Como conseguir desconto em Medicina pelo Enem?

A graduação em Medicina é uma das mais procuradas pelos estudantes no Brasil. A concorrência se deve a vários motivos, como grandes possibilidades de carreira na área, boas chances de conseguir emprego e altos salários.

Por outro lado, sabemos que muitos alunos dependem da bolsa em Medicina, já que nem sempre é possível cobrir as mensalidades da faculdade. Se esse for o seu caso, você já deve ter se perguntado algumas vezes o que fazer para entrar em Medicina com desconto pelo Enem, não é?

Pensando nisso e buscando tirar algumas dúvidas comuns, preparamos para você um conteúdo incrível com dicas para conseguir um bom abono nas mensalidades. Não deixe de conferir!

Faça a prova do Enem e conquiste uma boa nota

A primeira dica para conseguir entrar em Medicina com desconto pelo Enem é se preparar ao máximo para o exame e conseguir um bom desempenho na prova. Como você já deve saber, essa avaliação conta muito na hora de conseguir bolsa em Medicina e ter acesso aos programas do Governo e outras iniciativas.

Por isso, se concentre nos estudos e utilize as ferramentas online ao seu favor. No site Trilha do Enem, por exemplo, você consegue avaliar o seu nível de conhecimento e fazer simulados do Enem gratuitamente. Não é demais?

Considere um desconto por meio do Prouni

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas ao aluno que fez ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista, não tem diploma e obteve mais que 450 pontos de média no Enem sem zerar a redação.

Por meio do Prouni, você consegue bolsas integrais (100%) ou parciais (50%). No primeiro caso, é preciso comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto para a parcial é de 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, para ser selecionado para a vaga é preciso alcançar a nota de corte da faculdade que você quer entrar. Essa média gira em torno de 763,04 pontos, mas você pode encontrar unidades menos concorridas. Na faculdade Pitágoras, por exemplo, a nota de corte do Prouni para Medicina em 2019 foi 676,22, enquanto na Uniderp, a média foi 742,8 em 2018.

Tour pela prova do Enem

Faça vestibular privado e tente desconto na faculdade

Por mais que você se dedique para o Enem, é sempre bom ter um segundo plano para aumentar as chances, não é? Por isso, além de tentar o Prouni para faculdade de Medicina, não deixe de prestar o vestibular nas instituições privadas e verificar as bolsas concedidas pelas próprias faculdades.

Muitas delas têm programas excelentes que ajudam na hora de pagar a mensalidade. Um deles é o Amigo Vale-Prêmio, no qual para cada amigo indicado que se matricula, você recebe vantagens.

Você ainda pode recorrer à Bolsa Incentivo, destinada ao aluno que não tem condições de pagar a mensalidade, ou ao Financiamento Creditas que, em parceria com a faculdade, concede empréstimo a juro acessível.

Considere também um financiamento

Como vimos, há boas chances de conseguir desconto em Medicina com a nota do Enem, além de abonos pelas próprias faculdades a partir da média alcançada. Por outro lado, é importante sempre ter em mente outras opções para conseguir o seu diploma.

Sendo assim, também considere os financiamentos. Lembre-se de que eles não são a mesma coisa que os descontos, mas, ainda assim, podem ajudar muito! No FIES para Medicina, por exemplo, o programa de financiamento do Governo permite parcelar as mensalidades, parcial ou integralmente, e pagar o restante só depois de formado. Essa é uma opção que também utiliza a nota do Enem.

Conquiste o seu objetivo!

Conseguir a bolsa pelo Enem em Medicina é uma grande oportunidade para concluir a faculdade sem prejudicar o orçamento. Há várias opções que vale tentar, como o Prouni e demais bolsas da própria faculdade. O importante é ficar de olho em todas as possibilidades para conseguir desconto em Medicina pelo Enem, tendo em vista a grande concorrência.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você terá todo suporte para alcançar seus objetivos e conseguir um bom desconto na mensalidade de Medicina, além de ter acesso a um sistema de ensino interativo que prepara para o mercado de trabalho e suporte personalizado em todas as fases de formação.

Então, inscreva-se para o vestibular de Medicina e conquiste o tão sonhado diploma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados