Como se preparar para os cursos mais procurados

cursosmaisprocurados

Um levantamento feito pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por meio do Censo da Educação Superior, apontou que os cursos mais procurados em educação superior no Brasil são Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis e Engenharia Civil.

O estudo constatou ainda que os entrevistados – estudantes em fase pré-vestibular – procuram estabilidade financeira, possibilidades de crescimento e diversificação na carreira, entre outros benefícios. Dentro desses requisitos, confira quais os cursos mais procurados e o que eles oferecem.

Administração de Empresas

Se você decidiu cursar Administração de Empresas, está a caminho de ser um multiprofissional. Tudo porque, ao se tornar um administrador, você pode atuar em corporações ou abrir seu próprio negócio. Afinal, é esse profissional que vai cuidar e ser responsável pela organização, planejamento e orientação de todos os recursos da empresa.

Precisa de mais computadores? O administrador pode resolver. Funcionários precisam de aumento salarial? Também! Para se dar bem no vestibular de Administração de Empresas (e também na vida acadêmica), vale prestar atenção nos números e problemas de lógica. Claro que a língua portuguesa será cobrada, bem como o inglês ou outro idioma.

Ciências Contábeis

Lidar com números, organização financeira e com abertura e encerramento de empresas são algumas das funções de quem estuda Ciências Contábeis. Gostar de matemática e ter raciocínio lógico é imprescindível para ser bom.

O contabilista também atua, muitas vezes, na gestão orçamental e auditoria. Para o vestibular específico é necessário mostrar toda sua capacidade de lógica e de trabalhar bem com números, funções e cálculos.

Direito

Estar envolvidos em leis, ordens e muito, muito estudo faz do estudante de Direito um mestre na arte de incorporar problemas e encontrar soluções por meio das leis. Para as provas específicas, questões embasadas em filosofia, sociologia e língua portuguesa, claro. Saber interpretar bem textos e pegadinhas é o que há para conseguir uma boa nota no vestibular de Direito. Segundo os especialistas, esse curso costuma ser muito procurado pela possibilidade de atuação no setor público, com concursos bem remunerados. Além disso, depois que o estudante se graduar em Direito, não pode deixar de estudar: o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é quem atesta que ele pode atuar no mercado.

Engenharia Civil

Para ser um engenheiro o profissional vai ter que se empenhar (e gostar bastante) de cálculos. Afinal, projetar, construir e arquitetar estruturas precisas requer conhecimento em física, química e muita matemática. Essencialmente, saber a língua portuguesa para interpretar direitinho todos os enunciados.

Pedagogia

Teoria e mais teoria envolvem o curso de Pedagogia, além é claro, da língua portuguesa. O profissional que escolhe fazer o curso precisa, primeiramente, lidar bem com crianças. Além disso, tem que conhecer um pouco de psicologia infantil, educação, normas da educação e seus diversos tipos.

Certo, agora que você sabe quais são os cursos mais procurados pelas pessoas que desejam entrar na faculdade, descubra qual o seu perfil profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: