Como usar as notas anteriores do Enem para entrar na faculdade?

enem notas anteriores

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais importantes para os estudantes que sonham com um diploma de ensino superior. Nem todo mundo sabe disso, mas a nota do Exame, que é realizado anualmente, pode ser utilizada de diversas maneiras e em muitas instituições, não apenas nas do governo.

E o melhor de tudo: mesmo as notas anteriores do Enem podem ajudar você a entrar na faculdade e se tornar o profissional dos sonhos. Acompanhe e veja as opções!

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Desvende os segredos por trás da sua nota do Enem 2023! 📝🎓 Aprenda dicas práticas e estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e alcançar seus objetivos acadêmicos. 🚀💡 Esteja pronto para desbravar o caminho para a universidade dos seus sonhos! #Enem2023 #DicasEnem #Educação #FuturoAcadêmico ♬ som original – Dicas para o vestibular!

4 maneiras de utilizar as notas anteriores do Enem

Depois de conquistar a aprovação no Enem, ou seja, ter notas maiores que 450 pontos, é hora de definir seu futuro: escolher o curso (com modalidade e turno) e em qual instituição.

As vagas em instituições do governo geralmente exigem a nota da última prova do Enem realizada. Ou seja, mesmo que você tenha ido melhor em anos anteriores, não pode utilizar a nota maior.

Entretanto, muitas instituições aceitam as notas antigas do Enem para facilitar o acesso ao ensino superior de qualidade. Veja, então, como utilizar esses dados para conquistar o diploma.

1. Substituição do vestibular

Essa é a mais comum, e muitas instituições usam o método. Assim, o candidato não precisa realizar mais uma prova de vestibular. Basta comprovar seu conhecimento com as notas do Enem, que já é um exame bastante completo e cansativo.

Assim, faculdades particulares oferecem essa opção para que os estudantes não se preocupem em estudar novamente o que já mostrou saber. Como cada instituição segue suas regras de ingresso, e muitas permitem o uso das notas do Enem das edições anteriores, a partir de 2010!

2. Desconto na faculdade

Além de conquistar a vaga no curso desejado, a nota do Enem pode ser utilizada para bolsas de estudos nas faculdades particulares. Dessa forma, é possível utilizar as notas anteriores tanto para conquistar a vaga quanto para garantir uma mensalidade muito mais baixa.

Isso porque as instituições particulares também utilizam seus vestibulares como maneira de oferecer bolsas. Substituindo essas provas pelo Enem, também é possível analisar o conhecimento e o potencial daquele aluno dentro da instituição.

Vale a pena ficar de olho, pois muitas oferecem até mesmo 100% de desconto na mensalidade. Faculdade de qualidade e de graça para você entrar no mercado de trabalho com tudo pronto para o sucesso.

3. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Se você não conquistar o desconto necessário para sua realidade, não precisa se desesperar. Outra opção muito benéfica utilizada pelos estudantes é o Financiamento Estudantil do Governo Federal, popularmente chamado de FIES.

Tour pela prova do Enem

Para definir quanto do valor do curso será financiado, o governo utiliza igualmente as notas do Enem. Afinal, o Exame é nacional e também realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão federal.

Dessa forma, o governo consegue ter uma noção geral da educação brasileira e quão bem o aluno se saiu na prova nacional. É possível utilizar as notas de qualquer edição do Enem desde 2010.

4. Programa de Universidade para Todos (Prouni)

Além do Fies, outra possibilidade oferecida pelo governo federal é o Prouni, programa que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares. Ou seja, além de concorrer às bolsas da própria instituição, você também tem a chance de conquistar a bolsa do próprio governo, aceita na maioria dos lugares.

O lado bom da bolsa do Prouni é que você não precisa pagar nada depois da faculdade, já que o desconto é dado mensalmente. Isso se difere do financiamento, que você paga até quitar a dívida. Mas os juros são justos e baixos, para caber na realidade de cada pessoa.

Nesse caso, é possível utilizar a nota apenas do Enem mais recente. Ou seja, você tem o ano seguinte todo para conseguir a bolsa, não apenas no começo do ano. Não deixe a oportunidade passar. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100% de desconto), dando a possibilidade de ensino gratuito nas melhores faculdades.

Tempo de validade das notas

Como foi possível ver, muitas instituições e programas do governo aceitam os resultados do Enem feitos a partir de 2010, pois esse foi o ano em que o método de avaliação e da própria prova passaram por mudanças significativas. Ou seja, é mais de uma década de possibilidades para você conseguir a melhor opção em cada caso.

É válido falar também que, apesar de a maior parte aceitar esse período de tempo, muitas faculdades particulares podem exigir a nota do Enem do ano anterior apenas, por acreditarem ser uma avaliação mais recente dos conhecimentos.

Então, na hora de escolher sua faculdade, fique de olho nessas regras. O FIES utiliza as notas desde 2010. Portanto, se a faculdade faz parte do programa do governo, precisa também aceitar as notas mais antigas.

Como saber a nota do Enem de anos anteriores

Quer ver se consegue uma vaga em uma faculdade? É só ver suas notas do Enem dos anos anteriores e entrar nos sites das faculdades para verificar as possibilidades. Veja como acessar o Enem antigo e ver as notas dos anos passados.

Enem de 2009 a 2014

  • Acesse o sistema do Enem;
  • Informe CPF e Senha;
  • Se não souber essas informações, as recupere em “Consultar n.º de inscrição” e “Recuperar senha”;
  • Informe o texto da imagem.
  • Pronto! É só ver suas notas!

Enem de 2015 a 2021

  • Acesse o sistema do Enem;
  • Informe a figura indicada no sistema;
  • Informe CPF e Senha;
  • Se não souber essas informações, as recupere em “Consultar n.º de inscrição” e “Recuperar senha”;
  • Pronto! É só ver suas notas!

Use sua nota antiga do Enem e faça faculdade!

Viu como é fácil? Depois de verificá-las, é só correr atrás dos seus sonhos e se tornar um profissional qualificado para o mercado. As oportunidades são muitas, basta escolher a ideal para o seu caso. Inclusive, nas faculdades parceiras do Vestibulares, dá para usar a nota do Enem de edições anteriores como isenção de vestibular e para obter descontos nas mensalidades.

Por isso, aproveite! Inscreva-se nas faculdades parceiras do Vestibulares com suas notas antigas do Enem. Temos polos em todo o Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 56

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados