Passo a passo: monte um currículo para o primeiro emprego

currículo primeiro emprego

Vai fazer o Enem em 2022 e quer saber sobre o mercado de trabalho na sua área? Já está na faculdade e entendeu que agora é uma boa hora de buscar oportunidades profissionais? Seja qual for o seu caso, saber como montar um currículo para o primeiro emprego é muito importante.

Esse material é um verdadeiro cartão de visitas que abre as melhores oportunidades para a sua carreira. Pensando em ajudar, listamos dicas valiosas para deixar os recrutadores com os olhos brilhando!

Insira informações pessoais

O indicado é que as informações pessoais estejam posicionadas no início do currículo: geralmente, ficam bem no topo da página, ao lado direito ou esquerdo. Isso é bem importante para que o recrutador consiga localizar o candidato para dar o retorno — positivo ou negativo —, além de entender o seu local de residência.

Várias empresas abrem vagas para locais diferentes de forma simultânea, sendo em várias cidades ou até mesmo estados. Com o endereço destacado, é possível garantir que o seu perfil será analisado para aquela oportunidade que faz mais sentido.

Defina um objetivo

Já que este é o currículo do primeiro emprego, pense na sessão de objetivos com muito carinho. Isso porque o recrutador pode não ter como analisar as experiências profissionais anteriores, então prestará atenção aos detalhes complementares.

Pense na área de interesse em que você deseja trabalhar e qual é o nível de senioridade: seria um estágio? Na CLT, a vaga seria de assistente, ou você acredita que está pronto para buscar vagas de Analista?

Uma pessoa recém-formada em Administração, por exemplo, pode atuar em uma série de setores, mas, no momento, está em busca de vagas no Financeiro. Por ser o primeiro emprego, ela acredita que é mais interessante começar pelo cargo de Assistente.

Essa informação segmentada ajuda o recrutador a direcionar o currículo para aquelas posições que estão mais alinhadas ao desejo do candidato, mesmo que isso nem sempre seja possível.

Tour pela prova do Enem

Se você não tiver todo o objetivo traçado em mente, não tem problema: basta deixar clara a sua vontade de iniciar a carreira de forma mais ampla.

Faça um resumo das qualificações

Uma boa forma de mostrar as qualificações em um currículo para primeiro emprego é destacando os estudos realizados. Porém, tome cuidado! Hoje em dia, com uma série de opções de cursos disponíveis na internet, um currículo lotado de certificações aleatórias pode atrapalhar mais do que ajudar. 

Isso porque o recrutador pode sentir que a pessoa acabou “atirando para todos os lados”, sem se especializar em nenhuma área com profundidade. Dessa forma, liste apenas as qualificações que fizerem realmente sentido e agregarem para a vaga em questão. 

Destaque a sua formação acadêmica e extracurricular

Não se esqueça de destacar a sua faculdade, curso, ano de início e de término. Caso ainda esteja estudando, coloque uma previsão aproximada. Não tem problema! Essas informações são importantes para o recrutador ter um contexto a respeito do seu momento acadêmico.

Aqui vale, também, adicionar formações extracurriculares, como um curso de idiomas. Caso não tenha nenhum tipo de curso formal, adicione uma sessão a mais no currículo para descrever o seu nível de proficiência em alguma língua estrangeira.

Mencione a experiência com trabalhos voluntários

Uma ótima forma de criar um currículo para primeiro emprego atrativo é descrevendo experiência com trabalhos voluntários, caso tenha feito algum. Dessa forma, o candidato pode demonstrar uma série de habilidades interessantes, como proatividade, capacidade de liderança e interesse genuíno em ajudar as pessoas.

Pronto para criar um currículo incrível?

Gostou de aprender a montar um currículo para o primeiro emprego? Basta escolher bem as informações principais da sua trajetória e organizá-las conforme listamos. Não se esqueça de revisar com atenção para ver se não deixou passar um erro de ortografia ou digitação, combinado?

Agora é hora de dar o próximo passo rumo aos seus desejos profissionais. Inscreva-se no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados