O Enem pode ser adiado novamente em 2021?

enem pode ser adiado

O Exame Nacional do Ensino Médio está entre as principais formas de ingresso na graduação, e os estudantes fazem de tudo para se familiarizar com a prova. Mas em 2020, a edição sofreu alterações por conta da pandemia do novo coronavírus. Esse cenário leva à dúvida: afinal, o Enem pode ser adiado novamente em 2021?

A resposta para a pergunta não é certa, já que existem muitos fatores que influenciam a data da prova. Pensando em solucionar essa e outras dúvidas, preparamos este conteúdo.

Continue a leitura conosco e tenha mais tranquilidade nos estudos para o Enem!

O Enem 2021 vai ser adiado?

Até o momento, não há previsão de mudanças na data do Enem. Segundo relato de Alexandre Lopes à imprensa, a prova deve ser realizada em novembro ou dezembro de 2021. Por enquanto, também não há como saber se essa decisão será revista.

Na edição anterior, quando houve o adiamento do Enem 2020, o Ministério da Educação (MEC) já previa essa alteração desde maio –– quando foi anunciado que a prova seria prorrogada de 30 a 60 dias.

Quais fatores podem influenciar a data do Enem?

Geralmente, as provas anteriores do Enem aconteciam em novembro. Os estudantes já começavam o ano na preparação e, mesmo com a pressão de ter um alto desempenho para conquistar a aprovação, tinham esse tempo certo para montar um cronograma de estudos.

Com a pandemia, as medidas de distanciamento se intensificaram. Logo, ter mais de 30 candidatos em uma sala fechada representava um alto risco de transmissão do vírus. Soma-se a isso o fato de que escolas no Brasil inteiro fecharam as portas: algumas funcionando no modelo a distância, enquanto outras ofereciam o suporte que podiam, mesmo que de maneira precária.

Em 2021, essa ainda é uma realidade de muitos estudantes, que não têm condições de estudar em meio à pandemia para quaisquer vestibulares abertos. Mas o INEP descarta o cancelamento do Enem ou mesmo um adiamento maior por enquanto. Veja alguns fatores capazes de mudar essa decisão.

Controle da pandemia

O Brasil começou 2021 com aumento constante de mortes pelo coronavírus. Em março, o número de óbitos diários ultrapassou os 3 mil. Várias medidas foram tomadas nos Estados para contar o avanço da Covid-19, mas as médias continuam em alta. A expectativa é que haja maior controle ao final do ano.

Com o número de casos em queda, realizar as provas de vestibular e Enem se torna mais seguro, tanto para os candidatos quanto para os organizadores.

Avanço da vacinação

A vacinação teve início no final de janeiro em todo o país. À medida que a população se imuniza, o número de internações em UTI para Covid-19 diminui, e os hospitais têm mais condições de prestar suporte aos novos infectados. Mas o avanço desse processo está aquém do esperado.

Tour pela prova do Enem

Para maior controle da pandemia em um ano, o Brasil deveria aplicar 2 milhões de vacinas por dia. Porém, a previsão de especialistas é que, até o fim de 2022, somente 70% da população seria vacinada.

Hoje, ainda há falta de insumos para a produção das vacinas, algumas marcas não foram liberadas pela Anvisa e o país vê lentidão em acordos para a compra de doses. Esses são os principais motivos que causam o adiamento das entregas mensais aos Estados.

Como devo organizar meus estudos para o Enem 2021?

Mesmo se houver o adiamento do Enem em 2021, a sua organização deve seguir a todo vapor. Como você bem sabe, é uma prova densa, que envolve muita interdisciplinaridade e domínio das áreas do saber. São diversas particularidades de cada matéria e, quanto mais tempo para estudar, melhor.

Lembre-se de que existem excelentes faculdades que usam a nota do Enem para substituir o vestibular ou auxiliar no ingresso dos estudantes. Então, é importante que seu desempenho seja o mais alto possível, em busca da vantagem competitiva pelas vagas. Em alguns casos, dá até para ganhar uma bolsa de estudos.

Veja algumas dicas que podem ajudar a mirar a nota 1.000:

  • monte um plano de estudos para o Enem, com foco em aprender em vez de somente decorar;
  • inclua métodos diferenciados de estudos, como resolução de exercícios, mapas mentais, flashcards, planilhas, entre outros;
  • não deixe a prática da redação de lado. Tenha atenção às competências do Enem para produzir um texto digno de nota 1.000;
  • acompanhe as notícias do que acontece no Brasil e no mundo, pois as atualidades costumam cair tanto nas questões de conhecimento geral quanto na redação.

Como me manter atualizado?

Assim como você deve ficar de olho nas atualidades para ter bom desempenho na prova, vale ter esse cuidado também para não perder nenhuma data. Nesse sentido, os portais de notícia são boas referências, pois trazem relatos de quem está por trás do exame e toma as decisões em relação à data do Enem.

Inclusive, é possível criar alertas no Google, selecionando o assunto que você deseja acompanhar –– no caso, se o Enem pode ser adiado novamente. Assim, qualquer novidade publicada nos tipos de sites indicados nas configurações chega na sua caixa de e-mail. Dá até para escolher um período para o envio dessas atualizações: por exemplo, uma vez a cada 2 dias.

O portal do INEP é outra fonte confiável para se manter em dia com as atualizações sobre um possível adiamento do Enem 2021. Tenha o hábito de conferir a página de notícias regularmente, ao menos duas vezes na semana. A área do candidato também pode auxiliar em caso de dúvidas.

Se você quiser saber tudo que acontece no Enem, vale ficar de olho aqui no portal Vestibulares. Temos conteúdos completos com dicas de temas para redação, matérias mais cobradas no exame, como se preparar com eficiência e muito mais!

Continue seus estudos!

Como não dá para saber se o Enem pode ser adiado novamente, siga o seu planejamento. Afinal, investir nos estudos nunca é perda de tempo ou de esforços. Começando desde agora, é possível se dedicar às matérias, realizar exercícios e testar diferentes técnicas para potencializar o aprendizado. Se a data for adiada, considere mais uma oportunidade para aprender!

E que tal aproveitar que você está com motivação para os estudos e se inscrever para o vestibular em uma faculdade de excelência?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados