Vale a pena usar o Enem apenas para o Sisu?

enem sisu

Vai usar o Enem para o Sisu? Como você deve saber, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serve para que candidatos concorram a vagas em faculdades públicas utilizando uma mesma plataforma e somente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso é ótimo, pois elimina a necessidade de fazer diversos vestibulares tradicionais e amplia as possibilidades de acesso no ensino superior.

Porém, usar o Enem apenas para o Sisu é um desperdício de oportunidades. Afinal, existem muitas outras opções de ingresso e permanência no ensino superior que empregam a nota no Exame como critério. Quer entender melhor essa questão e descobrir quais são as alternativas ao Sisu? Então, continue a leitura!

Vale a pena usar o Enem apenas para o Sisu?

O Enem é uma prova realizada anualmente e que tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio em várias áreas do conhecimento. Mais do que isso, porém, o Exame se estabeleceu como o “maior vestibular do país”, sendo que a nota do candidato é utilizada como critério de classificação em diversos programas e sistemas para o ensino superior.

Se você sabe como usar a nota do Enem no Sisu, lembra que ele abre oportunidades para quem deseja fazer graduação em instituições públicas federais e estaduais, certo? Além dos vestibulares próprios, essas faculdades utilizam a nota do Enem como critério de seleção para seus cursos por meio do Sistema de Seleção Unificada.

Porém, nesse caso, os cursos podem ter notas de corte bastante altas. Pense assim: os estudantes interessados nas faculdades públicas geralmente se preparam muito, já que elas são superconcorridas. Isso se reflete no seu desempenho no Enem, que acaba sendo mais alto que a média.

No geral, são justamente esses estudantes que se inscrevem para o Sisu, tentando ao mesmo tempo ingressar pelo vestibular tradicional e pelo Sistema de Seleção Unificada. Então, a concorrência é muito acirrada.

Isso quer dizer que é impossível? Claro que não! Mas pode ser mais difícil entrar na faculdade por esse caminho do que por outros. Então, a resposta é: não vale a pena usar o Enem apenas para o Sisu. É mais interessante explorar outras possibilidades também.

Além disso, tenha em mente que não dá para usar a nota do Enem anterior no Sisu, isto é, de outros anos. Você deve usar somente a edição atual. Por outro lado, outras possibilidades de ingresso com o Exame permitem o uso da nota de várias edições anteriores.

Quais são os outros usos da nota do Enem?

Falando em alternativas, você sabe quais são elas? Uma das mais conhecidas é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Com ele, além de conseguir uma vaga na faculdade particular, você pode receber bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%).

O Prouni é direcionado a estudantes com baixa renda familiar e que estudaram em escolas públicas durante o Ensino Médio, ou como bolsistas em escolas particulares (desde 2021, quem não foi bolsista também pode participar, mas com prioridade mais baixa). Além disso, ele também concede bolsas a pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino.

Outras formas de uso da nota do Enem, além do Sisu e do Prouni, estão descritas abaixo. Veja!

Substituição da prova de vestibular comum

Nas faculdades públicas, o Enem substitui o vestibular tradicional por meio do Sisu, certo? Nas particulares, isso também ocorre, mas não há uma seleção unificada: você precisa entrar diretamente no site da instituição de ensino desejada para aderir a essa opção.

Tour pela prova do Enem

Em geral, a nota do Enem faz o aluno passar direto no curso sem fazer o exame comum ― claro, desde que observados os critérios de aprovação. Por exemplo, algumas faculdades exigem que o boletim do Exame seja das últimas 3 ou 5 edições, ou que o candidato tenha uma pontuação mínima.

Complemento da pontuação no vestibular

Tanto faculdades públicas como particulares podem usar o Enem como um complemento à nota do vestibular online ou presencial. Assim, o seu desempenho no Exame pode render pontos decisivos na hora de conquistar uma vaga, principalmente em cursos mais concorridos.

Bolsas de estudos, descontos e financiamentos

Outro uso da nota do Enem é como critério de classificação de candidatos em programas de bolsas, descontos e financiamentos. O Prouni é um deles, mas não é o único: várias instituições de ensino contam com iniciativas próprias para esse tipo de apoio ao aluno.

Como funciona o uso do Enem em faculdades particulares?

Para conseguir utilizar a nota do Enem como forma de ingresso em uma faculdade, é preciso estar atento aos prazos e aos requisitos exigidos por cada instituição. Algumas permitem que o candidato utilize apenas a nota no Exame para concorrer a uma vaga, enquanto outras exigem que o candidato também faça uma prova específica.

Por isso, é fundamental que o estudante se informe sobre as regras de cada instituição antes de se inscrever. Em geral, porém, o processo é muito simples. Boa parte das faculdades já disponibiliza a opção de usar a nota do Enem logo na página de inscrição.

Depois, é só enviar o boletim para comprovar sua pontuação, seja por e-mail ou presencialmente, e confirmar a matrícula no curso desejado.

Tanto para o ingresso como para concorrer a bolsas e outras programas, uma coisa é certa: quanto maior for a pontuação, mais chances de conseguir a vaga ou aprovação. Por isso, é importante que o candidato se prepare bem para a prova. Estude com antecedência e se dedique ao máximo para obter uma boa pontuação, ok?

Como usar o Enem para conseguir bolsas institucionais?

Isso também depende das regras de cada instituição de ensino. Em geral, as faculdades divulgam as oportunidades de bolsa por meio de editais ou regulamentos nos sites oficiais. Além disso, é possível se informar junto à secretaria ou polo de apoio presencial.

Nesses documentos, ficam descritos todos os pré-requisitos para conseguir a bolsa. No entanto, em geral, funciona assim: a instituição de ensino estabelece qual é o percentual de abatimento na mensalidade a cada faixa de pontuação do Enem. Veja um exemplo:

  • de 501 a 600 pontos — bolsa de 10%;
  • de 601 a 700 pontos — bolsa de 20%;
  • de 701 a 800 pontos — bolsa de 30%;
  • acima de 801 pontos — bolsa de 50%.

Lembre-se de que esses percentuais são apenas a título de exemplo, está bem? Reforçando: é preciso verificar os regulamentos em cada faculdade.

Persiga seus sonhos!

Como você viu, usar o Enem para o Sisu é uma boa opção. Porém, você pode utilizar a sua nota no Exame para entrar na faculdade diretamente, ou mesmo para concorrer a bolsas pelo Prouni. Essas possibilidades são muito vantajosas, pois descomplicam o acesso ao ensino superior, além de ajudar a mensalidade a caber no bolso.

Aproveite e inscreva-se no vestibular de uma de nossas instituições parceiras para começar a sua formação o quanto antes. E, claro, dá para usar sua nota do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados