Sisu ou Prouni? Qual é a melhor opção?

sisu prouni

Você sabe qual a melhor opção para você: Sisu ou Prouni? Os dois programas permitem o acesso a vagas em faculdades em todo o Brasil, mas funcionam de maneiras diferentes.

Por isso, é importante entender detalhes sobre eles para descobrir qual é o ideal em seu caso. Para não ter dúvidas, entenda, neste artigo, o que é o SISU e o Prouni, quais são seus objetivos, suas vantagens e desvantagens. Veja também alternativas menos concorridas para entrar no ensino superior!

O que é o SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema criado pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) que faz a seleção de estudantes para vagas ao ensino superior em faculdades públicas em todo o Brasil.

A seleção é feita a partir das notas obtidas pelos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cada curso exige pontuações diferentes para cada área de conhecimento da prova e também a redação. 

Além disso, a nota de corte (que define quem foi aprovado ou não) depende das notas dos concorrentes que se aplicaram para o curso na faculdade específica. Ou seja, em todos os anos existe uma variação na nota de corte dos cursos, de acordo com quem se inscreveu para tentar a vaga. 

As vagas são oferecidas duas vezes por ano, no início do primeiro e do segundo semestre. Os estudantes podem escolher até duas opções de curso e faculdade para concorrer às vagas disponíveis. 

O processo seletivo é realizado em uma única etapa, ou seja, apenas com a nota do Enem. Além disso, o SISU também respeita o sistema de cotas aprovado pelo MEC de acordo com o cadastro feito pelos estudantes. 

Atualmente o SISU é a principal forma de entrada para a maioria das faculdades públicas federais e, por isso, é o programa oficial de seleção para o ensino superior gratuito. 

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa de bolsas de estudo oferecido pelo governo brasileiro que oferece descontos integrais e parciais nas mensalidades de faculdades privadas do país.

Ou seja, a partir do Prouni, os estudantes podem receber descontos nas mensalidades em instituições privadas. O objetivo do programa é melhorar o acesso de estudantes de classes sociais menos favorecidas ao ensino superior. 

O programa é destinado a estudantes que se enquadrem nas determinações:

  • para bolsa integral: renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa por mês;
  • para bolsa parcial: renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa por mês.

Assim, é voltado principalmente a estudantes de baixa renda que estudaram em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral.

Além disso, estudantes com deficiência e professores da rede pública também podem participar. 

O Prouni também respeita a reserva de vagas por cotas, de acordo com o determinado pelo MEC.

Assim como no SISU, a seleção do Prouni também é feita a partir da nota do Enem, com notas mínimas variando entre os cursos de acordo com os candidatos que desejam as vagas. 

Quem consegue a bolsa do Prouni tem seus estudos integral ou parcialmente financiados pelo governo durante toda a graduação, desde que mantenham um desempenho acadêmico satisfatório durante os estudos

As inscrições para o Prouni são feitas pelo site do programa e ocorrem duas vezes por ano, no início do primeiro e do segundo semestre.

Quais as diferenças entre os programas?

Como é possível notar, tanto o SISU quanto o Prouni são sistemas utilizados para seleção de estudantes para vagas no ensino superior. A grande diferença entre eles é o tipo de instituição em que o aluno conquista a vaga. 

O SISU é voltado exclusivamente para as vagas das universidades públicas federais (e algumas estaduais) e seleciona quem ocupará essas vagas. O cálculo da concorrência é feito de acordo com o número de vaga e a quantidade de candidatos. 

Tour pela prova do Enem

O Prouni, por sua vez, não faz a seleção para as vagas em si, mas, sim, dos estudantes que receberão bolsas de estudo para fazerem sua graduação em uma faculdade privada. 

Ou seja, nessa mesma faculdade particular escolhida também terão alunos que não têm bolsas pelo Prouni. 

Como escolher a melhor opção?

De maneira geral, com a nota do Enem e estando dentro dos requisitos solicitados, o estudante pode participar da seleção dos programas. Depois, precisa avaliar outros fatores para entender suas possibilidades. 

Entre os fatores que devem ser considerados estão:

  • local do curso; 
  • permanência na cidade do curso;
  • necessidade e possibilidade de trabalhar durante os estudos;
  • grade curricular da faculdade;
  • tempo de graduação;
  • nota de avaliação do curso escolhido;
  • diferença entre o custo para se manter na universidade pública e o de se manter com bolsa de estudos na particular.

Ou seja, antes de escolher onde você vai estudar, é preciso considerar diferentes pontos da sua vida pessoal e financeira. 

O SISU é uma boa opção para quem deseja estudar em uma universidade pública e consegue arcar com os custos disso, quando for o caso, como morar em outra cidade, pagar aluguel, possibilidade de trabalho etc. 

Vale considerar também que as vagas em universidades públicas têm uma concorrência maior, pois atraem pessoas de todo o Brasil. Logo, é preciso considerar se sua pontuação do Enem se enquadra na nota de corte. 

Por isso, o Prouni acaba sendo uma ótima opção para quem tem o sonho de cursar o ensino superior em uma faculdade de qualidade sem pagar nada ou pagando apenas metade da mensalidade, e que se enquadre nos requisitos. 

É a escolha de muita gente que precisa conciliar trabalho e estudo, pois muitos dos cursos são oferecidos no período noturno. 

Além disso, também têm uma concorrência menor do que o outro programa, pois atrai pessoas mais próximas do local da faculdade, e não do Brasil todo. 

Vale lembrar que, para participar do programa do Prouni, as faculdades também precisam ter boas notas de avaliação para os cursos, o que aumenta a qualidade do ensino oferecido. 

Ou seja, a escolha entre o SISU e o Prouni depende tanto dos objetivos acadêmicos de cada um como também das condições financeiras. Vale a pena participar dos dois processos e ver qual deles se encaixa com seu perfil!

Quais são as outras possibilidades de bolsa e desconto?

Além do Prouni, quem optou pela faculdade particular também conta com outras possibilidades de auxílio financeiro. 

A maior parte delas também dá a possibilidade de o aluno usar a nota do Enem para não só isenção do vestibular, mas também para conseguir descontos na mensalidade. E essas bolsas também podem ser integrais.

É o caso das faculdades participantes aqui do Vestibulares, que usam a nota do Enem como vestibular: quanto maior sua nota, maior o desconto, que pode chegar a 100%. Confira a porcentagem de desconto em nossa calculadora.

Sem falar na possibilidade de outros tipos de descontos e bolsas, como Bolsa Primeiro Semestre, Amigo Vale-Prêmio e Bolsa Incentivo. Você pode conferir a lista completa de opções no site do Vestibulares.

Pronto para entrar na faculdade?

Como vimos, além do SISU e Prouni, é possível cursar o ensino superior com desconto ou gratuitamente em uma faculdade particular por meio de alternativas. Assim, o que não falta é ajuda para começar o seu ensino superior! Por isso, não deixe seu sonho do diploma da faculdade de lado.

Faça sua inscrição no vestibular online das instituições parceiras e veja as possibilidades de bolsa a partir do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados