Psicologia é um curso difícil? Leia e entenda

psicologia e dificil

A saúde metal e física têm sido mais valorizadas nos últimos anos, por isso cursos dessas áreas se mostram promissores. Assim, apostar em uma profissão da saúde é um caminho inteligente para quem busca boas oportunidades no mercado. Por outro lado, existe o medo de se deparar com um curso complicado. Afinal, Psicologia é difícil? Será que é um curso exigente?

Antes de tudo, já saiba: a Psicologia é imensa e possibilita diversos caminhos. O que a faculdade ensina é apenas uma gota no oceano. No entanto, a graduação é a base, por isso é primordial a qualquer profissional.

Leia o texto e saiba mais sobre o curso de Psicologia!

O curso de Psicologia é difícil?

É comum muitos estudantes de perguntarem se Psicologia é difícil e se ela é uma boa escolha. Saiba que a Psicologia não é complicada! Mas ela exige dedicação e estudos constantes. A área cuida da saúde mental é extensa e conta com estudos da ciência. Assim, é fundamental ler bastante e ter interesse em aprender. 

Quais são as matérias estudadas no curso de Psicologia?

Provavelmente, você já ouviu falar de Freud, não é mesmo? A grade curricular de Psicologia, no entanto, é bastante ampla e vai além desse teórico. O objetivo é proporcionar ao aluno a compreensão do ser humano, a partir de uma visão abrangente. 

Ou seja, na faculdade de Psicologia, você estudará vários assuntos, mas não de maneira especializada, já que o aperfeiçoamento em um determinado tema é função da pós-graduação.

Saiba a seguir o que se estuda em Psicologia!

Psicanálise

Psicanálise é uma das abordagens que contribuíram para o nascimento da Psicologia. Freud, Breuer, Lacan, Jung e Melanie Klein são alguns nomes importantes que adicionaram conhecimentos à Psicanálise e desenvolverem conceitos importantes para a época. 

Existem várias outras abordagens dentro da Psicologia, então, caso não se identifique com a Psicanálise, não se preocupe. Porém, ela faz parte da história e é importante ter uma noção da teoria.

Análise Experimental do Comportamento

Aqui você verá uma Psicologia bastante ligada à ciência. A Análise Experimental do Comportamental é a parte prática da Análise do Comportamento e procura confirmar, por meio de estudos, todos os conceitos defendidos. 

São comuns experimentos com, por exemplo, ratos de laboratório. No entanto, há faculdades que trabalham com experimentos virtuais, sem o uso de animais reais.

Cognitiva Comportamental

Essa é outra abordagem da Psicologia que também adota métodos científicos. Usa conceitos em comum com a Análise do Comportamento, mas inclui o estudo dos pensamentos. 

Aqui, você aprenderá que nossos pensamentos influenciam emoções e comportamentos, por isso são um dos principais focos no atendimento clínico. A abordagem usa várias técnicas comprovadas para ajudar as pessoas a mudar a forma de pensar.

Psicopatologia

Depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade são algumas das diversas patologias estudadas aqui. É uma disciplina importante na área da saúde, já que entender os transtornos é a base para saber como tratá-los.

Neuropsicologia

Cérebro, neurônios, respostas emocionais, memória, atenção, tomada de decisão. Se você gosta desses temas, certamente gostará da disciplina, pois ele explica a relação entre cérebro e comportamento.

Psicologia Hospitalar

Alguns pacientes hospitalizados precisam de ajuda do profissional de Psicologia. Aqui, há vários contextos:

  • o hospital comum (em que se encontram pessoas que passam por cirurgias difíceis ou que recebem um diagnóstico angustiante);
  • o hospital psiquiátrico (em que ficam os pacientes internados com depressão, esquizofrenia etc.);
  • clínicas de reabilitação (em que estão pacientes tentando se livrar de algum tipo de dependência física).

Gestão de Pessoas

O foco da disciplina são as empresas. O estudante aprende conceitos relevantes, como motivação, clima e cultura organizacional, desenvolvimento profissional, qualidade de vida no trabalho, retenção de talentos, produtividade. 

Psicologia do Esporte

Atletas, principalmente os que têm o esporte como uma profissão, precisam de boa saúde mental. A rotina de esportistas é cheia de desafios, tem muita pressão e, constantemente, deixa todos no limite de uma exaustão emocional. Na disciplina, o estudante aprende conceitos a respeito dessa atuação. 

Como é a rotina de um estudante de Psicologia?

Bem, respondemos se Psicologia é difícil, falamos das disciplinas e contamos um pouco como é o curso de Psicologia. Mas e a rotina? Como é o dia a dia de aula?

O primeiro passo é passar em um vestibular. O portal Vestibulares é um site que pode ajudar você a estudar para a prova e garantir uma vaga.

Depois, entrando em uma faculdade, você se deparará com muita prática. Há muitas experiências, aulas de laboratório, estágios obrigatórios, pesquisas, apresentações de trabalho e discussões em grupo. Devido a isso, ainda não existe uma graduação de Psicologia EAD

Ao mesmo tempo, também existe muita teoria: é um curso que exige bastante leitura. Se você quer se dar bem na área, precisa ler livros, artigos científicos e estudos de caso.

São 10 semestres de estudos intensos, e cada matéria transmite muitos conhecimentos. Isso faz você sentir o quanto está crescendo como profissional.

Vale a pena investir na carreira em Psicologia?

É um curso promissor, pois o psicólogo é uma das profissões do futuro. Por outro lado, é uma graduação que exige muita dedicação. Afinal, será que vale a pena mesmo?

Saiba que hoje em dia dificilmente alguém se dará bem em um trabalho se não der o máximo de si e se não e atualizar constantemente. Assim, não há como fugir da necessidade de se empenhar e estudar. 

Psicologia é uma das profissões em alta — é uma área que tem crescido muito nos últimos anos e, ainda, tem se beneficiado com as transformações da tecnologia. Um exemplo disso é a possibilidade de atendimento online, que permite ao psicólogo trabalhar de casa atendendo seus pacientes.

E se a dúvida é com relação ao valor da mensalidade, saiba que é possível conseguir uma bolsa em Psicologia, para facilitar os pagamentos. 

Vamos fazer Psicologia?

Viu só? O curso é cheio de matérias interessantes e proporciona um conhecimento importante sobre o mundo e as pessoas. Assim, se você tinha dúvidas se Psicologia é difícil ou fácil, já deve ter percebido que basta ser um estudante esforçado e interessado, para se dar bem nas aulas.

Agora é com você! Escolha uma faculdade de qualidade e comece a traçar o caminho da vitória! Inscreva-se no vestibular online de uma das nossas faculdades parceiras! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.