Como funciona a página do participante do Enem?

casal conferindo a página do participante enem

O que você sabe sobre a página do participante do Enem? Todo estudante que pretende ingressar em uma faculdade e fará o Exame Nacional do Ensino Médio precisa compreender como ela funciona. Exatamente por isso, decidimos produzir este post.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 6 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova em 2020. São milhões de mulheres e homens que sonham com uma graduação superior e que se preparam o ano inteiro para alcançarem a aprovação.

Contudo, além de estudar, é fundamental conhecer bem a página do participante do Enem. Continue a leitura e saiba tudo sobre ela!

O que é a página do participante do Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de acesso para o ensino superior no Brasil. Por meio de uma prova unificada, aplicada em todo o país de forma simultânea, milhões de estudantes disputam vagas nas principais faculdades públicas e particulares brasileiras.

A página do participante do Enem é o ambiente virtual em que o estudante consegue acessar todas as informações sobre a prova. Ou seja, um site em que ele pode, de forma rápida e simples, encontrar dados importantes para sua aprovação.

Página do participante do Enem: para que ela serve?

O estudante que decide fazer a prova do Enem pode encontrar tudo o que precisa em um só lugar. Aliás, é exatamente para isso que serve a página do participante.

Nela, é possível acessar informações essenciais e, ainda, tirar suas dúvidas. Dessa forma, o candidato poderá se dedicar aos estudos sem se preocupar com imprevistos. Veja alguns dos dados e ações que podem ser conferidos na página:

  • realização da inscrição;
  • solicitação de isenção no Enem;
  • solicitação da guia de pagamento da inscrição;
  • acesso aos dados preenchidos no ato da inscrição;
  • informações de contato, como endereço;
  • data da prova;
  • local da prova;
  • acesso à nota do Enem;
  • espelho da redação.

Sendo assim, essa página na internet é o seu principal canal de comunicação com o Inep, o órgão responsável pela realização da prova. Afinal, ela reúne todos os serviços e as informações que o candidato precisa antes e depois do exame.

Como acessar a página do participante?

Decidiu fazer a prova do Enem? Então, além de estudar bastante, é preciso acessar a página do participante para realizar a inscrição e conferir uma série de informações importantes, como a data das provas.

Afinal, como fazer isso? O processo é bem simples e pode ser realizado em poucos minutos. Confira o nosso passo a passo!

Passo 1: Vá até o portal do Inep

O primeiro passo para ter acesso à página do participante do Enem é acessando o portal do Inep. Em seguida, você deve clicar em “Página do Participante”.

Passo 2: Encontre o que precisa

Depois de clicar em “Página do Participante”, o sistema abrirá uma nova página em que é possível conferir, por exemplo, o cronograma da próxima prova, as orientações e as dúvidas frequentes, além de fazer a inscrição.

Passo 3: Faça login na página do Enem

Agora você deve responder a um desafio de segurança e informar o número de CPF cadastrado na hora de fazer sua inscrição, inclusive de anos anteriores. Em seguida, basta clicar em “Enviar” e conferir todas as suas informações na página do participante.

Tour pela prova do Enem

Como ter acesso ao portal do Enem pelo aplicativo?

Você sabia que existe um aplicativo do Enem? Isso mesmo! Para facilitar a vida dos estudantes, o Inep criou um aplicativo, em que é possível verificar todos os seus dados e acessar a página do participante do Enem.

Ele pode ser baixado diretamente na loja de aplicativos do seu smartphone e é gratuito. Lembrando que o aplicativo é atualizado todos os anos e está disponível para Android e iOS. Portanto, pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel, o que inclui tablets.

Assim como no site, será necessário informar o seu CPF e senha pessoal para entrar na área restrita para candidatos. Assim você acompanha o cronograma das provas, recebe alertas quando a data estiver próxima e confere se está tudo certo com sua inscrição.

Como redefinir sua senha?

Quem nunca esqueceu uma senha de acesso, não é mesmo? Com tantos detalhes e informações para memorizar, é possível que você não consiga se lembrar da senha para entrar na página do participante do Enem.

Se isso acontecer, não se desespere! É possível redefini-la e voltar a conferir tudo normalmente. Isso pode ser feito em três diferentes situações:

  • candidato esqueceu a senha, mas se lembra do e-mail cadastrado;
  • candidato esqueceu a senha e o e-mail cadastrado, mas se lembra do número de celular cadastrado;
  • candidato esqueceu a senha, o e-mail e o número de celular cadastrado.

Veja, agora, como proceder em cada uma dessas situações.

Esqueceu a senha, mas se lembra do e-mail

Nesse caso, após acessar a Página do Participante, você deve informar o CPF e clicar em “Esqueci minha senha”. O próprio sistema enviará um e-mail em que será possível redefinir a senha e entrar novamente no ambiente restrito ao candidato.

Esqueceu a senha e o e-mail, mas sabe o número de celular

Assim como no primeiro caso, você deve acessar a Página do Participante, informar o CPF e clicar em “Esqueci a minha senha”. No entanto, será preciso ir em “Alterar e-mail” e responder a algumas perguntas formuladas pela Nanda, a assistente virtual da página.

Depois disso, você precisa informar o novo e-mail e confirmar a escolha. Lembrando que o acesso só será permitido se todas as perguntas forem respondidas corretamente. Essa é uma medida de segurança e evita fraudes.

Esqueceu a senha, o e-mail e o telefone celular cadastrado

Nessa situação, o candidato precisará entrar em contato com o Inep por meio do canal telefônico, no número 0800 616161.

Agora que você concluiu a leitura deste post, já sabe tudo sobre a página do participante do Enem. No vídeo abaixo, também é possível conferir mais informações sobre as inscrições no Enem:

É sempre bom reforçar que o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova muito importante para quem deseja investir em um curso superior, podendo abrir novas portas e mudar os rumos de sua vida profissional.

Por isso, prepare-se, saiba mais sobre o Enem digital 2020 e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados