar durante o Enem. Confira a lista:

  • celular;
  • calculadora;
  • folha de rascunho;
  • bonés ou gorros que cubram a cabeça;
  • óculos escuros;
  • aparelhos eletrônicos em geral, como tablets e iPad;
  • relógios;
  • lápis;
  • borrachas;
  • canetas que não sejam pretas e de tubo transparente.

Caso você esteja com seu celular, será preciso deixá-lo dentro do porta-objetos que é disponibilizado pelos fiscais, que deverá ficar lacrado e guardado sob a mesa durante todo o período da prova.

Agora que você já sabe tudo que precisa levar no Enem, compartilhe esse post em seu Facebook ou envie-o para seus amigos por outras redes sociais. Assim, você também vai ajudar quem não faz ideia do que pode e o que não pode levar no dia da prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados