6dicasfundamentaisparaacertarnacoesaodaredacaodoenem

Redação do Enem 2020: confira a dica do MEC e saiba mais sobre os possíveis temas

Finalmente, o Enem 2020 está chegando! E ele não vem sozinho. Com ele chega aquela apreensão e nervosismo que sempre carrega a famosa pergunta dos candidatos:

Afinal, qual o tema da redação do Enem 2020?

Para colaborar, duas semanas antes, o MEC publicou em seu perfil oficial no Instagram uma possível dica do que pode ser o tema da redação! Quer saber mais e ficar por dentro de tudo? Acompanhe com a gente:

Redação para o Enem e os vestibulares

Como vai funcionar a redação do Enem 2020?

O modelo de redação do Enem 2020 não possuirá alterações em comparação às últimas edições. Se trata de um texto dissertativo-argumentativo, e a sua estrutura é divida em 3 partes:

Introdução

Demonstrar a compreensão do tema, identificar o problema e colocar a tese.

Desenvolvimento

Defender a tese com argumentos dentro dos limites de direitos humanos.

Conclusão

Resumir os pontos principais, chegar a um fechamento e propor uma intervenção sobre o problema.

Essas 3 partes formam uma jornada em que, a partir da apresentação da tese, você conduz o leitor a acreditar na sua proposta de intervenção.

Outra característica são os parágrafos que variam de 5 a 7 linhas, e o texto, que é limitado à 30. Isso força o domínio dos mecanismos de coesão textual: a forma como você se refere às partes anteriores do texto ao inserir as novas partes, formando uma unidade.

Com um pouco de prática, você não terá nenhum problema para usar a estrutura durante a prova 😉 Não há grandes segredos sobre o que precisa ser feito, sendo tudo uma questão de treinamento. 

📰 Aqui no Dicas, temos uma imensidão de conteúdos sobre os principais assuntos e atualidades em 2020! Uma delas pode ser um possível tema para a redação do Enem 2020. Dê uma olhadinha e treine seus argumentos!

Qual foi a dica do MEC?

Se você acompanha as redes sociais do Ministério da Educação, sabe que o MEC desde 2017 costuma interagir com os candidatos. Pois bem, dessa vez, em sua conta do Instagram, foi criada uma caixa de perguntas nos Stories, para que os candidatos respondessem com suas dúvidas. 

Aqui, não temos dúvidas de que as perguntas sobre a redação do Enem 2020 (em especial sobre o tema) foram as mais enviadas. Tanto que, o Ministério da Educação respondeu a respeito:

“Vocês pediram spoiler sobre a redação do Enem. Spoiler, eu não posso dar, mas segue uma dicazinha para vocês ;)”, dizia no Stories.

Na sequência, veio um passo a passo de como realizar uma boa redação tendo em vista a importância da competência 4 do Manual de Correção da redação do Enem. Este avalia se o candidato demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários na construção da argumentação textual. 

💡  Falando nisso, temos um Guia completo sobre Redação para o Enem, nele, você encontra dicas sobre as competências e muito mais! Confira!

Agora, o interessante: após essa “dicazinha”, o MEC publicou a seguinte notícia: “Investimento na formação de professores”, destacando alguns dos investimentos feitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O que pode gerar um debate em volta do tema da Educação. Será que essa também seria uma dica? 🤔

stories de spoiler do mec redação enem 2020
Stories Spoiler
"Dicazinhas" do MEC nos Stories redação enem 2020
“Dicazinhas” do MEC nos Stories

Será que além das dicas de competências, o MEC também deu uma pista sobre o tema da redação? Fica aí um ponto de atenção! No próximo tópico abordaremos quais os possíveis temas da redação do Enem 2020!

Quais os possíveis temas da redação do Enem 2020?

Na edição de 2019, todo mundo precisou escrever sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil, um assunto que pegou muita gente de surpresa. 

Como 2020 foi um ano atípico e que trouxe vários temas para debate da sociedade, as possibilidades de temas para a redação deste ano tornaram-se bem mais amplas. Ou seja, estar informado sobre diversas atualidades é o principal caminho para uma ótima redação do Enem 2020, já que ampliamos os nossos argumentos. Para ajudar, destacamos a seguir alguns dos principais assuntos que podem ser temas da redação da edição 2020. Confira e comece a treinar a defesa das suas teses com a gente!

Educação a distância

Aproveitando o gancho sobre as dicas do MEC, olhando para um tema da Educação, a questão da modalidade EAD tem ganhado ainda mais força recentemente. Além do aumento que já vinha demonstrando nos últimos anos, com o isolamento social necessário devido à quarentena, estudantes do mundo todo tiveram que se adequar ao modelo de ensino a distância. Porém, essa é uma realidade a que nem todos possuem as mesmas condições, por conta de questões básicas de acesso à internet e aparelhos eletrônicos.

Dicas de abordagem

Olhando para a Educação como um todo, é importante destacar os desafios do EAD no Brasil, dando ênfase para questões de desigualdade social e dificuldade de acesso à internet. No ponto de vista do Ensino Superior, importante dar destaque à descentralização dos cursos de graduação que tradicionalmente se concentravam em regiões brasileiras melhor desenvolvidas economicamente, como Sul e Sudeste. A abrangência dos cursos superiores EAD possibilita a democratização e o acesso à educação em um país continental como o Brasil.

Investimentos na Educação

Fazendo uso da possível dicazinha do MEC sobre o tema de investimentos na Educação, é importante pensarmos no atual cenário para estabelecermos argumentos relacionados e uma tese bem embasada. Você tem acompanhado quais foram os últimos investimentos no MEC feitos pelo Governo Federal? Nossa dica é pensar além da caixinha! Essas aplicações de recursos para a formação de professores mais capacitados também pode ser atrelada à questão atual da tecnologia nas instituições de ensino. De que forma os investimentos na Educação poderiam ser melhor canalizados para atender um Brasil tão diversificado socialmente como o nosso?

Dicas de abordagem

Além de entender quais os investimentos feitos pelo MEC nos últimos anos, que você pode conferir no Portal da Transparência, também é importante entender quais são as leis, os direitos e deveres do Governo em relação à educação.

Sendo assim, tendo em mente essas principais informações teóricas, é possível estabelecer relação com as últimas notícias e atualidades do tema. 

Questões ambientais

Não dá para negar que desastres ambientais têm sido mais e mais recorrentes no Brasil. Por exemplo, os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG). As duas tragédias fizeram muitos perder a vida e tudo o que tinham.

Como a economia da região dependia da mineração, é possível dizer que os desastres provocaram prejuízos humanos e sociais. A lama também atingiu rios e hectares de conservação, com perdas gigantescas na esfera ambiental.

Além disso, as últimas chuvas de verão têm castigado diversos estados brasileiros, fazendo com que a população sofra com os prejuízos, principalmente aqueles que vivem na periferia.

Dicas de abordagem

Sobre os desastres, questionar a ação dos homens, comentar como as multas têm sido aplicadas e quais ações estão sendo tomadas para prevenir novos desastres é essencial. Já quanto à chuva, apesar de ser uma causa natural, as ocupações irregulares, a falta de articulação dos governos e o planejamento urbano insuficiente devem ser questionados.

Crise de refugiados

O mundo vive uma crise humanitária vinda de problemas migratórios e esta, certamente, é uma boa opção de tema da redação do Enem 2020. De acordo com dados oficiais das Nações Unidas, são mais de 70 milhões de refugiados — eles saem de seus países devido a crises, a perseguições e a conflitos.

banner de preparação para o enem 2021

O crescimento do deslocamento forçado acontece com mais velocidade do que as soluções encontradas para essas pessoas. Muitas, inclusive, são crianças em idade escolar, sem contar famílias que se perdem nessas migrações.

Dicas de abordagem

Dar opções para que os refugiados retornem às suas casas de maneira voluntária é uma alternativa, mas como conseguir isso com segurança e dignidade? Outras soluções incluem a integração em comunidades ou o reassentamento em um novo país.

Pandemias num mundo globalizado

O coronavírus começou lá na China e, em questão de dias, estava presente nos Estados Unidos, no Japão, em países da Europa e de outros continentes. Num mundo globalizado, no qual as pessoas estão em constante movimento, a propagação de vírus é rápida e tem chances de causar uma pandemia.

Outro ponto é que a economia global acaba sofrendo as consequências, os gastos caem, as pessoas saem menos de casa, as indústrias deixam de produzir, e há queda nas bolsas do mundo todo.

Dicas de abordagem

Entender as quarentenas e sua eficiência para os países que contam com pessoas contaminadas, como os países apoiam-se em tempos assim e como o preconceito com a China pode se agravar nesse momento.

Vacinação

Doenças como sarampo, poliomielite e rubéola já haviam sido erradicadas do Brasil e voltaram a ser assunto, inclusive de preocupação no Mercosul. O alerta é de que essas doenças voltem a circular se a cobertura das vacinas não aumentar.

Dicas de abordagem

Entender o porquê dessas doenças voltarem é o primeiro motivo. E as causas são variadas, como falta de conhecimento sobre as doenças, divulgação de fake news via WhatsApp e outras redes sociais, além dos horários limitados de funcionamento dos postos de saúde.

Como fazer a conclusão do texto? Questionar a eficácia e a abrangência das campanhas pensando na dimensão do Brasil, assim como a falta de acesso à informação, é um bom ponto!

Crise econômica mundial

Você já deve ter lido que o mundo está à beira de mais uma crise econômica e, não, não se trata de fake news! De acordo com o que foi apontado no Fórum Econômico Mundial de 2019, existe o risco de um declínio mais acentuado no crescimento global, principalmente com a desaceleração da economia dos Estados Unidos e também da China pós-coronavírus.

Dicas de abordagem

EUA e China estão sempre disputando mercados; por isso, é interessante entender como essa tensão afeta o resto do mundo — inclusive o Brasil, que tem muitos negócios com os dois gigantes. As consequências para os outros países são endividamento, desemprego e desaceleração econômica muito mais rápida.

Importância da saúde mental

Doenças mentais são uma realidade na vida dos brasileiros. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 86% dos brasileiros sofrem de algum transtorno mental. Quanto aos adolescentes, um em cada cinco também enfrenta alguma doença. Mas pouco ainda é discutido, ainda mais nas escolas e entre as famílias, fazendo com que este tabu piore os números.

Dicas de abordagem

Entender como o assunto é tratado e quais políticas públicas têm sido criadas é essencial, assim como compreender de que forma as pressões do dia a dia podem prejudicar nossa saúde mental.

Escassez mundial de água

Como só 3% da água da Terra pode ser consumida, a crise hídrica é um fato preocupante que bate em nossa porta todo dia! Conflitos mundiais têm a água como protagonista, como entre Israel e Palestina, assim como entre Egito e Sudão.

Dicas de abordagem

Mais do que questionar a consciência da população ao usar água, falar sobre a falta de acesso de parte da população, sobre a falta de manutenção que gera desperdício e sobre como o desmatamento da Floresta Amazônica afeta esse cenário também é bem importante.

Realidade carcerária

Outra possibilidade de tema da redação do Enem 2020 é a realidade carcerária em nosso país. A superlotação é só um dos problemas; ainda podemos falar da reincidência, de questões de saúde, como o vício em drogas, e da má administração.

Dicas de abordagem

Apontar possibilidades para a diminuição da reincidência, como oferecer trabalho e educação durante o tempo no presídio, é uma boa para a redação do Enem 2020. Além disso, é interessante sugerir repensar as penas para crimes menores e, no geral, encarar as penitenciárias como uma oportunidade de reintegração, não um simples armazém de pessoas.

Gostou de saber mais sobre a dica do MEC e qual pode ser o tema da redação do Enem 2020? Agora, é hora de explorar melhor cada um desses assuntos. Aproveite para testar como estão suas habilidades para a prova no Trilha do Enem, que oferece inúmeros simulados do exame de forma gratuita.

Assunto é o que não falta! Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais e discutam as abordagens e teses de cada um!

⚠ Atenção ao Cronograma do Enem 2020

📝 Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021

💻 Enem digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

Divulgação dos resultados: a partir de 29 de março de 2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.