8 dicas importantes para escolher um bom curso pré-vestibular

8dicasimportantesparaescolherumbomcursoprevestibular

Um curso pré-vestibular é considerado um investimento para o futuro, já que ele nos oferece melhores condições que nos preparam para o tão temido dia da prova. Passando por aulas bem dinâmicas, ministradas por bons professores e focadas exatamente nos conteúdos que mais caem no vestibular, é possível conseguir a tão sonhada vaga na faculdade.

Mas você já se perguntou como encontrar um cursinho confiável? E o que tem um bom pré-vestibular?

Para ajudar você a identificar cada um desses itens, preparamos este conteúdo informativo. Vamos entender melhor como conferir cada detalhe? Siga na leitura e entenda qual é o melhor cursinho para você!

Saiba qual é seu perfil de estudante

A primeira dica é avaliar o seu perfil como estudante. Por exemplo, quais suas condições financeiras? Qual meio você usaria para chegar ao curso? Se for de transporte público, ele é acessível? Em qual turno você estudaria? Você precisa conciliar estudos e trabalho? A partir das respostas para essas perguntas, já é possível afunilar um pouco as opções e selecionar aqueles cursos pré-vestibulares mais condizentes com sua realidade.

Busque referências

Outra sugestão é buscar referência da empresa, com amigos ou pela internet mesmo. Se tiver algum conhecido estudando no local, pergunte se ele gosta das aulas e dos professores. Já na pesquisa pelo Google, busque depoimentos e avaliações. Nas redes sociais, analise o perfil dos seguidores e como eles reagem às publicações. No blog da instituição, observe a linguagem usada e o tipo de conteúdo postado, pois eles refletem bastante a personalidade da instituição.

Conheça a metodologia de ensino

Descubra como as aulas são ministradas. Os professores utilizam recursos antigos ou novos? Os métodos parecem visar a preparação do aluno para a prova? Alguns lugares não demonstram muita preocupação em relação a isso e só querem fazer volume de estudantes. Isso é péssimo, pois, assim, o educador transmite o conteúdo, mas sem muita dinâmica e sem instigar a motivação dos jovens.

Já outros cursinhos estão bem ligados em métodos mais modernos e que estimulem o aluno a ter mais interesse pela matéria. Mesclar resolução de questões durante as aulas, com simulados e aulas animadas, por exemplo, costuma dar um bom resultado.

Avalie o material didático

Qual o material utilizado pelos estudantes? Essa é uma pergunta interessante a ser feita! Eles têm acesso às últimas provas das faculdades? As apostilas abordam todo o conteúdo exigido no vestibular? Se conseguir acesso, dê uma olhada no material e observe se a leitura parece cativante ou se é daquelas que nos fazem ter sono.

Alguns cursos criam o seu próprio material, o que pode vantajoso, pois, quando é assim, geralmente os textos são construídos de forma a serem mais facilmente compreendidos.

Verifique a qualificação dos professores

A qualificação dos professores é importante, mas não é tudo. Calma, nós explicaremos. É interessante que eles tenham uma formação de qualidade na matéria que lecionarão e contem com experiência nisso. Teoricamente, quanto mais especialista o profissional é, mais sabe a matéria e mais condições tem de ensinar.

Entretanto, a habilidade dele em passar o conteúdo também deve ser analisada. Entre um professor com doutorado completo, mas que não consiga nos fazer entender a matéria, e outro com mestrado incompleto, mas que transmita o conteúdo de maneira fácil e divertida, a segunda opção é melhor, concorda?

Observe a carga horária

Avalie se o local conta com uma carga horária adequada ao tamanho do conteúdo a ser estudado. Não adianta muito escolher o cursinho mais barato de todos, mas ele ter uma carga horária bem mais enxuta que os demais. As aulas serão corridas e você só se desesperará para dar conta de fixar a matéria.

Também analise os turnos disponíveis. Eles devem ser flexíveis, a ponto de atender suas necessidades. Se você precisar trabalhar o dia todo, por exemplo, é importante que o cursinho tenha turmas para o turno da noite.

Leve em conta os custos

Existe cursinho pré-vestibular que oferece bolsas a estudantes de baixa renda, o que pode ser uma excelente oportunidade, se você fizer parte dos requisitos. Porém, caso não consiga, e a grana tenha que sair do seu bolso, ou seus pais arquem com os custos, dê uma olhada no valor da mensalidade. Para identificar se o preço é justo, compare-o com os de outros cursinhos.

Também tenha atenção ao contrato, antes de assiná-lo. Veja se existem outros gastos embutidos, como taxas, ou se a multa de desistência é alta. Tenha clareza de quais serão exatamente os valores investidos todo mês.

Confira a lista de aprovados

Outra forma de avaliar se o curso preparatório para vestibular tem qualidade é olhar a lista de aprovados. Avalie quantos estudantes da instituição passam por ano no Enem e nos vestibulares. Analise por quanto tempo eles estudaram e em quais cursos ingressaram.

Lógico que a base educacional da pessoa tem influência nessa questão. Por exemplo, se alguém teve a oportunidade de estar sempre nas escolas particulares mais renomadas e, depois, frequenta apenas 6 meses de um grande cursinho da cidade, antes de passar em Direito ou Psicologia, não podemos dizer que o único auxílio foi o tal pré-vestibular. Concorda?

Por outro lado, o esforço do próprio aluno também conta para que ele tenha sucesso na prova. Uma pessoa que tenha estudado em escolas públicas e continue se esforçando para chegar à faculdade, também tem grandes condições de chegar lá e conseguir trilhar uma carreira de sucesso!

Então, a partir dessas dicas, você acha que já tem mais clareza para encontrar um bom curso pré-vestibular? Não se esqueça de levar a sério as aulas, desde o primeiro dia, já que é o seu futuro em jogo, está bem?

Que tal, agora, pegar dicas de como fazer aquela redação de vestibular de deixar os outros candidatos no chinelo? Confira o texto no link!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: