Passe pelo 3º ano do ensino médio com tranquilidade com 5 dicas

estudantes do ensino médio

O 3º ano do ensino médio é uma época na qual as transformações e as emoções na vida do estudante estão a mil por hora! De um lado, a animação de concluir o segundo grau e poder dar início a uma, ou várias, novas jornadas. De outro, a pressão para passar no vestibular e, finalmente, ingressar na tão sonhada faculdade. Tudo isso sem deixar de lado, é claro, a responsabilidade que é conciliar escola, estudos e vida social.

Em meio a esse cenário, é comum que os jovens fiquem bastante ansiosos e sem saber qual é a melhor forma de encarar o 3º ano do ensino médio com tranquilidade, conquistando a aprovação. Foi pensando nisso que, neste post, listamos 5 dicas infalíveis para ajudá-lo:

Organize bem as suas prioridades

Nessa fase da vida, você quer o seu diploma de ensino médio e, ao mesmo tempo, estar preparado para o ano de vestibular, certo? Por isso mesmo, a organização deve ser uma palavra de ordem para guiá-lo durante toda essa caminhada. É a partir da definição dessas duas prioridades que deve se iniciar a sua preparação, bem como a divisão do seu tempo para dar conta de tantas tarefas importantes.

Estude para o vestibular e para a escola

Quando está no 3º ano do ensino médio, o estudante conta com uma vantagem e tanto, caso também opte por ingressar na faculdade logo em seguida: muitos dos assuntos que caem nos mais diferentes tipos de vestibular também são vistos ao longo do ano letivo. Ou seja, ao se dedicar a ambos, os conhecimentos estarão sempre fresquinhos na mente do aluno!

Para isso, no entanto, é fundamental ser bem-organizado, conforme já falamos, e preparar uma rotina de estudos com datas, horários e disciplinas. Separe um tempo diário para revisar aquilo que você aprendeu no colégio e, ao mesmo tempo, procure fazer simulados e exercícios que o ajudarão tanto a fixar essas informações, quanto a entender a dinâmica de um vestibular e o conteúdo cobrado.

Escolha sua carreira com calma e ajuda profissional

Com a vida escolar na reta final, resta sempre aquela dúvida: e agora, o que fazer depois do ensino médio? A escolha da carreira é uma das principais questões que o estudante precisa enfrentar ao longo dessa etapa — além, é claro, de uma das mais temidas. Afinal de contas, nem todo mundo passa pelo 3° ano já com a certeza do curso que deseja fazer na faculdade e da profissão que pretende seguir ao longo dos próximos anos.

Aqui, é essencial pensar que essa escolha deve ser feita com muita calma, ponderando diversos aspectos. Não basta apenas pensar em um único fator, como premissas de salários altos, ou simplesmente ceder àquilo que pais e familiares esperam de você. É necessário, também, pensar naquilo que desperta o seu interesse e que trará chances de obter valorização pessoal e profissional. Por isso, uma dica importante é procurar ajuda especializada.

Os testes vocacionais costumam ser ferramentas de grande auxílio. No entanto, para que os resultados sejam os mais acertados possíveis e, acima de tudo, não gerem conclusões precipitadas, é interessante que eles sejam utilizados em conjunto com uma orientação profissional adequada, de modo a considerar as particularidades de cada um.

Tour pela prova do Enem

Tenha um tempo para descansar e se divertir

Sabemos que ano de vestibular é mesmo uma época de estabelecer prioridades e, inevitavelmente, abrir mão de certas coisas em prol de outras. Mas muita calma nessa hora: isso definitivamente não quer dizer que você precise abdicar 100% dos seus momentos de descanso e lazer, como alguns ainda podem pensar.

Virar noites e noites com a cabeça nas apostilas, apesar de tentador para quem estuda para o 3° ano e o vestibular, não é uma prática recomendada. O seu cérebro precisa estar apto a operar com a máxima capacidade, e isso tende a não acontecer, caso você não faça pausas nem tenha uma boa rotina de sono, por exemplo.

Já a diversão e os momentos com os amigos, que não comprometam o seu cronograma de estudos, são importantes para a sua saúde mental em uma época tão turbulenta quanto essa. O que podemos concluir é que o equilíbrio é a melhor forma de enfrentar a pressão e obter melhores rendimentos ao estudar.

Saiba lidar com a pressão dos pais e professores

Com tanta coisa acontecendo, você não vê a hora de poder suspirar de alívio e curtir a sua formatura do ensino médio, não é mesmo? Parece até algo impossível com a pressão que o estudante do 3° ano tende a enfrentar de todos os lados: pais, professores, escola…

Saber lidar com essas cobranças é ponto-chave para tirar a situação de letra. É claro que, nesta época, os professores passarão muitos exercícios e não serão tão flexíveis com prazos quanto antigamente: eles têm uma missão importantíssima que é formar estudantes aptos a passar no vestibular e ingressar na sociedade e no mercado. O mesmo vale para os pais e responsáveis que desejam ver seus filhos formados e prontos para voar mais alto.

Entender que essa pressão tem um porquê o ajudará a encará-la com mais naturalidade, sem deixar que ela o deixe ansioso ou interfira de outras maneiras no seu emocional.

Como foi possível perceber, embora o 3º ano do ensino médio seja uma época atribulada e que demande muito foco e responsabilidade, é completamente possível passar por ele com tranquilidade e sem deixar que a pressão o atrapalhe na conquista de seus objetivos. Colocando em prática as dicas do post, tenha a certeza de que tanto o diploma do terceirão quanto a aprovação no vestibular dos seus sonhos estarão mais próximos do que você imagina — e, daí pra frente, é só comemorar e iniciar a nova jornada com muita dedicação!

Por falar em vestibular, que tal aproveitar que está aqui e conferir outro conteúdo muito útil para a sua preparação? Veja, agora mesmo, as 8 melhores técnicas de estudo para mandar bem nas provas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados