O que fazer na véspera do Enem? Veja 6 dicas!

oquefazernavesperadoenemveja6dicas

Você estudou durante todo o ano para a prova que pode ser a sua porta de entrada no nível superior. Montou um cronograma e o seguiu à risca ao longo desse tempo, abdicou de momentos de lazer para fixar bem os conteúdos e se dedicou como ninguém para conseguir uma boa nota.

Agora, o grande dia está chegando — e, junto a ele, aquele frio na barriga característico e várias dúvidas. Por exemplo, o que fazer na véspera do Enem?

É fundamental entender que todo esse processo preparatório já garantiu a bagagem necessária para que você conquiste bons resultados. O que mais importa no dia anterior ao exame, então, é se cuidar física e mentalmente para dar conta da maratona que enfrentará ao prestar a prova — afinal, sabemos que ela é extensa.

Sendo assim, confira as dicas que reunimos neste post e veja como se preparar na véspera do Enem!

1. Descanse bastante

Você se lembra de todas as horas dedicadas à absorção dos conteúdos que cairão na prova, seja no curso preparatório, seja em casa, ao estudar sozinho? Pois bem, chegou a hora de tirar uma pausa e descansar. Acredite, isso fará muito bem tanto para o seu corpo quanto para o cérebro, que precisa de uma folga para operar com a capacidade máxima no dia seguinte.

Sendo assim, nada de ficar com peso na consciência e achar que o seu descanso não é merecido. Pense em toda a dedicação que teve até então. Você pode — e deve! — aproveitar a véspera do Enem com tranquilidade, de modo a potencializar ao máximo os seus rendimentos na hora da prova. A dica, então, é fazer programas relaxantes, como se deitar no sofá e assistir àquele filme leve e que renderá boas risadas.

2. Durma cedo no dia anterior

Por falar em descansar, é também essencial ter uma boa noite de sono na véspera do Enem. Entre os benefícios de dormir bem estão a redução do estresse, a ativação da memória e a melhora do raciocínio, ou seja, tudo o que você precisa para tirar a prova de letra, não concorda? Por isso, tente se deitar mais cedo — até mesmo para não acabar perdendo a hora no dia seguinte.

Caso seja dessas pessoas que têm dificuldade para dormir, não se preocupe. Focar essa questão só aumentará o seu nervosismo e espantará o sono. Tome um chá relaxante, como o de camomila, o de maracujá ou o de erva-cidreira. Em seguida, deite-se na cama e coloque o celular para despertar com antecedência, sem dar aquela espiada nas redes sociais, hein?

3. Coma uma refeição balanceada

A alimentação tem um papel importantíssimo quando o assunto é o dia anterior do Enem. Isso porque refeições pesadas, que têm tudo para causar desconforto e mal no estômago — sobretudo em um momento que, naturalmente, já desperta sentimentos de nervosismo e de ansiedade — podem acabar sendo grandes vilãs antes e durante o exame. Afinal de contas, você não quer fazer a prova se sentindo mal e perdendo, assim, o seu foco, certo?

Tour pela prova do Enem

Na véspera do Enem, procure adotar uma dieta mais balanceada, eliminando alimentos muito gordurosos ou ácidos. Dê preferência aos lanches leves, como as frutas, e monte pratos com alto valor nutritivo. Tente, também, não sair do que já está acostumado, experimentando comidas que você ainda não conhece. Por fim, beba bastante água e já separe a sua garrafinha para o dia da prova, pois é essencial se manter hidratado sempre.

4. Prepare seus pertences para o dia de prova

Que tal montar uma checklist com o que fazer na véspera do Enem? Assim, você garante que terá tudo do que precisa em mãos para poder entrar no local do exame e prestar a prova. Isso inclui preparar os seus pertences e já deixá-los na mochila de antemão. Acompanhe!

  • documento de identificação original com foto: como RG, habilitação, passaporte ou carteira de trabalho;
  • caneta preta com corpo transparente: busque levar mais de uma para não passar aperto;
  • cartão de confirmação do Enem: embora esse não seja um item obrigatório, é interessante tê-lo em mãos caso precise consultar informações importantes, como número de inscrição, local da prova etc.;
  • lanches: como a duração do Enem é longa, é importante que você tenha na mochila alguns lanches leves, sem falar na garrafinha de água que já mencionamos. Barrinhas de cereal e frutas como maçã ou pera são ótimas opções.

5. Evite estudar conteúdos da prova

Será que adianta estudar na véspera do Enem? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos e pode estar passando pela sua agora. Alguns candidatos acreditam que revisar todos os conteúdos no dia anterior é fundamental para manter as informações frescas na memória. Você pode aproveitar para fazer uma revisão básica, mas tendo em mente que esse não é o melhor momento para aprender o que ainda não foi aprendido.

Busque não sobrecarregar o cérebro nesse momento. Você já estudou durante um bom período e com certeza essa dedicação será refletida na hora do exame, ao conseguir realizar as questões e fazer uma ótima prova escrita.

Sendo assim, o mais indicado é não se afundar nas apostilas na véspera do Enem, mas fazer revisões e relembrar temas da atualidade, afinal, eles frequentemente são temas das redações.

6. Saia de casa e tome um ar puro

É claro que você não vai sair para a balada ou para aquele encontro na casa dos amigos na véspera do Enem, mas espairecer a mente e tomar um ar puro são aspectos essenciais para relaxar o corpo e a mente antes da prova. Por isso, que tal aproveitar o dia anterior ao exame para fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou simplesmente tomar um sorvete?

Acredite: esse foco no bem-estar faz toda a diferença. Sem falar que você conseguirá se distrair e, com isso, sentimentos negativos como o nervosismo excessivo são reduzidos.

Colocando em prática as dicas do post, tenha a certeza de que você conseguirá prestar um bom exame — com a concentração e a energia nos níveis certos para resolver as questões sem estresse ou ansiedade. Como ficou claro, não adianta estudar da véspera do Enem e sobrecarregar o seu cérebro. É importante estar descansado, confiante e com pensamento positivo. Assim, sua entrada na faculdade estará mais próxima do que imagina.

Por falar em entrada na faculdade, vale lembrar que a nota do Enem é parte do processo seletivo de várias instituições, podendo ser até mesmo o único critério para o ingresso. Então, basta escolher o curso que mais se alinha aos seus objetivos. Acesse o post e entenda!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados