Vale a pena fazer Engenharia Civil EAD?

engenharia civil ead vale a pena

Se você tem o sonho de se tornar um engenheiro civil, mas não tem disponibilidade de tempo ou de recursos para cursar uma graduação presencial, não se preocupe. Hoje, o ensino a distância vem conquistando cada vez mais adeptos por suas inúmeras vantagens. Agora, se você está se perguntando se Engenharia Civil EAD vale a pena, saiba que essa é uma dúvida bastante comum — e que vamos responder aqui, neste post!

A seguir, falaremos sobre como funciona a Engenharia Civil a distância, quais são as vantagens para o estudante, por que a modalidade vale a pena e, ainda, ajudaremos você a escolher uma boa faculdade para cursar a tão sonhada graduação. Ficou interessado? Então, confira!

Como funciona um curso EAD?

Em alta, os cursos EAD representam boa parte do número de matrículas no ensino superior no Brasil. De acordo com o Inep, já existem mais vagas ofertadas para o ensino a distância pelas faculdades do que para cursos presenciais.

Um dos motivos para que isso aconteça é a dinâmica de um curso EAD. Isso porque, diferentemente da modalidade presencial, você não precisa frequentar a instituição de ensino todos os dias da semana. Em meio a rotinas cada vez mais corridas, o ensino a distância é uma alternativa que facilita o acesso ao nível superior e permite o equilíbrio dos estudos com o trabalho e demais afazeres.

Entre os tipos de cursos a distância, o tipo semipresencial se destacada por sua abordagem inovadora. Para você que deseja cursar a faculdade de Engenharia Civil, saiba que a modalidade une o melhor do EAD e do ensino presencial, permitindo que parte da carga horária do curso seja cumprida online e o restante em sala. Vamos aprender mais sobre o curso de Engenharia Civil semipresencial logo abaixo!

Semipresencial

A modalidade semipresencial, como já citamos, une o melhor dos ensinos a distância e presencial. Dessa forma, você pode usufruir dos benefícios de ambas e ainda se formar em uma das Engenharias mais bem-pagas do mercado. Optando por um curso desse tipo, você precisará frequentar a faculdade até três vezes por semana para assistir às aulas e participar dos projetos em laboratório.

Já a parte virtual da formação ocorre em uma plataforma online, na qual estão centralizados todos os materiais (videoaulas, apostilas, exercícios etc.) referentes ao curso.

Quais são as vantagens de um curso EAD?

Se você pretende prestar o vestibular de Engenharia Civil para a modalidade EAD, precisa conhecer quais vantagens encontrará em sua trajetória. A seguir, reunimos algumas das principais. Veja só!

Flexibilidade

Essa é uma das vantagens mais visadas de uma faculdade semipresencial. Afinal de contas, hoje temos cada vez menos tempo para nos dedicarmos a muitas atividades simultâneas. Dessa forma, para quem quer cursar uma graduação, a flexibilidade se torna algo imprescindível.

Quando não está assistindo às aulas no polo presencial da faculdade, é você quem monta seu próprio cronograma e estuda de acordo com o tempo que tem disponível. Ou seja, seu sonho de se tornar um Engenheiro Civil cada vez mais viável, não é mesmo?

Bom custo-benefício

A faculdade semipresencial representa uma grande economia para seu bolso. Como não precisará frequentar a faculdade todos os dias, seus gastos com transporte, alimentação etc. são reduzidos, o que já dá um alívio e tanto para o bolso, não concorda? Além disso, as mensalidades de um curso semipresencial costumam ser bem mais baratas do que as de uma formação presencial.

Teste Vocacional Rápido

Outra vantagem de optar por uma faculdade com foco no sucesso do aluno, é que você tem a chance de concorrer a uma bolsa de Engenharia Civil, ganhar descontos de acordo com o seu desempenho e até mesmo pagar menos por meio de convênios com empresas. Ou seja, vale a pena considerar essas possibilidades na hora de escolher uma instituição, certo?

Desenvolvimento de habilidades bem-vistas pelo mercado

Os cursos EAD, tanto os 100% online quanto os semipresenciais, são vistos com ótimos olhos pelo mercado de trabalho. Isso porque, para cumprir com os compromissos da graduação e lidar com toda a autonomia que é conferida a você, é necessário trabalhar certas habilidades importantíssimas, como organização, proatividade, foco e disciplina, entre outras.

Além disso, a vivência digital adquirida ao longo do curso de Engenharia Civil EAD também é outro motivo pelo qual a formação vale a pena. Especialmente para quem quer ser engenheiro, estar familiarizado com a tecnologia é algo essencial. Acredite: os empregadores estão de olho nisso!

Como é o curso de Engenharia Civil semipresencial na prática?

O curso de Engenharia Civil EAD, na ênfase Bacharelado, tem a duração média de 5 anos. Ao longo da jornada, os alunos terão contato sobretudo com matérias das Ciências Exatas, envolvendo bastante cálculo, fórmulas e raciocínio lógico. Quando está na faculdade, você assiste a videoconferências ao vivo com os professores junto a seus colegas de sala, o que facilita a interação e a solução de dúvidas.

Além disso, nesses momentos acontecem as atividades no laboratório da faculdade. Especialmente para um curso de Engenharia, é muito importante que o aluno coloque os conhecimentos adquiridos em sala por meio de projetos. Já na plataforma virtual de aprendizagem, o conteúdo interativo é composto por videoaulas, algumas avaliações, livros, fórum de debates, chat com professores etc.

Como escolhe escolher a faculdade ideal?

Tão importante quanto escolher bem o curso de graduação é optar por uma instituição de nível superior de qualidade e credibilidade. Afinal, o investimento em uma graduação é um marco na vida de qualquer um, já que envolve recursos tanto financeiros quanto de tempo e dedicação, certo? Por isso mesmo, pesquise muito antes de se decidir por uma faculdade.

A seguir, reunimos alguns dos critérios que você precisa observar com atenção. Vamos lá?

  • nota do curso de Engenharia Civil de acordo com os critérios do MEC;
  • qualificação do corpo docente;
  • infraestrutura completa e que suporte a conclusão do curso com eficácia;
  • formas de ingresso simplificadas (nota do Enem, vestibular online etc.);
  • acompanhamento do aluno e metodologias dinâmicas de ensino;
  • oferecimento de programas de bolsas, descontos e convênio;
  • parceria com empresas para conseguir vagas de emprego e estágio.

Você encontra tudo isso e muito mais nas faculdades parceiras do Vestibulares!

Que tal dar um passo rumo ao seu futuro?

Como você pôde ver ao longo do post, cursar Engenharia Civil EAD vale a pena! Com tantas vantagens, deixar uma oportunidade dessas passar não é uma opção, certo? Então, o que está esperando para ingressar na faculdade e dar esse passo importantíssimo rumo a uma carreira de sucesso?

Aproveite e faça agora mesmo a sua inscrição no vestibular online de Engenharia Civil, escolha a faculdade que mais atende as suas necessidades e mude a sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: