Temas de redação para o Encceja: quais são os possíveis?

temas de redação para encceja

Se você já é um adulto, mas ainda não terminou o ensino médio, saiba que isso é possível por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Trata-se de um exame bastante amplo que avalia seu conhecimento para atestar que você pode receber um certificado do ensino médio e, com isso, completar a educação básica. 

De tudo o que cai na prova, entre os pontos mais importantes está a redação. Para que você escreva um texto nota 10 é importante, conhecer a estrutura de texto exigida e, principalmente, ter uma ideia dos assuntos pedidos. 

Rolou uma confusão em sua cabeça? Então, confira neste post algumas dicas para descobrir os temas de redação para o Encceja. Temos certeza de que você vai tirar o exame de letra!

O que é o Encceja?

Antes de falarmos sobre a redação, é importante que você saiba o que é o Encceja ― aqui, vamos resumir os principais pontos, mas vale a pena conferir mais informações, ok? 

O Encceja é um exame que o Governo Federal promove para permitir a conclusão dos ensinos fundamental e médio de cidadãos que não o fizeram em idade adequada.

É uma prova que avalia as principais matérias estudadas na escola, de acordo com o nível de ensino, separadas em quatro áreas de conhecimento. A prova acontece de manhã e à tarde, num único dia. Em cada turno, o aluno responderá a 60 questões (total de 120), mais a redação.

O cálculo das notas usa a Teoria da Resposta ao Item (TRI), um cálculo meio complexo para evitar que o candidato acerte as perguntas por chute. Então, cada pergunta tem uma pontuação diferente. 

O mais importante é que você precisa tirar, no mínimo, 100 pontos em cada prova e 5 pontos (de um total de 10) na redação para conseguir seu diploma do ensino médio. Se você não for bem em todas as provas, dá para obter o certificado parcial do Encceja ― isso evita ter de refazer todas as provas para obter o certificado total. 

Estrutura da redação do Encceja

Agora, vamos falar rapidinho sobre como é a estrutura da redação do Encceja. Confira:

  • tema relacionado ao momento da sociedade atual (vida, política, direitos humanos, meio ambiente etc., no Brasil e no mundo);
  • característica do textodissertativo-argumentativo (apresentação de um ponto de vista e argumentação sobre o tema proposto);
  • estrutura geral — o texto deve ser dividido em introdução, desenvolvimento (dois a três parágrafos) e conclusão;
  • tamanho — máximo de 25 linhas;
  • gramática — seguir a norma culta da Língua Portuguesa;
  • proposta de intervenção — apresentar uma solução para o problema apresentado.

Como ter uma ideia dos temas de redação para o Encceja?

Enfim, chegou a hora de conhecer algumas dicas sobre os temas da redação do Encceja. Embora sejam conhecidos apenas na hora da prova, dá para ter uma ideia do que esperar. Veja como descobrir.

Confira os temas anteriores da reação do Encceja

Uma boa pista sobre qual será o tema da redação do Encceja é conferir as provas anteriores. Ao fazer isso, você vai observar como a proposta é apresentada, que tipo de texto de apoio aparece e até qual é o linguajar utilizado na descrição.

Se possível, procure redigir alguns textos baseados nessas propostas, de acordo com as características que trouxemos aqui. Além disso, procure redações nota 10 para servirem como modelo. As últimas redações do Encceja para o ensino médio trouxeram os seguintes temas:

Teste Vocacional Rápido
  • 2019: A organização do tempo e o acesso às redes sociais;
  • 2018: Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador;
  • 2017: A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil.

Descubra os temas de redações das edições passadas do Enem

Para que você se afie ainda mais com os temas de redação para o Encceja, vale a pena vasculhar as propostas de texto que apareceram nas provas do Enem. Embora o exame tenha ficado bastante diferente, por conta do foco em avaliar candidatos concluintes ou já formados no 3º ano do ensino médio para acesso à faculdade, dá para você ter uma ótima noção do que foi pedido e incrementar ainda mais o seu estudo para o Encceja.

Além disso, quando você prestar o Enem já terá muito mais familiaridade com o nível de dificuldade desse exame. Então, veja alguns temas da redação do Enem que rolaram em anos anteriores:

  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado.

Esteja ligado às tendências e às notícias relevantes

Você reparou que tanto a redação do Encceja quanto a do Enem trabalham assuntos relacionados à sociedade atual? Isso acontece porque é esperado que você seja uma pessoa atualizada e antenada ao que está acontecendo no país e no mundo. Jamais cometa o erro de cair no senso comum!

Então, uma excelente maneira de se preparar para a prova é consumir conteúdos relevantes sobre atualidades. Ler livros, artigos de revistas e blogposts, ouvir podcasts, assistir a vídeos e telejornais, seguir personalidades nas redes sociais, como jornalistas, pesquisadores e líderes políticos, são algumas maneiras entender o que está rolando no Brasil e no mundo.

Além disso, não se limite aos temas de redação que você encontrou nas provas, pois você precisa ter aptidão para discutir uma série de assuntos, como os seguintes:

  • acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência;
  • comunicação nas redes sociais;
  • diversidade sociocultural;
  • empreendedorismo;
  • mercado de trabalho no século XXI;
  • migração;
  • mobilidade urbana;
  • preconceito racial, sexual e de gênero;
  • transformação digital;
  • transformações no mundo pós-coronavírus.

Planeje sua redação antes de escrevê-la

Nem sempre somos tão familiares ao tema da redação do Encceja, por isso, é importante adquirir uma bagagem de conhecimento antes do exame e, assim, não confiar na sorte.

Além de construir uma boa argumentação, é importante que você domine as características e a estrutura da redação do Encceja, apresentadas acima. Isso porque a banca avalia uma série de competências, que incluem:

  • capacidade de entender a proposta;
  • respeito à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • nível de sua argumentação e vocabulário;
  • respeito às normas da língua portuguesa.

Então, antes de sair escrevendo, absorva bem a proposta, leia os textos e materiais de apoio e faça um mapa de como será sua redação. Você pode separar o que vai escrever em seu texto, respondendo aos tópicos abaixo:

  • liste o que dizer na introdução, trazendo o assunto de maneira direta;
  • liste os argumentos e parágrafos que reforçam sua opinião (tese);
  • descreva uma proposta de intervenção;
  • defina uma conclusão, retomando o tema inicial.

Por que concluir o ensino médio?

Se você deseja dar um passo à frente na construção da sua carreira e ter melhores oportunidade profissionais, é essencial concluir a educação básica. O Encceja tem esse objetivo: permitir que mais brasileiros recebam o diploma do ensino médio, independentemente da idade.

Somente a educação é capaz de levar a gente a um novo patamar na vida, certo? Então, ao conseguir seu certificado pelo Encceja, você poderá entrar na faculdade e começar uma jornada rumo ao seu sucesso profissional. Como resultado, terá maior qualidade de vida e autoconfiança para crescer!

Continue sua preparação!

Ficou mais fácil imaginar os possíveis temas de redação para Encceja com as dicas que trouxemos aqui? Esperamos que sim! Agora, é hora de estudar!

Para te ajudar, separamos um material bem especial para complementar a sua leitura: Tema de redação: 7 passos para interpretar corretamente. Aproveite, é de graça!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.