O que é um tecido conjuntivo e como estudar?

tecido conjuntivo

Talvez você não saiba, mas a palavra Biologia tem origem grega e significa, “o estudo da vida”. Por isso, para mandar bem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem, precisamos compreender muito bem os processos que estão envolvidos em nossas vidas e em nossos corpos.

Um dos assuntos que pode ser cobrado nas provas é o tecido conjuntivo. Esse é um agrupamento de estruturas muito importante para os seres vivos, e que você não pode deixar de fora na hora de estudar Biologia para a prova do Enem, beleza?

Então, vamos lá! A seguir, falaremos sobre esse e outros tipos de tecido, além de mostrarmos algumas dicas para estudar esse tema e exemplificar o modo como a matéria cai nas provas. Boa leitura!

O que é o tecido conjuntivo?

Os tecidos são, por definição, um conjunto de células que trabalham juntas para a execução de uma determinada função. Lembrando que elas não são necessariamente unidades iguais, e sim que trabalham em equipe em prol de um trabalho comum.

O tecido conjuntivo, portanto, obedece a essa regra. Ele é composto por células que, por meio de mecanismos como a mitose e a meiose, se dividem e se diferenciam para executar funções específicas, em conjunto.

Qual é a função desse tipo de tecido no organismo?

O tecido conjuntivo tem como principal função a conexão de estruturas. Ele é utilizado para preencher lacunas celulares e estruturais, servindo também para sustentar os nossos órgãos. Além disso, também fornece nutrientes e proteção a esses sistemas.

Em resumo, suas funções são:

  • sustentação;
  • nutrição;
  • defesa (mecânica e imunológica);
  • armazenamento de lipídeos.

Quais são os principais tipos de tecido conjuntivo?

A seguir, falaremos sobre os tipos existentes de tecido conjuntivo. Confira!

Tecido conjuntivo ósseo

O tecido ósseo é o que compõe, majoritariamente, os nossos ossos. Ele é caracterizado por:

  • conter células (osteócitos, osteoclastos e osteoblastos) especializadas em sintetizar e fortalecer os ossos;
  • matriz extracelular (espécie de “recheio” que fica entre uma célula e outra) rica em cálcio;
  • presença de colágeno e fosfato.

Tecido conjuntivo adiposo

Responsável por ser uma das grandes reservas de energia do corpo humano, o tecido conjuntivo adiposo armazena quantidades de gordura em suas células, conhecidas como adipócitos. Suas características são:

  • fundamental para o isolamento térmico;
  • responsável por proteção mecânica dos órgãos;
  • fonte de energia para os humanos quando o glicogênio se encontra em pouca quantidade.

Tecido conjuntivo cartilaginoso

Mais um tecido com função de sustentação, mas dessa vez mais maleável e adaptável do que o tecido ósseo. Suas características e funções são:

  • composto por células conhecidas como condrócitos e condroblastos;
  • revestimento de articulações;
  • importante para a movimentação do corpo;
  • essencial para o crescimento de alguns ossos, sofrendo uma leve substituição com o envelhecimento do organismo.

Tecido conjuntivo sanguíneo

Pode parecer estranho, mas o nosso sangue também é um tecido conjuntivo! Suas características e funções incluem:

banner calculadora bolsa enem
  • presença de hemácias, glóbulos brancos, plaquetas e plasma;
  • fundamental para o transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo;
  • regulação de funções vitais, como a pressão osmótica.

Tecido conjuntivo hematopoiético

Mas, afinal, como o sangue é formado? Essa é a principal função do tecido conjuntivo hematopoiético, que está diretamente ligado ao sistema circulatório. Saiba mais sobre ele:

  • formador do sangue e da linfa;
  • caracterizado pela medula óssea, presente dentro de alguns ossos e fundamental para a síntese do tecido conjuntivo sanguíneo.

Tecido conjuntivo propriamente dito

Esse é o tecido conjuntivo que, nos tempos de hoje, seria conhecido como o “tecido raiz”. Ele está presente por toda a parte em nosso organismo e é responsável pelo preenchimento de espaços.

Ou seja, basicamente: onde há um espacinho, o tecido conjuntivo propriamente dito estará lá, desempenhando as mais diversas funções.

Quais são os outros tipos de tecido encontrados no organismo?

Além do tecido conjuntivo, temos também outros tipos de tecidos que podem ser vistos nos seres vivos. Vamos relembrá-los rapidinho?

Tecido epitelial

Responsável pelo revestimento externo do corpo dos organismos (pele) e também pela secreção de substâncias, a partir das glândulas anexas na região cutânea.

Tecido nervoso

Composto por células como os neurônios, responsáveis por enviar sinais a partir de regiões remotas do corpo para o centro de controle do organismo (como o cérebro). Estudá-lo é importante para entendermos o que cai em sistema nervoso no Enem!

Tecido muscular

Presente em diversas regiões do corpo, o tecido muscular é um agrupado de células com grande capacidade de se contraírem e que são, portanto, essenciais para a movimentação e a proteção dos organismos.

Como estudar esse assunto?

O estudo do tecido conjuntivo deve ser levado muito a sério! Por isso, confira agora algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo:

  • faça revisões periódicas;
  • use mapas mentais e resumos;
  • resolva muitas questões;
  • conte com a ajuda de bons professores (o Trilha do Enem é um ótimo exemplo!);
  • estude também temas complementares, como as células, a membrana plasmática e os sistemas do corpo humano.

Como esse tema é cobrado no Enem?

Para fechar, que tal vermos um exemplo de como o tecido conjuntivo pode ser cobrado na prova de Biologia do Enem? Vamos lá!

(Enem 2019) A poluição radioativa compreende mais de 200 nuclídeos, sendo que, do ponto de vista de impacto ambiental, destacam-se o césio-137 e o estrôncio-90. A maior contribuição de radionuclídeos antropogênicos no meio marinho ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960, como resultado dos testes nucleares realizados na atmosfera. O estrôncio-90 pode se acumular nos organismos vivos e em cadeias alimentares e, em razão de sua semelhança química, pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir cálcio em diversos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova, n. 21, 1998 (adaptado).

Ao entrar numa cadeia alimentar da qual o homem faz parte, em qual tecido do organismo humano o estrôncio 90 será acumulado predominantemente?

a) Cartilaginoso;

b) Sanguíneo;

c) Muscular;

d) Nervoso;

e) Ósseo.

Resposta: E

Mantenha o foco nos estudos!

E aí, gostou de saber mais sobre o tecido conjuntivo e suas características? Estudar esse tema é muito importante para as suas provas! Afinal, ele nos ajuda a compreender melhor sobre o funcionamento de nosso corpo e pode trazer respostas até mesmo para questões que não estejam diretamente relacionadas a ele.

Para saber ainda mais sobre Biologia, confira o nosso post especial com dicas para estudar Citologia para o Enem! Boa leitura e continue aprendendo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.