Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unopar é um bom curso?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unopar

A tecnologia da informação é um excelente mercado para quem busca carreira com boas remuneração e empregabilidade. E o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar reúne todas as condições para conquistar melhores chances de emprego.

Muitas pessoas não sabem, mas essa profissão do futuro já está entre as que mais empregam no Brasil. Em 2020, foram 62.305 contratações e saldo de 11.590 (admissões – demissões) vagas preenchidas¹, considerando apenas cargos com carteira assinada. Além disso, a média salarial está em R$ 4.549,00²*.  

Neste conteúdo, reunimos as principais informações sobre estudar Análise e Desenvolvimento na Unopar. Assim, você também pode fazer uma excelente faculdade para conquistar o seu emprego dos sonhos. Vamos lá!?

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unopar?

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar qualifica os profissionais para projetar, gerir, analisar e melhorar soluções de Tecnologia da Informação, como softwares, aplicativos e websites.

Por isso, é uma das principais faculdades das áreas de atuação para quem prioriza a empregabilidade ao escolher uma graduação. Dentro da proposta do curso, você pode atuar em as quatro áreas:

  • Back-End — cuida dos bancos de dados, da arquitetura do sistema e de outras partes invisíveis para o usuário da tecnologia;
  • Web — trabalha na parte de interface do usuário com o sistema, também é chamado de Front-End;
  • DevOps — atua na integração entre o desenvolvimento de softwares com as áreas de administração e operação dos negócios;
  • Mobile — exerce suas funções na programação, melhoria, atualização e outras atividades ligadas a jogos e aplicativos móveis.

Nos cursos na área da Tecnologia, você também desenvolve as habilidades digitais, que são estudos dirigidos para o mercado de trabalho. Há opções de aprendizado ligadas ao Marketing Digital, Cultura Digital, Mindset Ágil, Design Thinking, entre outros assuntos para enriquecer ainda mais o seu processo de formação.

Quais são as matérias ministradas no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

As matérias de Análise e Desenvolvimento seguem um roteiro, indo da base para que o aluno possa compreender as demais disciplinas até os temas específicos. Assim, mesmo que você não tenha um bom domínio das Ciências Exatas antes de se matricular, é possível acompanhar os demais alunos e superar as dificuldades.

Além disso, você estuda as disciplinas ligadas às técnicas e ferramentas para ser um desenvolvedor ou analista de sistemas, por exemplo:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Análise de Desenvolvimento Orientada a Objetos;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Interface e Usabilidade;
  • Programação para Web;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Linguagem de Programação Estruturada.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar também se preocupa com a cultura digital. O mercado da tecnologia tem particularidades que devem ser compreendidas pelos alunos, como o trabalho colaborativo e o uso de metodologias ágeis no trabalho. E essa contextualização acontece em todas as disciplinas da graduação.

Quais são as modalidades de ensino para Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unopar?

A faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unopar pode ser realizada nas modalidades presencial ou EAD. O diploma de nível superior não muda, embora os cursos tenham algumas diferenças em relação ao tempo de formação.

Isso acontece porque a duração prevista no EAD é de 4 semestres, enquanto os cursos presenciais são realizados em 5. Você pode escolher a modalidade de ensino mais adequa aos seus hábitos de estudo e rotina:

  • presencial— comparecimento às aulas no polo de ensino durante a semana;
  • EAD semipresencial — o conteúdo é visto no Ambiente Virtual de Aprendizado, mas também existem aulas uma vez por semana;
  • EAD 100% online — os materiais do curso são disponibilizados integralmente pela internet.

Em ambas as modalidades, você terá acesso aos benefícios exclusivos dos alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistema da Unopar — e que se aplicam a todos os cursos das faculdades parceiras do Vestibulares:

Tour pela prova do Enem
  • Aula Destaque — encontros gratuitos e online com profissionais que já trilharam uma trajetória de sucesso no mercado e que hoje são referência;
  • Trilhas de Carreira — planos de desenvolvimento com conteúdos para desenvolver competências para o mercado de trabalho;
  • Acesso ao Canal Conecta — portal de vagas exclusivo e ferramentas voltadas para empregabilidade.

Ao escolher uma carreira, esses benefícios permitem que você busque conhecimentos específicos para o cargo que deseja ocupar. Assim, com uma formação mais personalizada, é possível elaborar um currículo com experiência profissional muito mais atraente para os empregadores.

Quais são as bolsas e os descontos na Unopar para Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A Unopar é uma boa faculdade e traz diversas opções para você conseguir o seu diploma. Para fazer o curso, utilize uma das diferentes formas de ingresso, como nota do Enem, vestibular online, transferência externa e segunda graduação.

Uma alternativa interessante é conhecer as bolsas e créditos. Descontos por indicação de amigos, bolsas proporcionais ao desempenho do Enem e benefícios por pontualidade no pagamento são algumas opções para pagar menos nas mensalidades.

Além disso, como dissemos, a Unopar é parceira do Vestibulares. Por isso, você consegue se inscrever no curso com a gente, e, se fizer isso, terá condições especiais para se matricular. O passo a passo é o seguinte:

  • acessar a página da Unopar no Vestibulares;
  • escolher o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • indicar a modalidade de ensino;
  • selecionar a unidade mais próxima da sua casa;
  • preencher os dados de matrícula;
  • optar pelo vestibular online ou usar a nota do Enem.

O processo é superfácil, e lá você tem todas as informações sobre o curso, como mensalidades, turnos, modalidade e vestibular. Se tiver qualquer dúvida, também é possível acessar as opções de contato e falar com um consultor educacional.

Vale ressaltar que o curso de Análise e Desenvolvimento é um Tecnólogo, que possibilita um rápido ingresso no mercado de trabalho. Dentro do perfil do aluno, o mais importante é a disposição para aprender e o gosto pela tecnologia, pois isso ajudará você a desenvolver competências nas aulas e materiais adicionais da graduação.

Aproveite as oportunidades do mercado da tecnologia!

Viu só?! O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar é uma formação completa para ingressar no mercado da tecnologia. Além disso, o diploma reconhecido pelos empregadores será um diferencial para conquistar as primeiras oportunidades na sua área.

Inscreva-se no vestibular online da Unopar agora mesmo e construa a sua carreira em um dos melhores segmentos da atualidade!

1Novo Caged do Ministério do Trabalho (2020)

2Pesquisa Salarial Vagas

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados