Descubra qual a nota de corte de Medicina Veterinária

medicina veterinária nota de corte

Se você gosta de animais, tem interesse em cuidar deles e busca uma profissão com reconhecimento social, valorização e boa remuneração, a Medicina Veterinária pode ser a área certa para você! Com duração de 5 anos e ministrado na modalidade presencial, esse curso de Bacharelado oferece ótimas oportunidades profissionais aos que nele investem.

Durante a graduação em Medicina Veterinária, o aluno tem a possibilidade de explorar diversas áreas de atuação, como clínica de animais, cirurgia, vigilância sanitária, pesquisa, saúde pública, produção de animais e melhoramento genético, entre outras. Portanto, é um campo muito completo e com espaço para todos!

Mas afinal, qual é a nota de corte para Medicina Veterinária? A seguir, tiraremos todas as dúvidas sobre esse tema para que você possa se preparar da melhor forma possível para os próximos vestibulares, incluindo o Enem. Vamos lá?

O que é nota de corte?

Antes de falarmos especificamente sobre o vestibular de Medicina Veterinária, é importante entender o que é a nota de corte e como esse conceito funciona. Afinal, saber disso é fundamental para a sua preparação para as provas.

A nota de corte é uma pontuação que corta, literalmente, a lista de candidatos de um vestibular. Ela os divide em dois grupos: os que foram convocados para a matrícula e os que não foram.

Essa nota é determinada a partir do número de vagas disponíveis para o curso. Imagine que há 50 vagas para Veterinária este ano, mas que 150 candidatos fizeram a prova. A nota de corte, portanto, será a pontuação obtida pelo 50º candidato em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor.

Os 100 candidatos restantes não serão convocados para a matrícula. Lembrando que a lista pode “andar”, ou seja, outras chamadas podem acontecer caso haja desistência entre os 50 primeiros colocados. Por isso, fique sempre de olho no site das instituições e leia os editais com muita atenção.

Qual é a nota de corte de Medicina Veterinária?

A seguir, veja as notas de corte para Veterinária nos principais processos seletivos do Brasil.

Nota de corte do Sisu

Se você quer começar um curso de Veterinária pelo Enem, o Sisu é uma das opções existentes para que seu objetivo seja alcançado. Nesse programa, as vagas disponíveis são apenas para faculdades públicas, sejam elas estaduais ou federais.

Um dos pontos positivos de fazer o Sisu é que você tem a vantagem de cursar uma faculdade de maneira gratuita. O lado negativo desse processo é que há poucas vagas disponíveis e muitos candidatos concorrendo. Isso faz com que as notas de corte do Sisu sejam bem altas.

Para Medicina Veterinária, por exemplo, elas giram em torno dos 750 pontos.

Nota de corte no FIES

Se você não pode arcar com os custos de uma faculdade, mas deseja fazer um curso em uma instituição particular, o FIES pode ser a melhor solução! Essa é uma alternativa um pouco diferente de bolsa de estudo do governo. Aqui, na verdade, estamos falando de um financiamento.

O estudante que fizer parte do Novo FIES poderá começar a pagar seu curso apenas após receber o diploma. O parcelamento é feito com juros bem baixos e, durante os estudos, o aluno só paga uma pequena taxa para garantir que seu contrato seja mantido. Com esse financiamento, também é possível parcelar o restante da bolsa do Prouni, caso você só obtenha 50% da gratuidade.

Teste Vocacional Rápido
banner calculadora bolsa enem

As notas de corte de Medicina Veterinária no FIES giram em torno dos 600 pontos.

Nota de corte no Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma alternativa que concede bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em faculdades particulares do Brasil. Nesse programa, o aluno pode conseguir 50 ou 100% de gratuidade.

Diferentemente do FIES, o estudante não precisará pagar nada após a formatura. Por conta disso, a concorrência aqui tende a ser um pouquinho maior, e é preciso obedecer a uma série de requisitos para estar apto a participar desse processo, como a renda familiar para o Prouni.

As notas de corte de Medicina Veterinária no Prouni giram em torno dos 660 pontos.

Nota de corte em vestibulares de faculdades públicas

Além dessas opções, o candidato à Medicina Veterinária também pode ingressar no ensino superior fazendo os vestibulares próprios das faculdades. Isso é válido tanto para os cursos de instituições públicas quanto de particulares.

No caso das públicas, a maioria delas faz uso da nota do Enem hoje em dia. No entanto, algumas ainda têm vestibulares próprios.

Nesse caso, as notas de corte para Medicina Veterinária giram em torno dos 55 a 60 pontos (de 90 questões na prova) para a primeira fase do vestibular. Na segunda, a pontuação muda e depende de uma série de outros fatores especificados no edital.

Nota de corte em vestibulares de faculdades particulares

Por fim, há também a opção de prestar direto os vestibulares de faculdades particulares. Muitas instituições contam com essa alternativa, que é uma chance extra de conquistar a sua tão sonhada vaga para se tornar um veterinário.

Nesse caso, as instituições não costumam trabalhar com notas de corte, mas sim com notas mínimas. Você precisa obter uma determinada pontuação para ser classificado nas provas.

Além disso, em muitos casos, é possível utilizar a nota do Enem como substituta do vestibular tradicional. Caso essa seja a opção, saiba que você também estará trabalhando com a nota mínima e não com uma nota de corte.

E o melhor de tudo é que muitas faculdades particulares oferecem bolsas de estudo para Medicina Veterinária que vão além das opções oferecidas pelo Governo. Por isso, essa é uma ótima chance para você!

Faça parte da próxima geração de veterinários!

Agora que você já sabe como funciona a nota de corte para Medicina Veterinária, não perca mais tempo! Comece a se preparar para as provas e explore todas as suas alternativas para fazer parte da próxima turma de calouros desse curso!

Por isso, que tal se inscrever no vestibular online de Medicina Veterinária? Assim, você aumenta as suas chances de ingressar em um curso superior já no próximo semestre e começar a trilhar a sua carreira o quanto antes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.