Preguiça de estudar? 5 dicas para superar

homem com preguiça de estudar

Por mais dedicado que um estudante seja, atire a primeira pedra aquele que nunca sentiu preguiça de estudar. Todo mundo já passou por isso em alguns momentos, não é mesmo? Mesmo tendo uma rotina de estudos sólida, procrastinar é comum. A questão é que, para conseguir alcançar seus objetivos no final (ou no meio) do ano, é preciso vencer esse inimigo.

A boa notícia é que é absolutamente possível vencer a preguiça! Para isso, é essencial colocar em prática, o quanto antes, algumas atitudes que ajudem a derrotar a procrastinação e a manter o foco nas metas de estudo semanal. Para ajudá-lo a vencer esse desafio, neste post trouxemos dicas para sentir menos preguiça na hora de estudar!

Pronto para aprender tudo o que precisa para ter motivação para estudar e alcançar os melhores resultados no Enem e nos vestibulares? Então, vamos lá!

Chame para si a responsabilidade

O primeiro passo para vencer a tão temida preguiça de estudar é chamar para si a responsabilidade. Na prática, isso quer dizer que é importante entender que você é o único responsável por cumprir seu plano de estudos para vestibular.

Seguir à risca o que planejou é algo que apenas você pode fazer. Por isso, nada de colocar a responsabilidade pelos seus estudos na família, no cursinho, nem no trabalho. É importante se organizar para conseguir estudar o que precisa. É natural que em determinados dias você se sinta desanimado e tentado a assistir uma série no computador em vez de mergulhar nos livros.

Isso acontece com todo mundo. Só é importante entender que você se responsabiliza por abrir mão daquelas horas de estudo para o lazer e se compromete a compensá-las no futuro, quando estiver se sentindo melhor. É fundamental, também, não tornar isso um hábito. Esses dias devem ser exceções, combinado?

Motive-se

Outra dica para vencer de vez a preguiça para estudar é buscar formas de se automotivar. Isso varia de pessoa para a pessoa. Se você, por exemplo, adora pedir uma pizza, mas evita fazer isso a todo momento para economizar, por que não se dar um delivery de presente quando cumprir a sua meta de estudos da quinzena?

Certamente sua motivação para sentar e se dedicar aos estudos aumentará quando você pensar no presente que se dará, caso atinja o objetivo que determinou. Pequenas recompensas, como uma hora de videogame depois de uma sessão de estudos de uma matéria particularmente difícil, também ajudam a manter a motivação em dia.

O importante para se manter sempre motivado é saber que para todo esforço há algum tipo de recompensa, por mais singela que seja. Fazer esses pequenos acordos com você mesmo é essencial para se manter estimulado e não esquecer do grande objetivo, que é passar no vestibular ou mandar bem no Enem.

Pratique exercícios físicos

Você faz parte do grupo de pessoas que luta para diminuir o sono durante os estudos? Então, uma dica indispensável para você é investir na prática de exercícios físicos para manter a energia lá em cima! O primeiro passo é escolher uma atividade que gosta. Práticas como treinamento funcional, Yoga e Pilates podem ser feitas, até mesmo, dentro de casa!

Depois, separe uma hora do seu dia para se dedicar a exercícios físicos. Mesmo quem não tem muito tempo pode investir, pelo menos, 20 minutos em práticas como abdominal, flexões e afins. O importante é não deixar o corpo parado.

Além de ser excelente para sua saúde, a prática de atividades físicas reduz o estresse, aumenta a concentração e ajuda a vencer a falta de foco que, muitas vezes, leva à preguiça de estudar. Além disso, os movimentos aumentam a temperatura corporal, o que ajuda a dissipar o sono.

Por isso, organize sua rotina de forma a sempre ter alguns minutos para praticar exercícios, de preferência, antes de sentar para estudar.

Separe um tempo para relaxar

Separar um tempo para relaxar e fazer o que gosta também é uma maneira de vencer a preguiça de estudar, sabia? Uma rotina organizada e produtiva significa ter horários bem-definidos, em que o tempo para cada atividade é delimitado.

Com isso em mente, na hora de criar sua agenda, sempre separe blocos de tempo para atividades de lazer, como assistir TV, ouvir música e papear com os amigos. Ter algumas horas do dia para fazer isso evita que você adie o momento de estudar porque está navegando em redes sociais ou jogando conversa fora.

Para melhores resultados, torne sagrados os seus momentos de relaxamento! Não abra mão deles e se certifique de que estão anotados na sua agenda de estudos para não esquecer.

Mantenha-se organizado

Muitas vezes, a preguiça de estudar aparece a todo momento por pura falta de organização. Como não sabe exatamente a matéria que precisa ler no dia ou não tem ideia por onde começar a estudar, o estudante acaba deixando a atividade para depois e vai fazer outra coisa mais agradável e menos confusa.

Não deixe a desorganização atrapalhar seus estudos. Crie um cronograma e respeite os horários que separou para cada matéria. Nesse sentido, contar com uma fonte de informações confiável, fácil e dinâmica ajuda bastante. Por isso, não deixe de acessar o Trilha do Enem, que tem todos os conteúdos que você precisa estudar em um só lugar.

Organizar-se significa, também, ter atenção especial ao seu ambiente de estudos. Garanta que o espaço em que você lê e escreve tem boa iluminação, uma cadeira adequada e todo o material que você precisa para ter condições excelentes de estudo.

Como você viu, vencer a preguiça de estudar não é tão difícil assim, não é? Tudo se resume a planejar bem, ter foco e, principalmente, não se esquecer do grande objetivo, que é ser aprovado no vestibular ou no Enem. Siga nossas dicas e você verá que vencer a procrastinação do dia a dia ficará muito mais fácil. Só depende de você!

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite mais esta que vamos dar: tenha uma planilha para organizar os estudos para o Enem! Com todo o seu conteúdo definido, a motivação para estudar vem rapidinho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: