Local da prova no Enem: como descobrir e se programar para chegar

estudante enem

O local de prova do Enem é onde o Exame é efetivamente realizado pelo candidato na data marcada pelo MEC. Se a pessoa não estiver lá no prazo estipulado para início do Exame, terá perdido praticamente um ano de estudos. Por isso é tão importante atentar para o local de prova antes do dia do Enem.

Por isso, neste artigo, você vai ficar sabendo informações essenciais para chegar ao local no horário correto e fazer as provas com tranquilidade, mesmo se optar por fazer o Enem Digital. Então, continue por aqui e faça uma boa leitura!

Por que descobrir o local de prova do Enem com antecedência?

Fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio não é tarefa fácil, não é verdade? Todos devem estar comentando sobre isso com você. O conteúdo é extenso, são horas de concentração e, mais ainda, a pressão sobre o futuro e a carreira.

Agora, imagine ter que passar pelas 90 questões em cada dia de prova e pela redação, no caso do Enem tradicional, impresso, se você não estiver bem física e emocionalmente? Complicado, não é mesmo? Ou, na pior das hipóteses, chegar ao local de prova do Enem após o fechamento dos portões e ter que adiar a entrada no curso superior por um ano? Impensável, concorda?

Para evitar problemas desse tipo, tire uma das preocupações básicas da sua mente de forma fácil: descubra o local de prova com antecedência. Para isso, verifique no cartão de inscrição do Enem onde será realizado o Exame. Fique atento, ainda, às datas de divulgação dos dados e a qualquer alteração que possa ocorrer.

Como descobrir o seu local de prova do Enem?

Essa e todas as outras informações relativas ao Enem e à realização das provas poderão ser encontradas na Página do Participante. Você deverá criar um cadastro e uma senha para acessar essa página e acompanhar sua inscrição.

É nela, também, que você consulta o local de prova e imprime o Cartão de Confirmação da Inscrição, que deverá ser levado no dia do Exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, informa, na seção 9 do Edital, que:

É de responsabilidade do participante acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de prova pelo endereço <enem.inep.br/participante>.

Portanto, não se esqueça de confirmar essas informações — inclusive porque, por causa do coronavírus e das medidas de distanciamento social, a nova data do Enem 2020 será:

Enem Impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021;
Enem Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Como se programar quando chegar a data marcada?

Sabendo previamente onde fazer a prova do Enem, o ideal é que você vá ao local uma semana antes da prova para conhecer o trajeto e verificar quanto tempo será preciso para fazer o deslocamento da sua casa até o local da prova.

Se você não for de carro, faça isso usando um aplicativo de carona, como Uber e Cabify (lembrando que o preço e a oferta poderão sofrer alterações no dia do Enem) ou os meios de transporte públicos (metrô, trem ou ônibus). Caso esteja em outra cidade, verifique no Google Maps as opções de locomoção da rodoviária ou aeroporto até o local da prova.

Muitos estudantes acham que chegar ao local da prova bem cedo, ainda no início da manhã, e ficar esperando na porta da instituição é a melhor maneira de evitar atrasos e estresse devido ao deslocamento. Porém, isso também não é recomendado, já que pode causar cansaço pelo tempo excessivo de espera e pelo desconforto de ficar fora de casa durante várias horas.

Por isso, programe-se para chegar com uma ou duas horas antes do horário de abertura dos portões, ok? Assim, se houver qualquer imprevisto, você ainda chegará a tempo de iniciar a prova com tranquilidade.

E qual hora é essa? Segundo o Edital do Enem 2020 impresso, os portões serão abertos às 12h e fechados rigorosamente às 13h. Atenção: depois desse horário ninguém poderá entrar!

Depois de entrar, você ficará até as 13h30 aguardando o início da prova. Esse é o tempo necessário para a organização das salas e do material a ser distribuído aos candidatos (cadernos e folha de redação).

Como analisar o trânsito no dia da prova?

Mesmo que você já tenha feito uma simulação do deslocamento de casa até o local de prova, é importante que, no dia do Exame, o mesmo trajeto seja seguido. Não é o momento de testar o novo caminho indicado pelo GPS nem de seguir a dica da sua avó sobre o melhor caminho para o bairro X.

Lembre-se, ainda, de que muita gente estará nas ruas com o mesmo objetivo que você: chegar ao local de prova Enem. E no mesmo horário! Tudo isso, por si só, já é suficiente para criar um caos e um congestionamento enorme no trânsito.

Então, com o percurso já conhecido, as opções de trajeto delimitadas e muita calma, faça o deslocamento no prazo estimado e você chegará sem estresse para fazer suas provas, combinado?

Então, retomando: para saber como descobrir o local de prova do Enem, basta consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição e, pelo menos uma semana antes da data da prova e visitar a instituição onde será realizado o exame.

No dia do Enem, de posse de caneta de tinta preta (tem que ser feita com material transparente), de documento de identificação, de cartão de inscrição do Enem, de um lanchinho (que ninguém é de ferro) e de uma garrafinha de água, você estará preparado para responder às questões e elaborar a redação!

Um lembrete: mesmo que você opte pelo Enem Digital, será preciso se deslocar para o local de prova. O Inep não vai permitir realizar o exame de um computador particular.

Agora, se você quiser fugir dos problemas que as provas presenciais geram, pode procurar fazer um vestibular online! Veja como funciona, para quais cursos está indicado e quais são as vantagens de fazer as provas no conforto da sua casa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: