Como estudar citologia para o Enem?

células

Olá, caro vestibulando! O seu clique nesse post significa uma coisa: há um interesse em saber mais sobre Citologia, acertamos? Então, você veio ao lugar certo! Neste conteúdo, abordaremos os principais pontos sobre um dos temas que mais caem no Enem e outros vestibulares.

Muito presente no caderno de Ciências da Natureza — mas também podendo dar as caras em outros blocos da prova, em questões contextualizadas e de atualidades, por exemplo —, a Citologia é um dos grandes campos da Biologia e merece uma atenção especial dos que estão prestando vestibular.

E aí, tudo pronto? A seguir, vamos descobrir mais sobre esse assunto com informações sobre os tipos de células, as diferenças entre elas e muito mais. Boa leitura!

O que é citologia?

É bem provável que você já tenha escutado por aí que a palavra citologia vem da união dos termos gregos kytos e logos que, juntos, significam “estudo da célula”. Esse é, sem sombra de dúvidas, um bom modo de introduzir esse assunto e de explicar um pouco sobre os complicados nomes frequentemente vistos na Biologia.

Em síntese, a Citologia é justamente isso. É uma das grandes divisões da Biologia — que dialoga com a Genética, a Botânica e outras áreas — que se propõe estudar as estruturas microscópicas que caracterizam a vida na Terra.

O que compõe uma célula?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é preciso entendermos o que é uma célula. Elas são definidas como a unidade estrutural dos seres vivos. São microscópicas (ou seja, não podem ser vistas a olho nu) e carregam a carga genética dos indivíduos, independentemente de sua espécie.

A composição básica das células é:

  • membrana plasmática;
  • carioteca;
  • citoplasma;
  • núcleo;
  • material genético;
  • organelas citoplasmáticas.

No entanto, nem todas as células têm todas essas estruturas. Há uma divisão, por exemplo, que separa os seres entre eucariontes (com núcleo delimitado pela carioteca, a membrana que o circula) e procariontes (sem núcleo delimitado pela carioteca).

Quais são as diferenças entre células animais e vegetais?

Agora, veremos algumas das diferenças (e semelhanças) entre células de animais e de plantas. Confira:

  • definição — ambas são eucariontes;
  • parede celular — ausente nos animais, presente nos vegetais (composta por celulose);
  • energia — plantas armazenam energia na forma de amido. Os animais, como glicogênio;

Além disso, há outras diferenças importantes que devem ser notadas. Os vacúolos, por exemplo, são facilmente perceptíveis nas células vegetais. Nas animais, eles podem estar presentes, mas são pequenos.

Células vegetais também têm cloroplastos, pequenos receptores fundamentais para a fotossíntese. Os centríolos, presentes em todas as células animais, não aparecem com muita frequência nas plantas. Lisossomas também tendem a ser mais comuns entre os animais.

Fazer uma tabela com essas diferenças é uma ótima forma de fazer um resumo e uma revisão!

Como são as células bacterianas?

Todos os seres vivos são compostos por células. Alguns, mais complexos, têm milhares delas, que geram tecidos, órgãos e sistemas. Outros, mais simples, são compostos por apenas uma — são, portanto, unicelulares.

Tour pela prova do Enem

As características da célula bacteriana são:

  • apresentam material genético circular;
  • têm plasmídeos;
  • têm citoplasma;
  • apresentam ribossomos;
  • têm grânulos bacterianos de reserva;
  • têm membrana celular;
  • têm parede celular;
  • algumas podem ter cápsulas, flagelos e fímbrias, estruturas com função de proteção, locomoção e adesão.

Quais são os assuntos da citologia que mais caem no Enem?

Agora, chegou o momento de conferirmos quais são os temas sobre Citologia que mais caem na prova de Biologia no Enem. Falaremos brevemente sobre cada um deles, mas não deixe de procurar boas videoaulas para compreender o assunto com mais profundidade, ok? Vamos lá!

Mitocôndria

Quando se fala sobre organelas citoplasmáticas (estruturas com funções diversas que estão dispersas no citoplasma), a mitocôndria é, sem dúvidas, a estrela principal. A sua principal função é a geração de energia para a célula. É nela que ocorre o processo de respiração celular.

Quando se fala sobre a mitocôndria, também é interessante estudar sobre a Teoria da Endossimbiose. Essa é uma hipótese que diz que, nos primórdios da vida na Terra, essa organela e o cloroplastos eram, na verdade, seres unicelulares que foram fagocitados. Interessante, não é mesmo?

Membrana plasmática

A membrana plasmática é uma camada que recobre toda a superfície das células. Em alguns casos, como nos fungos, nas plantas e nas bactérias, ela é sobreposta pela parede celular. Isso não ocorre nos animais.

Algumas das principais características da membrana plasmática é a sua permeabilidade seletiva (na qual ela decide o que entra ou sai da célula) e a sua dupla camada fosfolipídica.

Mitose e meiose

O conteúdo de mitose e meiose é um dos mais complexos do ensino médio. Isso não quer dizer que ele seja difícil, mas, sim, que exige uma atenção redobrada por parte do estudante. De modo simplificado, esses são os processos responsáveis pela divisão das células e, consequentemente, pela replicação do material nelas contido.

A mitose está relacionada com processos como a cicatrização de machucados e o surgimento do câncer. A meiose, por sua vez, tem uma relação direta com a produção de gametas, ou seja, com a replicação de material genético.

Cromossomos

Já que estamos falando sobre material genético, nada melhor do que fechar o nosso artigo com uma dica importante de conteúdo que está sempre presente nas provas: os cromossomos.

Eles são estruturas que têm como função carregar toda a informação genética dos seres vivos. Pense neles como um longo — porém microscópico — fio de telefone repleto de genes, absurdamente enrolado (ou condensado, como é chamado na Biologia). Eles têm um papel de destaque na meiose.

Gostou de saber mais sobre a Citologia? Esse é um tema frequentemente cobrado no Enem e nos vestibulares e que merece muita atenção. Por isso, recomendamos a resolução de muitos exercícios para praticar, além da leitura de muitos textos e da visualização de boas aulas sobre o assunto.

Aliás, dê só uma olhadinha nesta aula imperdível sobre Citologia com o Prof. Kennedy Ramos, do Trilha do Enem!

Para enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre o tema e continuar estudando para a prova de Biologia, saiba, agora, o que é fotossíntese e como cai no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 71

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados