O que é teste vocacional e como ele pode ajudar a definir seu futuro?

homem sentado preocupado com teste vocacional

Ainda no ensino médio, começa a martelar na cabeça dos alunos a dúvida sobre qual profissão seguir. De fato, muitos adolescentes não têm uma resposta concreta para essa pergunta e começam a ficar ansiosos, pois, em breve, terão de prestar vestibular.

Se esse é seu caso, a sugestão é que você se acalme. Sabe, precipitar-se na escolha da profissão pode gerar um problema bem grande, caso você se arrependa depois. Em tese, a carreira que escolhemos agora é a profissão que vamos exercer ao longo da vida. Claro que mudanças de rumo podem acontecer mais à frente, ninguém está livre. Mas uma escolha feita com segurança evita decepções.

Como essa decisão pode ser bem difícil, especialmente se você não sabe exatamente quais são seus sonhos e aptidões, o teste vocacional é uma saída interessante e que vai ajudar bastante em seu autoconhecimento. Pensando nisso, criamos este post para explicar o que significa e quais os seus benefícios na eleição de um curso universitário.

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional é um recurso utilizado para ajudar, principalmente, adolescentes e jovens na escolha de uma carreira. Adultos e até pessoas de mais idade também podem realizá-lo se estiverem querendo mudar de profissão.

O teste vocacional permite que você saiba qual carreira seguir ou qual é sua verdadeira vocação. Essa é uma ferramenta de autoconhecimento muito útil para ajudar as pessoas a refletirem sobre seus gostos e suas preferências, além de avaliar também suas habilidades em diferentes áreas.

O principal objetivo do teste vocacional é fazer você reconhecer com mais clareza seus interesses, habilidades e tendências no ambiente acadêmico. Para isso, diferentes questões são feitas, como quais são seus sonhos, onde você imagina trabalhar no futuro, qual sua capacidade de adaptação etc., a fim de explorar diferentes tópicos até encontrar a profissão que melhor se adeque ao seu perfil.

O teste vocacional permite reunir uma grande quantidade de informações sobre interesses, gostos, habilidades e aptidões e, ao mesmo tempo, perguntar sobre outros aspectos determinantes que facilitem seu processo de escolha da carreira.

É importante esclarecer uma coisa: o teste vocacional desempenha um papel meramente de orientação, ou seja, não é decisivo. Por meio das informações ali levantadas, o profissional encarregado da tarefa consegue avaliar as diferentes alternativas de faculdade que se adaptam ao seu perfil, mas não precisam ser consideradas definitivas na escolha de uma carreira “só porque apareceu no teste”.

Como funciona um teste vocacional?

O teste vocacional trabalha com perguntas e respostas que visam conhecer os quatro elementos mais importantes de uma pessoa para escolher carreiras relacionadas: capacidade intelectual, preferências, habilidades e personalidade.

É um questionário que costuma ter, no mínimo, 20 perguntas, normalmente de múltipla escolha, que se referem às tarefas que você prefere realizar em diferentes lugares e situações. Cada resposta é importante e indica quais carreiras estão mais próximas ao seu perfil.

Para responder bem a um teste vocacional, você deve relaxar e fazer um exame de consciência sobre seus gostos, habilidades e fraquezas. Lembre-se: seja honesto acima de tudo e não se sinta pressionado a obter um resultado específico. Pelo contrário, isso deve ser o mais fluido possível.

Quais os benefícios do teste vocacional?

O teste vocacional pode revelar aspectos a respeito de sua personalidade e de seus interesses sobre as quais você não tinha consciência. Por isso, é importante para ajudar no conhecimento de seus verdadeiros dons e até para evitar situações como a de pais que escolhem a profissão dos filhos ― algo muito comum de acontecer.

Confira, então, quais são as principais vantagens de um teste vocacional para a escolha de sua carreira!

Identificar talentos

Muitos talentos podem ser revelados a partir de um teste vocacional. Como um adolescente talvez nunca tenha feito uma autorreflexão sobre seus gostos e aptidões, aí está uma oportunidade de descobrir informações relacionadas à própria personalidade e abrir sua mente para algo que pode ser transformado em uma carreira.

Tour pela prova do Enem

Um exemplo disso são pessoas que se identificam com causas sociais e têm habilidades de comunicação. Quem sabe a carreira de relações internacionais não seria uma boa?

Unir interesses para uma carreira

Outra vantagem do teste vocacional é que seus interesses pessoais e habilidades podem, quem sabe, tornar-se uma opção de carreira. Um dos maiores ideais quando escolhemos uma profissão é unir paixões e sonhos a uma profissão. Sabe aquele pensamento de que “quando fazemos o que amamos deixamos de trabalhar”? É mais ou menos isso.

Digamos que você tenha paixão por desenhar ou toque muito bem instrumentos musicais. Já pensou se tornar um arquiteto de destaque ou um músico de uma grande orquestra?

Desmistificar ilusões sobre as profissões

Quando estamos em busca da nossa carreira, muita gente vem nos falar que determinada profissão não dá dinheiro, ou não tem mercado, ou é muito estressante, ou não serve para nós.

Pois bem, o teste vocacional também ajuda a esclarecer relações entre profissionais e carreiras, e tira “preconceitos” que criamos acerca de determinadas áreas. As respostas obtidas com o teste vocacional farão você enxergar as profissões de maneira mais ampla.

Evitar frustrações com a carreira

Quando escolhemos uma carreira na pressa, ou porque temos que entrar logo na faculdade, ou por seguir a opinião de algum familiar etc., existe uma grande chance de cometer um erro. Já pensou passar a vida inteira fazendo o que você não gosta?

Além de tornar-se um profissional frustrado, é bem capaz que você não dê o melhor de si. Logo, não terá nem dinheiro, nem credibilidade, nem a ascensão profissional desejada. Então, o teste vocacional é uma forma de ajudar na decisão mais correta para a escolha da carreira.

Trabalhar o autoconhecimento

Quanto mais anos forem avançando, mais você vai perceber a importância do autoconhecimento para seus objetivos pessoais e profissionais. Nesse sentido, o Giro das Profissões é um game específico para você começar a realizar esse processo. Ele fará você olhar para dentro de si e procurar enxergar aspectos para os quais ainda não tinha prestado atenção.

Com ele, você vai ter maior autoconhecimento e, certamente, suas decisões ganharão argumento. Assim, você tem chances muito maiores de se dar bem na carreira pretendida. Isso porque será uma escolha consciente.

Conhecer novas profissões que não haviam sido consideradas

O mercado está mudando, e algumas carreiras estão com os dias contados. Por isso, agora muito se fala sobre as profissões do futuro. Quais são essas áreas? O que se espera dos profissionais daqui em diante? Como você pode se encaixar em algo que foge completamente do tradicional? Essas são algumas perguntas às quais o teste vocacional responde.

Destruir crenças limitantes

As crenças limitantes são um dos principais impeditivos para a autorrealização. São afirmações que aprendemos e ficam guardadas na nossa mente, capazes de paralisar nossas ações ou nos fazer desistir de coisas importantes.

Com o teste vocacional, você vai ver de que forma algumas dessas crenças podem ser destruídas. Assim, você enxerga que, mesmo em uma profissão pouco valorizada pelo mercado, é possível ter um grande sucesso.

Faça o nosso teste vocacional rápido!

Bem, ao chegar aqui, só podemos dizer que o teste vocacional é um ótimo investimento para quem não tem uma boa definição sobre suas opções de carreira.

Mas uma dica importante: além dos testes online que indicamos, procure um profissional especializado em orientação vocacional, pois, assim, ele vai dar a um feedback mais claro e verdadeiro sobre você. No Brasil, os únicos profissionais capacitados a aplicar testes vocacionais completos são os psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia de seu estado.

Bem, agora que você já sabe por que deve investir em um teste vocacional, não vá embora sem ler este artigo especial sobre a qualificação profissional desejada pelo mercado hoje!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados