Engenharia Ambiental: qual é a nota de corte desse curso?

engenharia ambiental nota de corte

É impossível nos desconectarmos do mundo à nossa volta. Por mais que tenhamos vidas muito atarefadas e estejamos constantemente “vivendo” dentro de livros, filmes, séries e até mesmo nas redes sociais, uma coisa é inegável: o meio ambiente precisa de ajuda. Cuidar de nosso lar é fundamental!

Por isso, uma série de profissões têm seus esforços voltados para construir uma sociedade mais sustentável, menos nociva para os ecossistemas e com uma produtividade que promova o crescimento econômico sem trazer consequências negativas ao meio ambiente. Você sabia que a Engenharia também faz parte desse time?

O engenheiro responsável por isso é o que se dedica aos estudos na área ambiental. Mas, afinal, como funciona essa faculdade? Qual é a nota de corte de Engenharia Ambiental? Saiba isso e muito mais logo a seguir!

Qual é a nota de corte de Engenharia Ambiental?

Antes de saber mais sobre a carreira do engenheiro ambiental, que tal já conferir quais são as notas de corte para esse curso? Veja só!

Nota de corte de Engenharia Ambiental para o FIES

O FIES é um programa do Governo Federal que concede financiamentos aos estudantes que se enquadram em alguns requisitos para participação. Os juros aplicados são mais baixos, e o aluno só começa a pagar depois de se formar.

Para Engenharia Ambiental, a média de nota de corte é de 533.48 pontos.

Nota de corte de Engenharia Ambiental para o Prouni

O Prouni, ao contrário do FIES, não concede financiamentos. Nesse programa, o benefício é oferecido por meio de bolsas. Há a bolsa parcial do Prouni, que dá 50% de desconto nas mensalidades até o fim do curso, e a bolsa integral, de 100%.

As notas de corte de Engenharia Ambiental para o Prouni são de, em média, 621.72 pontos.

Nota de corte de Engenharia Ambiental para o Sisu

Por fim, também existe o Sisu. Assim como o Prouni e o FIES, o programa utiliza a nota do Enem para conceder vagas na faculdade. Nesse caso, elas são oferecidas em instituições públicas de ensino superior, o que faz com que as suas notas de corte sejam um pouco mais altas.

Para entrar em uma faculdade pública de Engenharia Ambiental pelo Sisu, o estudante precisa tirar, pelo menos, 674.19 pontos.

O que é uma nota de corte? Como ela funciona?

As notas de corte existem para cortar a lista de chamada para as matrículas. Não entendeu? Então, calma aí que nós vamos explicar direitinho.

É o seguinte. Imagine que, para o curso de Engenharia Ambiental, estejam disponíveis 50 vagas. No entanto, 500 alunos se inscreveram para o vestibular por desejarem seguir carreira nessa profissão. E agora?

Infelizmente, apenas 50 colocações poderão ser preenchidas. E elas serão destinadas aos candidatos que obtiverem a melhor pontuação em suas provas.

Digamos que o aluno que mais pontuou tenha tirado 751. O segundo, 750 e assim por diante. Até chegarmos no 50º colocado, que obteve 730 em sua prova. Essa pontuação será a nota de corte.

Para os demais candidatos, é possível conseguir a vaga mesmo assim. Caso um dos 50 primeiros desista e não efetue a matrícula, ocorrerá uma segunda chamada, convocando os próximos na lista para fazer a sua inscrição. Por isso, fique sempre de olho!

Tour pela prova do Enem

Há outras opções de ingresso para Engenharia Ambiental?

Além do FIES, Sisu ou Prouni, há outras opções para você ingressar em uma faculdade de Engenharia Ambiental.

Há duas opções:

  • fazer o vestibular próprio das faculdades;
  • usar a nota do Enem como substituta ao vestibular em faculdades privadas.

Na primeira opção, você fará uma prova exclusiva em cada uma das faculdades pretendidas. E, a partir daí, as instituições seguirão os próprios critérios para escolhê-lo ou não para a vaga. Há vestibulares tanto de faculdades privadas quanto de universidades públicas.

Ah! Em algumas faculdades particulares, a prova vigente é do tipo vestibular online. Ou seja, você faz o exame sem sair de casa.

Na segunda, você fará a sua prova do Enem normalmente e, no ato de inscrição ao vestibular, selecionará o uso da nota no exame como substituta à prova tradicional. As faculdades parceiras do Vestibulares oferecem essa alternativa e ainda concedem bolsas e créditos referentes a essa pontuação.

Como funciona essa faculdade?

É bem difícil saber como escolher um curso de graduação, não é? Então, vamos falar algumas informações básicas sobre o bacharelado em Engenharia Ambiental. Depois, pesquise mais a fundo sobre essa profissão e veja se ela é a certa para você.

O curso de Engenharia Ambiental tem duração de, em média, 4 anos. Ele é oferecido na modalidade presencial e seu objetivo é preparar o aluno para lidar com aspectos técnicos da preservação do meio ambiente.

A média salarial para um engenheiro é de R$ 6.270,00*.

Por que é melhor fazer um vestibular para entrar nesse curso?

Agora você já conhece um pouquinho sobre essa faculdade e sabe tudo sobre as notas de corte e formas de ingresso. Mas, é bem provável que você esteja se perguntando: qual caminho devo seguir?

Como vimos, a nota do Enem serve para uma série de maneiras de passar no vestibular. E nada impede que você participe desses processos seletivos.

No entanto, matematicamente falando, a concorrência pelo Enem é muito maior do que a dos vestibulares próprios em diversas faculdades — ou até mesmo com uso direto da nota do Enem como substituta às provas.

Por isso, as suas chances de ingressar em um curso de Engenharia Ambiental em uma instituição conceituada aumentam bastante.

Venha você também ajudar o planeta!

Agora que você já sabe qual é a nota de corte para Engenharia Ambiental e está por dentro de como funciona essa faculdade, é hora de colocar as mãos na massa! Se prepare para arrasar no Enem ou no vestibular de sua escolha e faça a diferença para as próximas gerações.

Aproveite e entre no portal Vestibulares e faça a sua inscrição em um dos vestibulares disponíveis para Engenharia Ambiental. Nossas faculdades parceiras são reconhecidas no mercado e garantirão um currículo valorizado para você!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados