5 dicas para evitar que seus pais escolham sua profissão

5dicasparaevitarqueseuspaisescolhamsuaprofissao

Pais que escolhem a profissão dos filhos são mais comuns do que se imagina. Para muitos, essa é uma demonstração de amor e de preocupação com o futuro. No entanto, esse pode não ser o cenário mais confortável para quem quer assumir o controle da própria vida e escolher a carreira que deseja seguir.

Sem dúvidas é uma situação delicada, mas a boa notícia é que é possível resolvê-la de forma relativamente tranquila com algumas estratégias. Entre elas, tornar frequente a conversa com os pais, dar abertura para que eles também possam dar sua opinião e mostrar exemplos de atuação e de salários. Veja, neste artigo, 5 dicas para evitar que seus pais escolham sua profissão!

1. Converse com seus pais frequentemente

Um dos passos mais importantes para evitar que seus pais queiram dar a palavra final sobre qual profissão seguir é conversar regularmente com eles sobre o tema. Exponha seus desejos e suas aspirações e, sempre que possível, fale mais sobre a área que pretende seguir, usando revistas e pesquisas diversas como apoio (como aquele post incrível que você viu na internet).

2. Dê abertura para que eles também opinem

Além de falar abertamente sobre possibilidades de carreira, é essencial manter uma postura aberta durante as conversas, dando espaço para que seus pais também compartilhem suas opiniões.

Não são poucos os que apenas desejam que o filho siga a profissão dos pais por achar que, assim, terão mais chances de sucesso por conta das portas abertas. Outros apenas têm medo do fracasso por conta da competitividade no mercado. Independentemente do motivo, é importante escutar o que seus pais têm a dizer, mesmo que não concorde.

3. Mostre exemplo de atuação e de salários

Escolher profissões passa também por refletir sobre possibilidades de atuação na área escolhida e salários pagos pelo mercado. Muitos pais ficam apreensivos com o fato de quem algumas carreiras podem ser mais competitivas do que outras ou não pagar a melhor remuneração.

Por isso, é sempre importante ser objetivo e mostrar para seus pais exemplos de atuação que você pode ter e os salários médios da área. Dessa forma, ficará mais fácil eles entenderem que sua decisão não é baseada apenas em sonhos e em desejos, mas, também, em dados.

4. Peça que eles conversem com profissionais formados

Além de apresentar dados como salário e áreas de atuação, uma estratégia interessante para não deixar que seus pais escolham sua profissão é pedir que eles conversem com profissionais formados.

Fazer com que eles saibam a situação real do mercado em que você deseja atuar pelo depoimento de quem já trabalha na área faz toda a diferença. Essa atitude contribui para acabar com medos sem fundamento e dar maior segurança para eles com relação às suas escolhas.

5. Posicione-se com firmeza

Ter um diálogo aberto com os pais sobre a escolha da profissão é essencial, assim como se posicionar com firmeza sobre o que você deseja para sua carreira. Mostre que você é um adulto e não está tomando uma decisão impensada e, sim, fazendo uma escolha racional e adequada ao que você deseja para sua vida profissional.

Não é pequena a porcentagem de pais que escolhem a profissão dos filhos. Ou, pelo menos, que têm esse desejo. Se você vive em casa o embate sobre em qual profissão traçar o seu caminho, siga nossas dicas para lidar com a situação da melhor forma. É possível ter uma carreira alinhada com seu perfil profissional e manter um bom relacionamento em casa!

Gostou deste conteúdo? Então, leia também sobre quais são as principais graduações e como escolher um curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: