Google Acadêmico: para quê serve e como usá-lo?

Google Acadêmico

Provavelmente, você já passou horas debruçado em vários livros procurando por informações ao estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou fazer trabalhos acadêmicos. Pois é, os materiais físicos continuam aí e, felizmente, as bibliotecas também.

No entanto, com o avanço tecnológico, a quantidade de recursos para estudos aumentou bastante, facilitando a vida dos estudantes. Um deles é o Google Acadêmico, um repositório voltado a catalogar conteúdos científicos, como teses, pesquisas, artigos e livros, com o objetivo de facilitar o aprendizado.

Se quer saber como estudar com o Google Acadêmico, não perca o conteúdo. Boa leitura!

O que é o Google Acadêmico?

Se está em dúvida sobre o conceito de Google Acadêmico, saiba que é uma ferramenta gratuita que tem o objetivo de realizar buscas de relatórios para livros digitais, artigos, revistas científicas e outros conteúdos que facilitam o processo de pesquisa escolar.

O Google Acadêmico pode ser usado para estudar para o vestibular e Enem, realizar um trabalho acadêmico, procurar a definição de algum termo, fazer resumos para provas, etc. Mas quais são as diferenças de uma busca comum para essa ferramenta?

Quando digitamos uma palavra no Google, o algoritmo lista os resultados informais e orgânicos, ou seja, aqueles que aparecem em primeiro lugar. Nem sempre as fontes que aparecem são tão confiáveis para o padrão de metodologia científica esperado na elaboração de um trabalho acadêmico.

Assim, o Google Acadêmico lista apenas fontes de alta qualidade contidas em seu acervo, com todas as referências detalhadas.

Tour pela prova do Enem

Como usar a ferramenta para se preparar para o Enem?

Agora que já sabe o que é o Google Acadêmico, chegou a hora de entender como utilizar essa ferramenta para estudar para o Enem 2022. Veja!

Pesquisas

O Google Acadêmico disponibiliza e cataloga para pesquisa os artigos compartilhados em aberto, bem como teses, livros e outros já armazenados no Google Livros. Assim, todos os conteúdos acadêmicos não protegidos por direitos autorais estão disponíveis.

Para utilizar a ferramenta de pesquisa, basta acessar o site, digitar um dos assuntos cobrados no Enem e clicar no botão pesquisar. A princípio, você recebe os resultados ordenados por relevância, mas é possível modificá-los com ajustes. Vamos falar a seguir!

Pesquisas Avançadas

Além de filtros básicos, é possível refinar a sua busca utilizando a função Pesquisa Avançada. Ela fica no menu inicial e, assim que acessá-la, dá para delimitar as pesquisas e encontrar artigos usando os campos:

  • com no mínimo uma das palavras;
  • com a frase exata;
  • com todas as palavras;
  • sem as palavras;

Biblioteca

Na seção Minha Biblioteca, você pode salvar os conteúdos do seu interesse para consultar depois. Veja o passo a passo:

  • após fazer uma busca, clique na estrela abaixo dos resultados que deseja salvar;
  • clique no botão Menu e, após, em Minha Biblioteca;
  • o Google Acadêmico exibirá os livros e artigos salvos por você.

Estude utilizando o Google Acadêmico!

Agora que já sabe o que é e como funciona o Google Acadêmico para o Enem, lembre-se de usá-lo ao estudar. Com isso, terá maiores chances de ser aprovado no curso e na faculdade dos seus sonhos!

Gostou de conhecer o Google Acadêmico e quer utilizá-lo para ser aprovado em uma faculdade de excelência? O primeiro passo é inscrever-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados