As áreas ligadas à tecnologia estão sempre em voga no mundo de hoje. Uma vez que todos os setores da sociedade dependem de equipamentos especializados e computadores, o profissional dessas áreas costuma ser muito valorizado. Ele não costuma ter dificuldade para conquistar boas posições no mercado de trabalho.
Um dos caminhos mais interessantes nesse sentido é o curso de Ciência da Computação da Anhanguera. A opção é imperdível para quem deseja participar de um setor em constante ascensão. A carreira mistura bons salários com a garantia de empregabilidade futura.
Se você quer confirmar que vale a pena estudar Ciência da Computação na Anhanguera, veio ao lugar certo. Neste post, você descobre tudo sobre esse curso instigante e encontra motivos de sobre para escolhê-lo. Continue a leitura e inicie a sua trajetória com sucesso!
Como é o curso de Ciência da Computação da Anhanguera?
Ciência da Computação Anhanguera é um curso completo que busca formar os profissionais mais competentes no mercado de tecnologia. A formação em Ciência da Computação dura 4 anos, que se dividem em 8 semestres.
Fazendo uso dos materiais didáticos especialmente preparados, os alunos são capacitados para desenvolver soluções eficazes para sistemas operacionais. Desde os contextos mais simples até os mais sofisticados, o profissional da área é indispensável para qualquer setor contemporâneo.
No total, são 3.200 horas de aprendizado, sendo que 200 horas são de estágio curricular supervisionado. Além disso, 120 horas são reservadas para as disciplinas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Certamente esses números não vão passar batido para quem tem um perfil em sintonia com as Ciências Exatas e com área da Computação. A carga horária reflete o cuidado da equipe de professores e profissionais da faculdade em trazer uma formação integral e atender as demandas do mercado de trabalho.
Além disso, a nota do MEC da Anhanguera reflete uma instituição estruturada para incentivar o aluno a realizar estágios e experiências práticas relevantes. Desse jeito, você consegue enraizar melhor os conhecimentos aprendidos e estará preparado para lidar com os desafios cotidianos da profissão.
Qual é o objetivo da graduação em Ciência da Computação?
O foco da graduação em Ciência da Computação está em desenvolver perfis estratégicos e inovadores capazes de contribuir para o crescimento de qualquer empresa de relevância hoje. O profissional poderá atuar com qualidade em diversas funções, como a análise, a concepção e o desenvolvimento de ferramentas computacionais.
A graduação tem como objetivo geral construir sucesso e estabilidade de trabalho para os seus alunos. Essa meta é inseparável da consolidação das atividades mais importantes que envolvem a realização profissional do cientista da computação e o selo de empregabilidade da Anhanguera.
Ao longo do período de formação, você recebe toda a bagagem teórica necessária para investigar e resolver problemas computacionais. O objetivo aqui é que entenda as possibilidades de criar programas, administrar recursos tecnológicos e contribuir para as boas condições do seu ambiente de trabalho.
Junto a esse trabalho de estudo e conhecimento, o graduando é orientado para as principais linhas de atuação do campo computacional. Quando se formar, pode atuar no desenvolvimento de programas e equipamentos, gerenciar setores de informática, fazer auditorias ou, até mesmo, dar aulas.
Qual é o perfil do estudante de Ciência da Computação?
Os principais atributos que identificam o aluno de Ciência da Computação estão ao campo da faculdade de Exatas e à área da Tecnologia da Informação.
Confira as principais características necessárias para ter sucesso na área —, mas não se esqueça de que, assim como as demais faculdades parceiras do Vestibulares, a Anhanguera te ajuda a aprimorar o seu perfil profissional e a desenvolver as suas habilidades.
Raciocínio lógico
Toda a Ciência da Computação está baseada em regras e formulações lógicas do campo das Ciências Exatas. Por isso mesmo, é fundamental que o aluno do campo tenha o raciocínio aguçado e consiga compreender os processos que estruturam as máquinas e os programas.
Facilidade com números
A proximidade da Computação com a Matemática torna indispensável que o aluno se interesse por números. Muitas das disciplinas do curso envolvem contas e cálculos avançados, que ajudam a criar a mágica da tecnologia.
Gostar de tecnologias
Essa não precisava nem dizer, não é? Para se dar bem no mercado de trabalho e obter as melhores posições de emprego, é importante que o aluno esteja sempre interessado em explorar tecnologias. Afinal de contas, elas são a base de toda a dinâmica do setor.
Boa comunicação
Muita gente tem a impressão errada que o estudante de Computação vai ficar preso à relação com as máquinas. O cotidiano da área exige capacidade de trabalhar em equipe e entender as demandas dos clientes. Por isso, boa comunicação é indispensável!
Quais são as principais matérias da grade curricular do curso Ciência da Computação da Anhanguera?
Para ter certeza se um curso foi feito para você, é sempre importante entender como a grade curricular funciona. Na graduação em Ciência da Computação da Anhanguera, o graduando recebe todos os conhecimentos necessários dos ramos de Matemática, Física e Tecnologias em geral.
Confira a completude das matérias que fazem parte do curso da Anhanguera:
- Algoritmos e Estrutura de Dados;
- Algoritmos e Estrutura de Dados Avançado;
- Algoritmos e Técnicas de Programação;
- Análise de Computabilidade e Complexidade de Algoritmos;
- Arquitetura e Organização de Computadores;
- Arquiteturas Paralelas e Distribuídas;
- Compiladores;
- Computação Gráfica e Processamento de Imagens;
- Engenharia de Software;
- Física Geral;
- Linguagens Formais e Autômatos;
- Lógica e Matemática Computacional;
- Matemática Discreta;
- Métodos Matemáticos;
- Métodos Numéricos Aplicados;
- Modelagem de Dados;
- Programação em Banco de Dados;
- Programação Orientada a Objetos;
- Projeto de Software;
- Redes de Computadores;
- Segurança da Informação e de Redes;
- Sistemas de Computação e de Informação;
- Sistemas de Telecomunicações;
- Sistemas Digitais e Microprocessadores;
- Sistemas Distribuídos;
- Sistemas Embarcados;
- Sistemas Operacionais;
- Sociedade Brasileira e Cidadania.
A grade curricular de Ciência da Computação da Anhanguera também busca acompanhar a constante evolução do mercado. Além das disciplinas mencionadas, você tem acesso aos Estudos Dirigidos de Habilidades Digitais, que fortalecem o seu currículo. Veja as opções:
- Construindo uma Carreira de Sucesso – Computação;
- Cultura Digital;
- Desenvolvimento de Carreira;
- Design Thinking;
- Empregabilidade;
- Marketing Digital;
- Mindset Ágil;
- Projeto de Vida.
Com essa grade curricular consistente, o aluno de qualquer um dos cursos na área de tecnologia ingressa em uma carreira com média salarial alta. Por exemplo, o Analista de Desenvolvimento de Sistemas tem média salarial de R$ 5.825,07*, e o Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação de R$ 9.510,66*.
As formas de ingressar na Anhanguera são diversificadas e facilitam o acesso em qualquer época. Além do vestibular online e do vestibular tradicional, você pode entrar com a nota do Enem ou solicitar a transferência externa.
Estude Ciência da Computação na Anhanguera!
Viu só como vale muito a pena estudar Ciência da Computação na Anhanguera? Você recebe uma formação excelente e começa a sua carreira de sucesso do jeito certo!
Não perca mais tempo e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!