O que fazer na véspera do Enem? Veja 6 dicas!

oquefazernavesperadoenemveja6dicas

Você estudou durante todo o ano para a prova que pode ser a sua porta de entrada no nível superior. Montou um cronograma e o seguiu à risca ao longo desse tempo, abdicou de momentos de lazer para fixar bem os conteúdos e se dedicou como ninguém para conseguir uma boa nota.

Agora, o grande dia está chegando — e, junto a ele, aquele frio na barriga característico e várias dúvidas. Por exemplo, o que fazer na véspera do Enem?

É fundamental entender que todo esse processo preparatório já garantiu a bagagem necessária para que você conquiste bons resultados. O que mais importa no dia anterior ao exame, então, é se cuidar física e mentalmente para dar conta da maratona que enfrentará ao prestar a prova — afinal, sabemos que ela é extensa.

Sendo assim, confira as dicas que reunimos neste post e veja como se preparar na véspera do Enem!

1. Descanse bastante

Você se lembra de todas as horas dedicadas à absorção dos conteúdos que cairão na prova, seja no curso preparatório, seja em casa, ao estudar sozinho? Pois bem, chegou a hora de tirar uma pausa e descansar. Acredite, isso fará muito bem tanto para o seu corpo quanto para o cérebro, que precisa de uma folga para operar com a capacidade máxima no dia seguinte.

Sendo assim, nada de ficar com peso na consciência e achar que o seu descanso não é merecido. Pense em toda a dedicação que teve até então. Você pode — e deve! — aproveitar a véspera do Enem com tranquilidade, de modo a potencializar ao máximo os seus rendimentos na hora da prova. A dica, então, é fazer programas relaxantes, como se deitar no sofá e assistir àquele filme leve e que renderá boas risadas.

2. Durma cedo no dia anterior

Por falar em descansar, é também essencial ter uma boa noite de sono na véspera do Enem. Entre os benefícios de dormir bem estão a redução do estresse, a ativação da memória e a melhora do raciocínio, ou seja, tudo o que você precisa para tirar a prova de letra, não concorda? Por isso, tente se deitar mais cedo — até mesmo para não acabar perdendo a hora no dia seguinte.

Caso seja dessas pessoas que têm dificuldade para dormir, não se preocupe. Focar essa questão só aumentará o seu nervosismo e espantará o sono. Tome um chá relaxante, como o de camomila, o de maracujá ou o de erva-cidreira. Em seguida, deite-se na cama e coloque o celular para despertar com antecedência, sem dar aquela espiada nas redes sociais, hein?

3. Coma uma refeição balanceada

A alimentação tem um papel importantíssimo quando o assunto é o dia anterior do Enem. Isso porque refeições pesadas, que têm tudo para causar desconforto e mal no estômago — sobretudo em um momento que, naturalmente, já desperta sentimentos de nervosismo e de ansiedade — podem acabar sendo grandes vilãs antes e durante o exame. Afinal de contas, você não quer fazer a prova se sentindo mal e perdendo, assim, o seu foco, certo?

banner de preparação para o enem 2021

Na véspera do Enem, procure adotar uma dieta mais balanceada, eliminando alimentos muito gordurosos ou ácidos. Dê preferência aos lanches leves, como as frutas, e monte pratos com alto valor nutritivo. Tente, também, não sair do que já está acostumado, experimentando comidas que você ainda não conhece. Por fim, beba bastante água e já separe a sua garrafinha para o dia da prova, pois é essencial se manter hidratado sempre.

4. Prepare seus pertences para o dia de prova

Que tal montar uma checklist com o que fazer na véspera do Enem? Assim, você garante que terá tudo do que precisa em mãos para poder entrar no local do exame e prestar a prova. Isso inclui preparar os seus pertences e já deixá-los na mochila de antemão. Acompanhe!

  • documento de identificação original com foto: como RG, habilitação, passaporte ou carteira de trabalho;
  • caneta preta com corpo transparente: busque levar mais de uma para não passar aperto;
  • cartão de confirmação do Enem: embora esse não seja um item obrigatório, é interessante tê-lo em mãos caso precise consultar informações importantes, como número de inscrição, local da prova etc.;
  • lanches: como a duração do Enem é longa, é importante que você tenha na mochila alguns lanches leves, sem falar na garrafinha de água que já mencionamos. Barrinhas de cereal e frutas como maçã ou pera são ótimas opções.

5. Evite estudar conteúdos da prova

Será que adianta estudar na véspera do Enem? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos e pode estar passando pela sua agora. Alguns candidatos acreditam que revisar todos os conteúdos no dia anterior é fundamental para manter as informações frescas na memória. Você pode aproveitar para fazer uma revisão básica, mas tendo em mente que esse não é o melhor momento para aprender o que ainda não foi aprendido.

Busque não sobrecarregar o cérebro nesse momento. Você já estudou durante um bom período e com certeza essa dedicação será refletida na hora do exame, ao conseguir realizar as questões e fazer uma ótima prova escrita.

Sendo assim, o mais indicado é não se afundar nas apostilas na véspera do Enem, mas fazer revisões e relembrar temas da atualidade, afinal, eles frequentemente são temas das redações.

6. Saia de casa e tome um ar puro

É claro que você não vai sair para a balada ou para aquele encontro na casa dos amigos na véspera do Enem, mas espairecer a mente e tomar um ar puro são aspectos essenciais para relaxar o corpo e a mente antes da prova. Por isso, que tal aproveitar o dia anterior ao exame para fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou simplesmente tomar um sorvete?

Acredite: esse foco no bem-estar faz toda a diferença. Sem falar que você conseguirá se distrair e, com isso, sentimentos negativos como o nervosismo excessivo são reduzidos.

Colocando em prática as dicas do post, tenha a certeza de que você conseguirá prestar um bom exame — com a concentração e a energia nos níveis certos para resolver as questões sem estresse ou ansiedade. Como ficou claro, não adianta estudar da véspera do Enem e sobrecarregar o seu cérebro. É importante estar descansado, confiante e com pensamento positivo. Assim, sua entrada na faculdade estará mais próxima do que imagina.

Por falar em entrada na faculdade, vale lembrar que a nota do Enem é parte do processo seletivo de várias instituições, podendo ser até mesmo o único critério para o ingresso. Então, basta escolher o curso que mais se alinha aos seus objetivos. Acesse o post e entenda!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.